As franquias costumam ser uma ótima opção para aqueles que desejam empreender de forma mais segura e que têm pouca ou nenhuma experiência em montar um negócio do zero. Mas, em um universo de aproximadamente 3 mil redes franqueadoras no Brasil, escolher qual delas investir não é uma tarefa fácil.

Com tantas as possibilidades, é preciso começar a elencar alguns critérios – que pouco a pouco ajudam a reduzir as opções, até encontrar aquela ideal para você. Ao longo deste artigo, vamos explicar um pouco desses critérios a serem avaliados, que vão desde a capacidade de investimento do franqueado até mesmo os diferenciais oferecidos por cada rede de franquia. 

Dessa forma, é válido afirmar que a sua escolha deve levar em consideração o seu perfil empreendedor e as suas afinidades, não escolhendo apenas as opções mais lucrativas e famosas – já que nem sempre essas franquias são garantia de sucesso.

Confira alguns aspectos que você deve avaliar antes de abrir uma franquia.

Comece considerando sua capacidade de investimentos

A primeira coisa a avaliar é a sua capacidade de investimentos, levando em consideração não apenas o valor da franquia, mas tudo o que terá que investir até que ela se torne rentável.

Por esta razão, o cálculo da capacidade de investimento deve incluir:

– O investimento inicial, que é informado pelo franqueador, bem como o tempo previsto para que a empresa atinja o ponto de equilíbrio operacional;

– O capital de giro para que a empresa tenha recursos para pagar seus compromissos mantendo um bom nível e atendimento aos clientes (sem se esquecer de uma reserva de capital para se sustentar enquanto não puder fazer retiradas da empresa).

Avalie muito bem as oportunidades e veja quais entram no seu orçamento. Há franquias para todos os bolsos e com variados períodos de retorno.

Conheça mercado promissores

Existe uma imensidade de opções quando falamos de franquias. No entanto, nem toda franquia serve para todo tipo de empreendedor e nem todos os negócios são realmente promissores – especialmente em momentos de crise.

É preciso avaliar quais são os negócios que vendem bem em toda época do ano se você pretende um retorno mais sólido, vendendo independente do cenário econômico. Alguns desses setores, seguindo as tendências de 2020, são:

– Mercado farmacêutico;

– Segmento de alimentação;

– Comunicação, informática e eletrônicos;

– Casa e construção.

Avalie o que a franqueadora oferece

Na hora que estiver escolhendo a melhor franquia, esteja atento ao que o franqueador oferece para os franqueados. É importante avaliar, também, que uma boa franquia necessariamente tem que ter histórico de unidades próprias funcionando.

Avalie também seus processos, manuais, organização e como funciona a consultoria da rede para os empreendedores – aqui, entram pontos como suporte, treinamentos, orientações diversas, softwares de gestão, entre outros.

O franqueador deve repassar seu conhecimento aos franqueados e oferecer ferramentas para que a franquia consiga obter sucesso, desde a seleção do ponto comercial, até treinamentos rotineiros.

Isso tudo é muito necessário, já que o franqueado está pagando por um know-how, com o intuito de reproduzir um modelo de sucesso. Mas sem o suporte necessário, o negócio pode não ter o sucesso almejado.

Dentre os pontos que podem ser oferecidos por franquias, estão:

– Seleção ou consultoria para ponto comercial;

– Projeto arquitetônico;

– Orientações jurídicas e administrativas;

– Treinamentos para colaboradores;

– Publicidade e marketing.

Converse com franqueados

Um documento importante é a Circular de Oferta de Franquia, que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes.

Nela, encontra-se também a lista dos franqueados e de todos os ex-franqueados que tenham se desligado da rede nos últimos doze meses. Assim, é possível conversar com essas pessoas, a fim de buscar informações sobre o suporte oferecido, a lucratividade e rentabilidade, dentre outros pontos que considerar importante.

A FarMelhor

Se você chegou até aqui, muito provavelmente está interessado no assunto e planeja abrir a sua franquia. Nesse caso, a FarMelhor pode ser uma excelente opção, já que além de um negócio consolidado com mais de 260 lojas ao redor do Brasil, também oferece todo o suporte necessário em um mercado extremamente promissor.

Temos 5 selos de Excelência ABF e, neste ano de 2020, fomos colocados entre as melhores franquias do ano pela Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Dentre os pontos de contato entre franqueadora e franqueados estão:

– Equipe de implantação;

– Equipe de lojas;

– Equipe comercial;

– Equipe de marketing;

– Equipe de informações;

– Equipe administrativa;

– Orientações diversas, dentre outros suportes necessários.

Além disso, o mercado farmacêutico é um dos mais promissores da atualidade, mesmo em períodos de recessão econômica, com crescimento de 2 dígitos ao ano.

Com o envelhecimento da população e a maior renda mensal por parte da população idosa, as previsões de crescimento para o setor crescem cada vez mais. Além disso, esse é um mercado com procura independente da época do ano ou da situação – com o coronavírus, por exemplo, muitos negócios precisaram fechar, mas as farmácias seguiram abertas por ser um serviço essencial. Nesse artigo, falamos um pouco sobre o que esperar para o mercado farmacêutico nos próximos anos.

Saiba mais como ser um franqueado.