As drogarias sempre figuram nos rankings de negócios em alta por fazerem parte de um mercado bastante sólido e imune às crises. No Brasil, o ramo farmacêutico também segue essa tendência de modelo de negócio seguro e com projeções de crescimento, mesmo em períodos de recessão econômica.

O país ocupa a sexta posição do mercado farmacêutico do mundo, segundo relatório da IQVIA, consultoria especializada no setor. A tendência é que em 2023 suba mais uma posição no ranking, movimentando cerca de R$ 175 bilhões.
 

Negócios em alta se mantiveram no período de crise
 

Dentre os negócios em alta que conseguiram passar pela crise causada pela Covid-19, está o segmento de saúde e bem-estar. Mesmo durante o período de distanciamento social mais rígido, as farmácias e drogarias estiveram em pleno funcionamento.   

A Covid-19, doença causada pelo coronavírus, como qualquer outra enfermidade, dá às drogarias a oportunidade de lucro, na contramão da paralisação de mercados e outros setores da economia que perderam praticamente todo o seu faturamento.

Depois da chegada do vírus, a indústria farmacêutica continuou atuando como serviço essencial, já que as pessoas precisavam se medicar ainda mais devido à situação pandêmica. Além disso, as farmácias também prestaram um apoio ao oferecer os medicamentos necessários para o tratamento de sintomas da Covid-19, assim como os testes rápidos.

Só para se ter uma ideia, em 2020, o mercado de varejo farmacêutico registrou crescimento de 15,6% no faturamento se comparado com o ano anterior, chegando a R$ 139,37 bilhões contra R$ 120,54 bilhões em 2019. Os dados são da IQVIA.
 

Prosperando em um mundo pós-pandemia
 

Atualmente, os negócios em alta são aqueles capazes de se adaptar ao “novo normal” e prosperar em um mundo pós-pandemia. Mais uma vez, o segmento de saúde e bem-estar aparece como boa opção para quem quer empreender, ainda mais quando se considera uma tendência mundial de longevidade e aumento da preocupação com o próprio corpo, alimentação e uma vida mais saudável.

Na outra ponta, o aumento das doenças crônicas também tem contribuído para que o mercado de farmácias permaneça como opções de negócios em alta. Medicamentos para controlar a diabetes, a hipertensão e outras patologias têm se tornado ainda mais essenciais nos cuidados com a saúde. No Brasil, por exemplo, eles representam a maior fatia de gastos, sendo responsáveis por 42% do consumo das famílias.

Paralelo a isso, as drogarias tem sofrido mudanças ao longo dos anos tais como a possibilidade de expansão do portfólio de produtos para artigos de higiene, perfumaria, cosméticos e produtos de conveniência, além da ampliação da atuação dos farmacêuticos, o que, inclusive, já viabilizou o surgimento de megastores, com faturamentos mensais expressivos.
 

Brasileiro está vivendo mais
 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa média de vida para quem nasceu em 2020 é de 76,7 anos, portanto, empreender em um ramo que atenda a essa realidade faz toda a diferença, como o caso do mercado farmacêutico, colocando-o na lista de negócios em alta, afinal, quanto mais as pessoas envelhecem, mais elas precisarão de medicamentos.

São mais de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil, o que representa 13% de toda a população do país. Esse público é um importante nicho para a indústria farmacêutica, por ter se mostrado ativo, empoderado e responsável pela subsistência do lar.

Além disso, de acordo com o IBGE, as pessoas têm se cuidado mais contra as doenças causadas pelo homem nas últimas décadas. Essas patologias são resultantes do consumo excessivo de álcool, tabagismo e de uma vida sendentária sem atividades físicas e alimentação ruim.
 

Ramo farmacêutico oferece variedades nos modelos de negócios
 

Além de ser um setor que cresce mesmo em períodos de recessões econômicas, como já falamos muito por aqui, o setor farmacêutico no Brasil oferece uma variedade de modelos de negócios para quem quer começar a empreender.

Pode ser em grandes redes de drogarias, redes associativistas, manipulação, em farmácias independentes, em franquias e até em estabelecimentos cujo foco é a venda online.

A franquia é uma excelente opção para quem quer começar a empreender no ramo, por oferecer um plano de negócio em andamento, com uma marca que já possui credibilidade e confiança no mercado, além de disponibilizar toda estrutura e serviços de marketing, consultoria e suporte de compras, vendas e gestão.

Quer saber mais sobre os benefícios em ter uma franquia de drogaria? Então leia este artigo: “Benefícios de adquirir uma franquia de drogaria”.

Gostou do artigo? Acesse este link e saiba mais sobre os benefícios de ser um franqueado da FarMelhor, uma rede de drogarias espalhadas em 26 estados do Brasil.