A escolha de um modelo de negócio é uma das estratégias essenciais para a elaboração de um plano de negócio. Ou seja: se você está pensando em empreender ou em busca de um novo investimento, é primordial entender sobre o assunto e escolher um modelo para o seu negócio.

Mas afinal, o que é um modelo de negócio?

De acordo com o criador do método Canvas, o suíço Alex Osterwalder, o modelo de negócio “descreve a lógica de criaçãoentrega e captura de valor por parte de uma organização”. Basicamente, o modelo de negócio é a descrição de como uma empresa funciona.

E o que significa cada um desses conceitos abordados pelo criador do método Canvas?

• A lógica de criação é como você atende e gera valor a um cliente. Tem a ver com o produto em si;

• A entrega é como esse valor chega ao cliente. Tem a ver com logística, marketing, atendimento, dentre outros;

• A captura de valor é como se ganha dinheiro com o seu produto. O seu produto só faz sentido quando se gera valor e você captura parte dele.

MétodoCanvas

método Canvas é baseado em uma tabela que facilita a visualização dos pontos fundamentais de um plano de negócios.

Por meio do preenchimento de cada bloco, os empreendedores podem refletir cada função e processo da sua empresa. Com esses dados, é possível descobrir o que é necessário fazer para conquistar clientes e gerar resultados positivos.

É um método simples e de rápida implementação, sendo necessário responder 9 blocos. São eles:

Segmento de clientes

Quem é seu cliente?

Oferta ou proposta de valor

Quais as vantagens do seu serviço/produto?

Canais

Quais são os canais de comunicação, vendas e distribuição do seu negócio?

Relacionamento com os clientes

Como interagir com os seus clientes?

Recursos-chave

O que a sua empresa ou negócio precisa para funcionar, quais os recursos primordiais?

Atividade-chave

Quais são as atividades vitais para o funcionamento da sua empresa?

Parcerias-chave

Quais são os fornecedores do seu negócio?

Estrutura de custos

Quais são os principais custos para manter sua empresa funcionando?

Fontes de receita

De onde virá a sua receita?

FarMelhor

De onde virá sua receita?

Por que escolher um modelo de negócio?

Após responder as perguntas acima e descobrir como o seu negócio gera e captura valor, é possível descobrir o melhor modelo de negócio que se aplica ao seu caso.

Saber qual será o modelo do seu negócio traz alguns pontos positivos, como ter mais clareza em questões como o negócio fará dinheiro, como será o funcionamento da empresa, bem como ter uma espécie de guia para momentos em que as coisas saírem um pouco do planejado.

Existem uma série de modelos de negócio atualmente, que podem e devem ser utilizados como exemplo para o seu negócio. Você pode criar um modelo novo e único, mas a vantagem de seguir os que já são consolidados é que você pode se basear no know-how de outras empresas para auxiliar no crescimento da sua.

Principais modelos de negócio

Market Places

marketplace é uma plataforma, mediada por uma empresa, em que vários fornecedores, com diferentes produtos, se inscrevem para realizar suas vendas.

Assim, o consumidor pode comprar em mais de uma loja, dentro da mesma plataforma, pagando todos os itens juntos. Um grande exemplo é a gigante americana Amazon. No Brasil,

Assinatura

Um outro tipo de modelo é a assinatura. O seu funcionamento é simples: por meio de uma taxa, geralmente mensal, a empresa fornece seus produtos ou serviços ao consumidor.

É um modelo bem utilizado no mercado de entretenimento ou informação, como jornais e revistas.

As empresas devem sempre atrair os clientes, por isso a busca por qualidade deve ser constante. Também devem, como forma de angariar clientes, oferecer grandes descontos para novos usuários. 

Um exemplo conhecido é a Netflix.

Economia colaborativa

Esse é um modelo que faz sucesso atualmente e funciona por meio de uma partilha de produtos e/ou serviços. Ela pode ocorrer por meio de troca, aluguel, doação, empréstimo ou negociações parecidas.

Um dos principais modelos de economia compartilhadas envolvem atividades como de caronas, aluguel de casas, compartilhamento de roupas e locação de bicicletas.

Um dos exemplos mais famosos de economia colaborativa são Uber e Airbnb.

Franquia

Tradicional e bem consolidada, as franquias são um modelo de negócio que oferecem o direito de uso de marca para a distribuição e comercialização de produtos e/ou serviços. Costumam ser uma das opções mais viáveis para quem deseja investir em um nicho novo e desconhecido, por ser um modelo testado e comprovado.

Um dos modelos que guiam as franquias atuais é a Franquia de Negócio Formatado(Business Format Franchising), que define as competências de franqueador e franqueado.

Franqueador:

·         Detentor da marca ou da patente;

·         Utiliza o sistema de franquias para expandir seus negócios;

·          Deve fornecer treinamentos para promover a qualidade dos serviços do franqueado.;

·         É remunerado pela concessão dos direitos e transferência de conhecimentos.

Franqueado:

·         Adquire o direito de uso de marca ou patente;

·         Pode explorar comercialmente o que foi desenvolvido pelo franqueador;

·         Recebe orientação para instalação e operação da unidade franqueada;

Deve manter o padrão exigido pelo franqueador.

A Rede de Drogarias FarMelhor funciona sob esse modelo. Para saber mais como ser um franqueado e investir no seu próprio negócio, clique aqui.

Marketing de afiliados

Esse modelo funciona como uma espécie de venda por indicação. Atualmente, funciona geralmente por meio de plataformas, como por exemplo a Hotmart, onde é possível se cadastrar em alguma plataforma de afiliação.

É um tipo de marketing baseado no desempenho, então a empresa recompensa, por meio de uma comissão, o afiliado por cada visitante ou venda realizada.

Modelo de venda direta

A venda direta funciona, como o nome sugere, de forma direta e sem intermediários. Por meio dela, o vendedor leva os produtos e/ou serviços diretamente ao consumidor, sem a necessidade de um ambiente (como ponto comercial ou e-commerce) para fechar o negócio. Um dos exemplos mais conhecidos são a Avon e a Herbalife.

Business to Business

Diferente do modelo Business to Consumer (em que a empresa vende para o consumidor), no Business to Business (tradução “empresa para empresa”) a compra e venda de produtos e/ou serviços consiste no relacionamento entre empresas. Existem hoje, inclusive, plataformas de e-commerce para esse tipo de venda.

Programa de fidelidade

Esse modelo de negócio funciona como um programa de incentivo contínuo para recompensar os clientes e, assim, fazer com que eles repitam a ação da compra por mais vezes.

Assim, quanto mais ele compra em determinado lugar, mais vantagens ele recene. Dentre os exemplos, temos os programas Multiplus e Dotz.

Conclusão

Existem uma infinidade de modelos de negócio, sendo alguns mais consolidados e seguros, como é o caso das franquias. Com o avanço da Internet, novos modelos também passam a ser pensados.

Antes de decidir qual modelo a sua empresa irá seguir, é primordial fazer um raio-x de cada ponto do seu negócio, por meio do método Canvas, para assim conseguir se guiar de maneira assertiva.