Embora a economia esteja se recuperando após os dois anos de pandemia, com o aquecimento de alguns setores e a previsão do crescimento do PIB a níveis pré-pandemia, ainda é preciso ter cautela e saber onde investir para não se arriscar em um negócio que não promete muitos ganhos.

Por isso, é primordial estar por dentro das tendências do mercado, entendendo suas dinâmicas neste ano em que, apesar do retorno das atividades econômicas de diversos setores, há inflação e juros em alta, a guerra na Ucrânia (que impacta a economia brasileira), além das eleições presidenciais.

Entretanto, como sempre, as dificuldades podem trazer boas oportunidades – especialmente se você souber onde investir e por qual o modelo de negócio optar.
 

Agronegócio
 

O setor é um dos que devem sustentar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No entanto, o setor tem sofrido com a alta de insumos como fertilizantes e defensivos, especialmente com a guerra na Ucrânia.

Nesse sentido, uma oportunidade de negócio é a utilização de tecnologia para otimizar o campo, com o intuito de auxiliar nos ganhos de produtividade e auxiliar o setor como um todo.
 

Saúde
 

Esse é um setor que definitivamente não deve ficar de fora. Desde o início da pandemia, é uma área que está ainda mais em evidência. Há destaques para telemedicina, startups de saúde e negócios nichados com foco em gênero ou idade, como a saúde da mulher e a saúde da terceira idade.
 

Pets
 

Os pets já fazem parte da família de milhões de brasileiros, é inegável. Durante a pandemia, as pessoas viram ainda mais a importância da presença dos animais de estimação durante suas rotinas em casa.

Para além das grandes varejistas já consolidadas, o segmento de animais de estimação ainda tem espaço para quem quer montar um negócio como pet shops, alojamentos e treinamento de pets.
 

Serviços: aulas, marketing e bem-estar
 

Hoje em dia, por meio da Internet, o setor de serviços está em alta. Neste segmento há oportunidades que permitem que o empreendedor trabalhe de casa e “venda” o conhecimento que já possui.

Há nichos em potencial que incluem consultoria de marketing digital, produção de conteúdo para blogs e sites, aulas particulares para crianças e adolescentes e serviços de beleza e bem-estar, dentre muitos outros!
 

Alimentos
 

Outro segmento em alta é o de produtos saudáveis. Entre as startups do setor, tem ganhado força o mercado de proteínas alternativas, que atendem o mercado crescente de consumidores veganos.

Comidas integrais, saudáveis e artesanais também são algumas das tendências que foram potencializadas em meio à pandemia.

E, é claro, não poderíamos deixar de citar o delivery, de extrema importância para o setor alimentício.
 

E-commerce
 

O boom no comércio digital é extremamente perceptível. Sem a possibilidade de compras presenciais durante os períodos de fechamento dos comércios, os negócios precisaram se reiventar ou investir ainda mais no online. 

Dessa forma, quem quer vender produtos deve apostar em bens essenciais, como de saúde e alimentos.

Nesse sentido, mesmo as marcas de varejo nativas digitais estão apostando em espaços físicos para melhorar o relacionamento e fidelizar clientes. A estratégia da vez no varejo é unir diferentes canais de compra — site, redes sociais e lojas físicas — criando a omnicanalidade.

Para a criação de startups nesse setor, a oportunidade está no B2B (business-to-business), com a criação de serviços que auxiliam os varejistas a vender online.
 

Franquias
 

Para quem quer um investir em um negócio já formatado, as franquias continuam sendo uma ótima opção.

A principal vantagem desse modelo de negócio é que não é preciso passar por todo o processo burocrático e complicado de começar um negócio do zero, uma vez que a franquia já tem um plano de negócio estruturado e está em pleno andamento.

Trata-se de começar um negócio com uma marca já conhecida e consolidada no mercado. Com isso, o franqueado tem a possibilidade de aproveitar as vantagens competitivas da sua franquia, uma vez que os produtos ou serviços já foram testados e, muitas vezes, já são conhecidos pelos consumidores da sua região.

Nese sentido, a franqueadora fornece serviços como marketing, consultoria, suporte de compras e vendas, fornecedores e gestão, além de produtos e parcerias exclusivas, como um cartão de crédito private label e programas de fidelização, por exemplo.
 

Farmácias e drogarias
 

Esse é outro segmento em alta crescente, mesmo em períodos de instabilidade. Somente em 2020, durante a pandemia do coronavírus, o volume movimentado pelo setor foi de R$ 113,02 bilhões. De janeiro a outubro de 2020, o setor cresceu 13,6%, segundo dados da IQVIA.

Já em 2021, o faturamento do varejo farmacêutico aumentou para R$ 152,1 bilhões, o que representou um crescimento de 10,8% em relação ao ano de 2020. Para 2022, as previsões continuam bastante positivas, como pontua Edison Tamascia, presidente da Febrafar (Febrafar Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias):

“O varejo farmacêutico tem grandes perspectivas de crescimento em função de fatores variados, como o envelhecimento da população e a chegada de cada vez mais opções de produtos no mercado. Contudo, acredito que para 2022 a digitalização se intensificará, sendo uma necessidade para as farmácias. Devemos pensar nessa digitalização como um movimento que leva em conta a farmácia em 360°, é preciso que se tenha a tecnologia atuando em todas as áreas possíveis”

Esses negócios empre figuram nos rankings de investimentos em alta por fazerem parte de um mercado bastante sólido.

Além disso, o Brasil ocupa a sexta posição do mercado farmacêutico do mundo, segundo relatório da IQVIA, consultoria especializada no setor. A tendência é que em 2023 suba mais uma posição no ranking, movimentando cerca de R$ 175 bilhões.
 

Por que investir em uma franquia de farmácia?
 

Com a pandemia, notamos uma tendência mundial de longevidade e aumento da preocupação com o próprio corpo, alimentação e uma vida mais saudável.

Na outra ponta, o aumento das doenças crônicas também tem contribuído para que o mercado de farmácias permaneça como opção de negócios em alta. Medicamentos para controlar a diabetes, a hipertensão, doenças psíquicase outras patologias têm se tornado ainda mais essenciais nos cuidados com a saúde.

Paralelo a isso, as drogarias tem sofrido mudanças ao longo dos anos, tais como a possibilidade de expansão do portfólio de produtos para artigos de higiene, perfumaria, cosméticos e produtos de conveniência, além da ampliação da atuação dos farmacêuticos, o que, inclusive, já viabilizou o surgimento de megastores, com faturamentos mensais expressivos.

Outro ponto é que o brasileiro está vivendo mais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa média de vida para quem nasceu em 2020 é de 76,7 anos, portanto, empreender em um ramo que atenda a essa realidade faz toda a diferença, como o caso do mercado farmacêutico. Afinal,  quanto mais as pessoas envelhecem, mais elas precisarão de medicamentos.
 

Vantagens de investir na FarMelhor
 

Se interessou em investir em uma franquia de farmácia? Então conte conosco!

A FarMelhor oferece um plano de negócio estruturado, com suporte em todas as etapas da sua drogaria, como:

– equipe de implantação;

– equipe de arquitetura;

– equipe de lojas;

– equipe comercial;

– equipe de marketing;

– equipe de informações;

– equipe administrativa;

– orientações diversas.

Portanto, fica claro que o retorno é certo quando o empreendedor opta por um modelo de franquia de drogaria. Vale lembrar que boa parte das obrigatoriedades e toda a burocracia para a abertura se tornam menos complexas, uma vez que as franqueadoras oferecem treinamento e orientação durante toda a operação.

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