A identidade visual é uma das etapas mais importantes na hora de criar um negócio, já que é por meio dela que você molda a percepção e cria uma impressão através dos elementos visíveis da sua marca.

Podemos dizer que as imagens são uma forma poderosa de comunicação, especificamente porque não se comunicam com palavras. Eles falam em um nível primordial, emocional e, portanto, são mais persuasivas.

Em farmácias e drogarias, a identidade visual é fundamental para o reconhecimento do consumidor, e simboliza a diferenciação da marca em relação aos concorrentes.

Tudo isso faz parte da estratégia de branding. Criar uma marca para a sua farmácia significa dar-lhe uma identidade visual única, ajudando os seus clientes a associarem os serviços e produtos que compram à sua loja para que voltem sempre.
 

5 práticas recomendadas para criar o branding e a identidade visua de sua farmácia:
 

1. Saiba quem é seu público-alvo. Conhecer as idades, gêneros, estilos de vida e outras informações de seus clientes pode te ajudar a personalizar seus serviços para atender às suas necessidades, além de te ajudar a descobrir se há um mercado potencial que você está perdendo. Tudo isso facilita a definição da sua identidade visual.

2. Descubra o seu valor. Uma proposta de valor é uma declaração sobre o que sua empresa representa, como ela opera e por que os clientes devem vir até você. O que você pode oferecer que pode os atrair? Descubra o que eles precisam em uma farmácia que não está sendo oferecido por seus concorrentes, como serviços e produtos exclusivos ou ofertas especiais, e depois divulgue o fato de que você oferece esses itens.

3. Crie uma identidade de marca única. Uma identidade de marca pode ser muitas coisas, mas geralmente inclui um logotipo, design e esquema de cores e site. Também pode se referir à personalidade da sua empresa, suas mensagens e a linguagem que você usa para interagir com os seus clientes. Off-line, a identidade visual da sua marca pode incluir como você organiza e projeta sua loja.

4. Conte a história da sua marca. Toda boa marca tem uma história. Seja você uma farmácia familiar local com história ou uma rede franqueada construída a partir da grande ideia, a história da sua marca ajuda a humanizar o seu negócio. Também diz aos clientes por que você trabalha da maneira que trabalha e cria uma sensação de conexão.

5. Comunique a sua marca. Depois de estabelecer seu público-alvo e marca, você precisa manter a conversa ativa e comunicar de forma estratégica o seu negócio. Certifique-se de que suas marcas online e offline sempre correspondam e que você esteja usando o mesmo visual e linguagem para ambas.
 

Parece complicado criar tudo isso?
 

E pode ser, para quem começa do zero.

É por isso que tantos empreendedores optam por investir em franquias de farmácia, como é o caso da FarMelhor.

Ao optar por entrar no mercado de franchising, o investidor não precisa se preocupar em ter uma marca que passe credibilidade e confiança ao consumidor ou uma identidade visual forte, por exemplo. Além disso, uma franquia não demanda tempo para desenvolver um plano de negócio que gere retorno e lucro como todo novo negócio.

Em um sistema de franquias esses aspectos não são mais empecilhos pelo fato de entrar em um negócio que já tem seu plano em andamento e ainda recebe todo o suporte de marketing, consultoria, compras, vendas e gestão.

Ou seja: todos os pontos essenciais que citamos acima já estão inclusos.

No caso da FarMelhor, o empreendedor conta com os seguintes benefícios:

Equipe de implantação, que orientará o franqueado nos diversos processos até a inauguração da loja – desde análise de escolha do ponto até o evento de inauguração.

Equipe de arquitetura, facilitando para o franqueado o atendimento das demandas relacionadas com arquitetura e atividades afins para lojas da franquia em reforma ou em construção.

Equipe de lojas, que ajuda a nova unidade a alcançar os resultados da franquia, com acompanhamento dos diversos pontos envolvidos na gestão.

Equipe comercial, que auxilia nas negociações com indústrias de medicamentos e perfumaria, distribuidores, abastecimento, gestão dos produtos de marca própria, gestão dos processos de elaboração de folheto de ofertas, entre outros.

Equipe de marketing, que é responsável pelo calendário promocional, desenvolvimento de campanhas, artes, gestão de mídias sociais e canais de comunicação da rede, divulgação de eventos e oferecer orientações sobre como desenvolver campanhas regionais.

Equipe de informações, que auxilia o franqueado com a análise e relatórios de dados do mercado e da rede, gestão de produtos, serviços e parcerias estratégicas da rede.

Ou seja: toda a identidade visual e layout da loja já estão prontos em um modelo de negócio testado. Você obtém um branding totalmente pronto, de uma rede de franquias bem estruturada e com um número expressivo de unidades abertas: temos, atualmente, mais de 400 unidades espalhadas por todo o país.

Saiba mais sobre os benefíciosde ser um franqueado FarMelhor.