Começar um negócio do zero, especialmente em um mercado desconhecido, é um enorme desafio para os empreendedores. Mas para seguir adiante no sonho de empreender, é preciso analisar muito bem o mercado que irá atuar, a fim de obter o conhecimento necessário para não se sentir paralisado por meio da insegurança.

Poderíamos dizer que o ideal é optar por nichos de mercado em que o empreendedor tenha mais conhecimento – mas nem sempre esses nichos são opções viáveis e que realmente darão algum resultado. Nesse sentido, é importante que o investidor vá além daquilo que conhece e se arrisque em mercados desconhecidos, já que muitas vezes eles carregam oportunidades muito mais positivas do que os nichos conhecidos.

Como já dito antes, é preciso investir em conhecimento sobre o mercado, seus potenciais clientes, as oportunidades a curto, médio e longo prazo que a área de atuação trará, qual a melhor forma de gerir esse mercado, dentre outras informações que apenas um estudo bem criterioso fornecerá.

Com todo esse conhecimento, o mercado deixa de ser desconhecido para você, fazendo com que a oportunidade de crescimento dê lugar ao medo.

Mas como conhecer esses mercados? Por meio de consultoria, pesquisa independente ou então pesquisar modelos de franquia, que fornecem informações mais certeiras e plano de negócio já consolidado – falaremos mais desse modelo de negócio nesse artigo.

Antes, confira algumas dicas que vão te ajudar a empreender com mais segurança em um novo mercado.

Plano de negócios

É o plano de negócios que te dará segurança na hora de seguir adiante com o seu negócio, funcionando como uma espécie de mapa. É preciso formulá-lo de forma criteriosa, já que de acordo com o SEBRAE, trata-se de um “documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus riscos no papel, ao invés de cometê-los no mercado”.

Esse documento reúne informações importantes como análise de mercado, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro, análise de cenários e estratégica, dentre outros pontos.

A análise de mercado, por exemplo, é a que você fará para avaliar o nicho em que deverá atuar. O intuito é reunir um panorama sobre clientes, concorrentes e fornecedores.

Em alguns investimentos, como determinadas franquias, todas essas informações já estão prontas ou parcialmente prontas, sendo necessário adaptar apenas alguns pontos – o que garante maior segurança na hora de abrir o negócio.

Dê preferência a negócios recorrentes

Negócios recorrentes são aqueles que sempre contam com demanda, independente da época do ano. Isso facilita a solidificação da empresa no mercado, sem necessitar de um plano estratégico muito específico apenas para épocas sazonais.

Um desses mercados é o farmacêutico, que tem demanda o ano inteiro e projeção de crescimento para os próximos anos. Saiba mais nesse artigo.

Outras dicas

Para investir com segurança, além das dicas que demos, é preciso estar sempre acompanhando as tendências de mercado e avaliar se a sua ideia está voltada às necessidades dos consumidores. Você também pode seguir algumas outras dicas, dadas pelo SEBRAE:

– Identifique o seu perfil empreendedor, e qual empreendimento irá satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais;

– Considere se você está disposto a investir em uma iniciativa própria, ou se prefere contar com um negócio já estruturado, como as franquias – opções mais seguras;

– Invista em algo que reflita seus valores. Para que sua ideia de negócio seja um sucesso, o ideal é que você trabalhe com o que acredita.  Ao estar em sintonia com o seu empreendimento, você tem um diferencial para o seu negócio. Uma empresa onde o seu fundador não acredita profundamente na sua ideia tem poucas chances de sobreviver às crises.

Franquia

A franquia (franchising) é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso de determinada marca, detida pelo franqueador, a um investidor – que é o franqueado. Assim, é possível abrir uma unidade em diferentes locais, em um formato já conhecido e bem-sucedido, contando com todo o know how e apoio necessário.

Esse tipo de investimento é relativamente fácil de ser gerenciado, já que conta com todo o suporte da franqueadora, com um padrão de operações da marca e todo o know-how necessário para operar o negócio.

Para os que querem investir em algum mercado diferente, em que não acumula tanta experiência ou conhecimento, as franquias podem ser uma das melhores opções.

Isso porque o franqueado “duplica” um negócio já existente, em uma nova localidade, seguindo uma série de conceitos – incluindo o modelo de gestão que deverá aplicar junto aos seus funcionários.

Treinamentos, manuais e suporte em eventuais necessidades são alguns dos pontos positivos ao abrir uma franquia. O empresário não está investindo em um negócio onde os resultados e a aceitação do público são desconhecidos.

E uma franquia de farmácia?

O mercado farmacêutico é um dos mais promissores da atualidade, mesmo em períodos de recessão econômica. E uma série de coisas explicam isso, como a longevidade cada vez maior do brasileiro e uma maior renda mensal entre os idosos.

O envelhecimento da população é um dos maiores indicadores de crescimento para esse mercado, já que esse é um dos principais públicos consumidores. Com o poder de compra maior por parte deles, abrem-se enormes oportunidades para se explorar – afinal, os que mais precisam consumir medicamentos são os que mais têm condições financeiras para a compra.

Conheça a FarMelhor

Depois de dar algumas dicas sobre como investir em um novo mercado com segurança e apresentar algumas informações sobre as franquias e o setor farmacêutico, que tal conhecer mais sobre a FarMelhor?

Com um histórico e volume de unidades franqueadas – são mais de 260 lojas – é um modelo de loja tradicional, que oferece todo o suporte necessário, desde a escolha do ponto da loja, até as questões que abrangem a gestão diária do estabelecimento.

Saiba como ser um franqueado FarMelhor.