Mesmo com a pandemia, o fechamento dos comércios e as medidas de isolamento social que permaneceram em 2021, houveram setores em alta em 2021. Estes segmentos registraram crescimento e mostraram que, mesmo em períodos de instabilidade, ainda é possível empreender – desde que se tenha muita pesquisa e precaução, escolhendo negócios com menos riscos.

Mas quais foram os negócios que estiveram em alta no ano anterior e no que investir em 2022? É o que vamos abordar nesse artigo!

Uma reportagem da Agência Brasil mostra que, em 2021, o setor de serviçosampliou o distanciamento com relação ao nível pré-pandemia e ficou 6,6% acima do registrado em fevereiro de 2020. Além disso, atingiu o maior patamar desde agosto de 2015.

Os destaques para o resultado de 2021 foram transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com avanço de 15,1%; e também o setor de informação e comunicação, que cresceu 9,4%. As duas atividades superaram as quedas de 7,6% e 1,6%, respectivamente, em 2020.

Outro segmento que também merece muito destaque em 2021 é o setor de farmácias. Em 2021, de acordo com a Abrafarma e levando em consideração as redes que integram a associação, houve um incremento de 17,39% em relação ao mesmo período de 2020, com faturamento superior a 49,6 bilhões de reais no acumulado de janeiro a setembro de 2021.

Os medicamentos responderam por 68% do volume comercializado e somaram um faturamento de 33,9 bilhões de reais, número 17,84% maior do que o coletado de janeiro a setembro de 2020. A maior alta percentual foi a dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs), de 23,81%, chegando a 9,6 bilhões de reais.

O delivery e o e-commerce, também tendências que surgiram na pandemia, se fortificaram e agora se estabeleceram entre os consumidores, também auxiliaram nos números, se aproximando dos 2 bilhões de reais de receita. Já os chamados não medicamentos, que contemplam itens de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria, geraram 15,6 bilhões de reais, com um avanço de 16,44% em relação ao período anterior.

Outros setores em alta no ano anterior incluíram transportes (muito pela necessidade de logística de distribuição e entrega impostas pela cultura do consumo em casa) agronegócio (especialmente a exportação, em um cenário de alta do dólar) e educação, por meio do ensino remoto e a modalidade EAD.
 

E em 2022?
 

Agronegócio, saúde, alimentação, pets, e-commerce serviços estarão em alta.

Franquias também são uma tendência para o ano, principalmente quando envolve algumas das áreas em crescimento.

Quer um exemplo? Franquias de farmácia. Somente em 2020, durante a pandemia do coronavírus, o volume movimentado pelo setor foi de R$ 113,02 bilhões. Somente de janeiro a outubro de 2020, o setor cresceu 13,6%, segundo dados da IQVIA.

Esses negócios sempre figuram nos rankings de investimentos em alta por fazerem parte de um mercado bastante sólido.

Além disso, o Brasil ocupa a sexta posição do mercado farmacêutico no mundo, segundo relatório da IQVIA, consultoria especializada no setor. A tendência é que em 2023 suba mais uma posição no ranking, movimentando cerca de R$ 175 bilhões.

Leia mais em “Os melhores segmentos para investir em 2022“.
 

FarMelhor
 

Um exemplo de franquia de sucesso é a FarMelhor.

Criada em 2012, a FarMelhor conta hoje com 430 unidades espalhadas por 220 municípios, 25 estados e Distrito Federal. Possui Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) por 6 anos consecutivos e reconhecimento como uma das melhores franquias para se investir pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN).

Um dos diferenciais da FarMelhor é estar presente em regiões do bairro, isso faz com que a marca seja uma melhor opção para transeuntes e moradores de áreas afastadas dos centros, lugares que costumam comportar uma maior variedades de drogarias e farmácias.

Além disso, a FarMelhor acaba se destacando para o consumidor, pois o franqueado conta com uma estrutura de suporte, padronização, fornecedores e economia em escala, o que permite uma flexibilidade maior nos preços praticados.

Ao investir em um negócio como a Farmelhor, você não precisa passar por todo o processo burocrático e complicado de abrir um estabelecimento do zero, uma vez que você investe em um negócio já planejado e estruturado.

Trata-se de começar um negócio com uma marca já conhecida e consolidada no mercado. Com isso, o franqueado tem a possibilidade de aproveitar as vantagens competitivas da sua franquia, uma vez que os produtos ou serviços já foram testados e, muitas vezes, já são conhecidos pelos consumidores da sua região.

Se você procura um negócio com previsão de crescimento em 2022 e nos próximos anos, o setor farmacêutico certamente é uma opção. Como foi possível notar, os crescimentos ocorrem mesmo em períodos de instabilidade – afinal, trata-se de um negócio essencial e não supérfluo. As pessoas precisam e buscam cada vez mais cuidados com a saúde.

Além disso, há cada vez mais um aumento das doenças crônicas, além do aumento da expectativa de vida do brasileiro.

Paralelo a isso, as drogarias tem sofrido mudanças ao longo dos anos, tais como a possibilidade de expansão do portfólio de produtos para artigos de higiene, perfumaria, cosméticos e produtos de conveniência, além da ampliação da atuação dos farmacêuticos, o que, inclusive, já viabilizou o surgimento de megastores, com faturamentos mensais expressivos.

Portanto, fica claro que o retorno é certo quando o empreendedor opta por um modelo de franquia de drogaria.

Gostou do artigo? Acesse este linke saiba mais sobre os benefícios de ser um franqueado da FarMelhor.