De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franchising cresceu 48,4% no segundo trimestre de 2021, atingindo um faturamento de R$ 41,1 bilhões.

Embora o valor ainda seja inferior ao pré-pandemia, época em que o faturamento havia sido 4,6% maior, o setor mostrou crescimento mesmo em um tempo de instabilidade, em que muitos setores ou estagnaram ou sofreram recessão.

Ao comparar o último semestre com o primeiro de 2021, o mercado de franchising brasileiro cresceu 3,2%. Ao analisar o acumulado dos últimos 12 meses, considerando o terceiro semestre de 2020 e o terceiro semestre de 2021, o crescimento foi de 4,4%.

Outro ponto importante de se analisar é a quantidade de franquias que abriram e a quantidade que fecharam, mesmo no momento de dificuldade proporcionado pela pandemia e os fechamentos de comércios que ainda eram comuns em 2021.

No segundo trimestre do ano, o setor teve um saldo positivo de 2,2% nesse sentido. Foram 3,9% unidades abertas e 1,7% fechadas.

No mesmo período no ano anterior, o saldo foi de -3,2%. Ou seja: 2021 trouxe recuperação ao setor. Para 2022, a previsão é ainda mais otimista.

E qual pode ser a motivação do setor manter-se em crescimento, mesmo em momentos de incerteza? Entenda:
 

A segurança da franquia para o investidor!
 

Ao comprar o direito de usar a marca, o investidor garante difusão no mercado, já que a boa reputação já acompanha o nome da empresa, bem como um plano de negócios estabelecido e estruturado, além de identidade visual, linguagem, valores, entre outras vantagens.

Além disso, as chances de um empreendedor ter sucesso em seu negócio optando por uma franquia já formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta o negócio sozinha, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Afinal, a franquia zela pela sua marca e pelo crescimento da rede.

Com um plano de negócios bem estruturado, o empreendedor corre menos riscos caso ocorram fatos políticos-sociais e econômicos que possam afetar o empreendimento.

Por fim, o franqueado pode seguir um modelo de gestão pronto, com suporte e treinamentos de equipe. Ou seja, todas essas vantagens garantem um investimento mais seguro e planejado para quem quer empreender no mercado de franchising.
 

Quer mais segurança ainda? Invista em um segmento sempre em crescimento
 

E sabe qual está sempre em crescimento? Aqueles negócios que são relacionados à saúde, especialmente drogarias, pois mesmo em momento de recessão são essenciais à sociedade.

Afinal, as drogarias comercializam produtos de primeira necessidade para as pessoas. Aliado a isso, está o envelhecimento da população, ou seja, a maioria dos idosos precisam de medicamentos contínuos.

Além disso, as farmácias têm mudado seu conceito nos pontos de vendas, não sendo mais somente um local que vende remédios, mas também produtos de higiene, beleza e bem-estar, proporcionando uma experiência diferenciada para o consumidor.

Para se ter uma ideia, o crescimento do mercado farmacêutico foi de 10,8% entre 2020 e 2021.

Nas unidades de farmácias associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) – o número foi ainda maior: 24,4%. Portanto, é um segmento bastante promissor no mercado de franchising, mesmo em tempos de pandemia, onde tantos negócios precisaram fechar as portas.
 

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Já explicamos alguns benefícios de se investir em uma franquia, além dos números que mostram que drogarias são investimentos promissores.

Nós somos um exemplo de sucesso. Tivemos um crescimento acima da média do mercado de franchising ao longo desses quase dois anos de pandemia reforçando a confiança em aderir à franquia FarMelhor.

Foram incríveis 24,9% de crescimento em 2021, número que se torna ainda mais impressionante quando analisado o crescimento geral do mercado, que foi de 11%.

Oferecemos um plano de negócio estruturado com suporte em todas as etapas da sua drogaria, como:

– equipe de implantação

– equipe de arquitetura

– equipe de lojas

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– equipe de marketing

– equipe de informações

– equipe administrativa

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