Abrir um negócio é desgastante e complexo, por isso, pensar no sistema de franquias como uma oportunidade pode ser o melhor caminho, principalmente por ser um modelo de negócio que acumula inúmeros benefícios, dentre eles, o suporte ao franqueado, que é um grande diferencial para que o empreendedor tenha sucesso em sua jornada.

No Brasil o empreendedorismo bateu recordes em 2021, segundo o Boletim do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, que aponta que o país registrou o maior número de abertura de negócios em um período de quatro meses – foram abertos 1,4 milhão de novos CNPJs somente no segundo quadrimestre do ano passado. Um acréscimo de 1,9% em relação aos primeiros quatro meses de 2021.

Paralelo a isso, o setor de franquias continua acumulando bons números. O faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021, um crescimento nominal de 10,7%, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O balanço mostra que o faturamento de 2021 chegou próximo ao patamar registrado em 2019, período pré-pandemia, que foi de R$ 186,755 bilhões.
 

Como funciona uma franquia?
 

É um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecido pelo proprietário de uma marca, que é chamado de franqueador, para um investidor, que é chamado de franqueado. Com isso, é possível replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem sucedido no mercado.

Pode se tornar franquia uma marca, um serviço, um produto ou até um conceito. Todos têm como característica a padronização de processos e de produtos.

Para o franqueador, existe uma parcela do faturamento de todas as unidades que ele recebe que chamamos de royalties. Em troca, ele oferece o suporte ao franqueado e orientação contínua para que ele comece o seu negócio com respaldo, facilitando o crescimento da rede como um todo, afinal, todos ganham.

Esse modelo de negócio é respaldado pela Lei de Franquias, promulgada em 1994. Dentre as exigências está a de que o franqueador seja transparente com os possíveis franqueadores, além de impor a obrigação de suporte ao franqueado e transferência do conhecimento.

A lei também exige que os investidores sejam informados sobre obrigações, riscos e fornecimento de suporte, além de questões que envolvem o funcionamento do negócio.
 

Modelo de negócio estruturado
 

Além de ser um mercado em franco crescimento, apostar em uma franquia também é colocar o seu investimento em um negócio estruturado. Segundo o presidente da ABF, André Friedheim, em um período de 10 anos, 75% dos negócios independentes fecham, no entanto em franquias, esse número cai para 10%. Mas por que?

Porque ao optar por uma franquia, o investidor já tem um modelo de negócio estruturado e de sucesso. No caso de uma franquia de farmácia, o processo burocrático que é bastante complexo já vem pronto, afinal, o plano de negócio já existe e está em pleno funcionamento.

Além do plano, toda a estrutura de uma farmácia é disponibilizada pela franqueadora que ainda entrega serviços de suporte ao franqueado nas áreas de marketing, consultoria, suporte de compras, vendas e gestão. Dessa forma, o empresário dá andamento em um negócio que já funciona, diminuindo os riscos de prejuízo financeiro.
 

A importância de a franquia fornecer suporte ao franqueado
 

Ao investir em uma franquia, o empreendedor entra para um negócio que já está consolidado e reconhecido no mercado. Para alcançar esse sucesso, é importante que a franqueadora dê todo o suporte ao franqueado que seja necessário ao longo do trajeto, afinal, não basta apenas abrir uma franquia se o serviço não atender às expectativas dos clientes.

Além disso, um dos pontos principais desse modelo de negócio é a padronização, ou seja, uma rede de franquias só é real a partir desses padrões. Portanto, para atender a esse requisito é preciso muito treinamento, apoio e suporte ao franqueado, já que a detentora do modelo de negócio estipula os formatos a serem considerados pelas unidades.

Dessa forma, fica claro que o suporte ao franqueado é essencial, já que contribui para manter a qualidade do negócio, bem como orienta empresários sem experiência a trilhar o sucesso. Quando esses pontos são praticados, a franquia se destaca, oferece um bom atendimento e sai na frente dos concorrentes.
 

Tipos de suporte
 

O suporte ao franqueado varia conforme o tipo de negócio. Há modelos de franquia que são restritos apenas aos manuais, enquanto outros demandam de treinamentos, visitas e reuniões entre franqueado e franqueadora.

Além disso, o suporte ao franqueado pode disponibilizar:

  • Colaboradores para acompanharem a nova unidade nos primeiros momentos donegócio;
  • Universidadecorporativa– estrutura interna que oferece capacitaçãoe reciclagem continuadas;
  • Consultoria de campo para franquias que possuem ponto comercial.

Portanto, o suporte ao franqueado varia conforme o tipo de negócio, e cabe ao empreendedor avaliar com a franqueadora, além de buscar informações sobre os modelos de franquia no mercado. Geralmente o suporte ao franqueado é disponibilizado na COF (Circular de Oferta de Franquia).
 

Por que investir em uma franquia da FarMelhor?
 

Antes de tudo você precisa saber que a Rede de Drogarias FarMelhor é administrada por proprietários de drogarias que têm conhecimento em franquia e vivenciam o varejo farmacêutico no dia a dia.

Dito isso, a FarMelhor oferece um plano de negócio estruturado com suporte ao franqueado em todas as etapas da sua drogaria, como:

Equipe de implantação – Orientará nos diversos processos até a inauguração da loja, desde análise de escolha do ponto até o evento de inauguração

Equipe de arquitetura – O franqueado conta com uma equipe de arquitetos que é responsável pelo atendimento das demandas relacionadas a arquitetura e atividades afins para lojas da franquia em reforma ou em construção

Equipe de lojas – Aqui o atendimento é feito após a inauguração, com foco em apoiar o fraqueado para alcançar bons resultados com a franquia, com acompanhamento dos diversos pontos envolvidos na gestão.

Equipe comercial – São de responsabilidade e condução da equipe comercial as negociações com indústrias de medicamentos e perfumaria, distribuidores, abastecimento, gestão dos produtos de marca-própria, gestão dos processos de elaboração de folheto de ofertas, entre outros.

Equipe de marketing – A equipe de marketing fica responsável pelo calendário promocional, bem como desenvolvimento de campanhas, eventos, artes, gestão de mídias sociais da rede e de outros canais de comunicação, além de oferecer orientações sobre como desenvolver campanhas regionais.

Equipe de informações – O franqueado conta com um departamento responsável pela análise e relatórios de dados do mercado e da rede, gestão de produtos, serviços e parcerias estratégicas da rede.

Antes de investir, é importante também optar por uma franqueadora que seja bem estruturada e possua um número expressivo de unidades abertas, já que isso demonstra experiência e qualidade do negócio. A FarMelhor, por exemplo, tem atualmente mais de 400 unidades espalhadas pelo país.

Saiba mais sobre as vantagens de ser um franqueado da FarMelhor.

Gostou do artigo? Acesse este link e saiba mais sobre os benefícios de ser um franqueado da FarMelhor, uma rede de farmácias espalhadas em 12 estados do Brasil.