Empreender demanda múltiplos conhecimentos, disciplina e tempo – especialmente para aqueles que estão iniciando a sua jornada e ainda contam com pouco ou nenhum conhecimento sobre a gestão eficiente de um negócio.  

É preciso ter tudo muito bem mapeado, produzindo de forma detalhada o plano de negócios. Ninguém quer ver seu negócio dando errado, especialmente em momentos de maior estabilidade econômica. É preciso ser assertivo, é preciso fazer dar certo.

Para isso, um dos melhores modelos de negócio são as franquias. Trata-se de um modelo já validado e comprovado, amplamente estudado e otimizado, o que traduz maior segurança e chances de sucesso ao empreendedor.

Por que investir em uma franquia?

Esse tipo de negócio conta com um prazo de retorno mais palpável, no sentido de que a franquia passa ao franqueador uma média de data para o retorno dos seus investimentos ao analisar os dados das outras redes da franquia.  

Como já dito, trata-se de operar uma marca já reconhecida, não sendo necessário começar absolutamente tudo do zero. Informações sobre perfis dos clientes, estratégias frente aos concorrentes, custo de instalação, escolha do ponto e uma série de dados valiosos para o bom funcionamento do negócio já existem e são totalmente disponibilizados para o franqueado.

A autonomia não é total, como em um negócio 100% próprio, mas o franqueado sempre pode contar com a franquia quando necessitar de orientação. Treinamentos também são oferecidos, em especial na abertura do negócio, o que é essencial para empreendedores com menos experiência.

Mas o franqueado não é totalmente dependente e possui autonomia jurídica e financeira em relação ao franqueador, sendo responsável individualmente pelas operações da empresa.

Sendo assim, as vantagens são:

Segurança

Afinal, é um tipo de negócio que já obteve sucesso em outras unidades, em especial se for uma franquia maior e com um grande número de franqueados. Redes de franquias são opções muito vantajosas para empreendedores dos mais variados perfis, pois abrangem todos os segmentos de mercado – e tudo isso com a segurança desejada por investidores com perfil de buscar menos riscos.

Suporte sempre que necessário

As franquias oferecem com treinamentos e tudo o que for necessário para que o franqueado adquira o know-how para seguir com o negócio e realizar a melhor gestão da unidade – sempre seguindo os padrões de qualidade exigidos pela matriz. A FarMelhor, por exemplo, oferece tudo isso, com condições diferenciadas e acesso a ampla rede de fornecedor, suporte na escolha do posto, suporte na adequação do estoque com informações de mercado, dentre outras facilidades.

Facilidade e possibilidade de financiamento com bancos

Existem inúmeras linhas de crédito e financiamento para empreendedores que pretendem investir em uma franquia. Há opções desde a Caixa Federal, até o Bradesco e BNDES. Com isso, torna-se muito mais possível o investimento em uma franquia, para empreendedores de todos os perfis financeiros.

Plano de negócios já pronto

A elaboração de um plano de negócios é algo que requer muito tempo, pesquisa e conhecimento. É um documento que não é simples de ser feito, já que reúne todas as informações essenciais para a abertura de um negócio que seja promissor.

Ao optar pela franquia, o empreendedor conta com esse documento já pronto e elaborado, o que garante menor risco financeiro e maior facilidade para gerir o negócio.

Maior garantia de mercado

O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no mercado. Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes. O franqueador também possui informações relevantes com relação ao processo de melhor produzir e/ou vender e às estratégias de seus concorrentes.

Melhor planejamento dos custos de instalação

A franquia fornece todo o projeto arquitetônico e plantas de engenharia de construção para a execução da  obra. Com isso, ao ter como base os custos da unidade-padrão, o franqueado consegue ter mais clareza sobre os custos da obra e instalação. Obras costumam, em um geral, serem de difícil previsão – muitas vezes há gastos inesperados. Mas, nesse modelo, fica muito mais fácil se ter uma ideia do que precisará investir, sem grandes surpresas.

Economia em ações de publicidade

Os custos de publicidade, propaganda e marketing são rateados entre todos os franqueados, o que faz com que os custos sejam bem menores do que seriam em um negócio próprio. Com isso, é possível alcançar o público-alvo com um investimento menor.

Independência jurídica e financeira

Como já citamos acima, apesar de não ser um negócio totalmente próprio, o franqueado conta com independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. Isso inclui sua própria razão social e operações financeiras sob responsabilidade individual da unidade de franquia.

Se interessou pelo modelo de franquia? Conheça mais sobre a FarMelhor, franquia de farmácia presente em vários municípios, com mais de 260 unidades.

Além de todas as facilidades, ao investir em uma farmácia, as chances de crescimento ano após ano são imensas, já que o setor farmacêutico cresce mesmo em momentos de crise. Com o envelhecimento da população, farmácias tornam-se ainda mais essenciais.

Converse com um consultor e saiba mais!