O sonho de ter o próprio negócio tem se concretizado para muitos brasileiros. Segundo dados do Portal do Empreendedor, o país fechou o ano de 2020 com o maior número de empreendedores na sua história, registrando um crescimento de 13,23%. O mercado de franquias tem contribuído para esses índices, uma vez que o setor tem se mantido, mesmo diante da pandemia da Covid-19 que impactou diversos setores econômicos.

O setor de franquias apresentou recuperação no segundo trimestre deste ano, mantendo sua trajetória rumo a níveis pré-pandemia, conforme dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com o levantamento, o faturamento de abril a junho deste ano chegou a R$ 41,140 bilhões com variação de 48,8% se comparado com o mesmo período de 2020, quando os valores foram de R$ 27,720 bilhões.

De acordo com o presidente da ABF, André Friedheim, a perspectiva do setor é de uma boa recuperação e uma expansão de até 8% ao final deste ano.
 

Mais dados positivos sobre o mercado de franquias
 

A pesquisa da ABF apontou que foram abertas 3,9% unidades nesse segundo trimestre frente a 1,2% no mesmo período de 2020. Na contramão, foram fechadas 1,7% contra 4,4% operações, resultando num saldo posivito de 2,2%.

Além disso, a geração de empregos nos meses de abril, maio e junho praticamente se manteve, resultando em uma estabilidade se comparado com os primeiros meses do ano. De acordo com a pesquisa, o volume do segundo trimestre deste ano continua sendo superior ao registrado ao final de 2020.

O estudo mostra também alta da adoção do e-commerce como um canal de venda pelas franquias, utilizado por 69,7% delas no ano passado e por 72,2% neste ano.
 

Saiba os motivos que tornam o mercado de franquia vantajoso para investir
 

Ao comprar o direito de usar a marca, o investidor garante difusão no mercado, já que a boa reputação já acompanha o nome da empresa, bem como um plano de negócios estabelecido e estruturado, além de identidade visual, linguagem, valores, entre outras vantagens.

Além disso, as chances de um empreendedor ter sucesso em seu negócio optando por uma franquia já formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta o negócio sozinha, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Afinal, a franquia zela pela sua marca e pelo crescimento da rede.

Com um plano de negócios bem estruturado, o empreendedor corre menos riscos caso ocorram fatos políticos-sociais e econômicos que possam afetar o empreendimento.

Por fim, o franqueado pode seguir um modelo de gestão pronto, com suporte e treinamentos de equipe. Ou seja, todas essas vantagens garantem um investimento mais seguro e planejado para quem quer empreender.
 

Confira as vantagens de investir em uma franquia de drogaria
 

Antes de falarmos sobre o modelo de franquia, é importante dar um panorâma sobre o setor farmacêutico. Além de ser um negócio bastante seguro, as projeções de crescimento sempre são positivas, mesmo em períodos de recessão econômica. O Brasil é o 6º maior mercado farmacêutico do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França, segundo relatório da IQVIA, consultoria especializada no setor.

O cenário é bastante positivo para 2023, segundo levantamento realizado pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) que aponta um movimento de R$ 175 bilhões, colocando o Brasil na quinta posição.

E as boas notícias também aparecem para o franchising. Dados da ABF apontam um crescimento de 3,1% no faturamento das franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Em 2020, o faturamento do segmento foi de R$ 35,276 bilhões e o número de unidades subiu 0,4%.

Além de bons números, outra vantagem de investir no ramo de farmácias é pelo fato de o brasileiro estar vivendo mais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, pela primeira vez, a expectativa de vida no Brasil alcançou sua maior média: 76 anos.

Esse resultado é muito significativo para o setor, já que os idosos são um dos principais públicos consumidores.
 

Vantagens e benefícios de abrir uma franquia da FarMelhor
 

Abrir um negócio é desgastante e complexo, além de todo o processo burocrático. O investidor se preocupa em ter uma marca que passe credibilidade e confiança ao consumidor, além da necessidade de se desenvolver um plano de negócio que gere retorno e lucro.

Ao optar por um modelo de franquia para drogaria, esses aspectos não são mais uma preocupação. Isso ocorre pelo fato de que abrir uma franquia é o mesmo que entrar em um negócio que já possui seu plano eficaz em andamento. Além de já contar com todo o suporte de marketing, consultoria, compras, vendas e gestão.

Sem falar que ter uma franquia também facilita a negociação de preços com fornecedores, uma vez que a marca é conhecida.

A FarMelhor, por exemplo, oferece um plano de negócio estruturado com suporte em todas as etapas da sua drogaria como:

– equipe de implantação

– equipe de arquitetura

– equipe de lojas

– equipe comercial

– equipe de marketing

– equipe de informações

– equipe administrativa

É importante que a franqueadora seja bem estruturada e possua um número expressivo de unidades abertas, pois demonstra experiência e qualidade do negócio. A FarMelhor tem atualmente mais de 400 unidades espalhadas por mais de 230 municípios.

Para ser um franqueado da FarMelhor, o perfil mais indicado é aquele investidor que não toma por impulso a decisão de ter uma franquia, bem como gosta de organização e de varejo, afinal, o franchising é uma junção desses dois pontos.

É preciso estar disposto a trabalhar, acompanhar o negócio e sempre ter iniciativas para levantar pontos de melhoria.

É também essencial ter sempre um olhar da loja ‘de dentro para fora’ e ‘de fora para dentro’, mantendo o cuidado com a administração da equipe e da parte interna da unidade, bem como com o atendimento do cliente e do ambiente da loja.

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