Fazer a gestão de farmácia é uma etapa essencial para manter e crescer esse estabelecimento. Essa é uma área da administração de empresas responsável por gerenciar as ações planejadas para a concretização de seus objetivos, incluindo ações de áreas específicas como marketing, finanças, logística e recursos humanos.

São muitas frentes diversas, mas é preciso que um bom gestor saiba lidar com cada uma dessas áreas, sabendo liderar, controlar, monitorar, planejar e organizar cada uma das etapas a fim de alcançar as metas e objetivos do negócio, gerando maior produtividade e lucratividade.

Nesse artigo, vamos trazer algumas dicas de como você pode aplicar uma boa gestão de farmácia no seu estabelecimento. Confira:
 

Motivar sua equipe
 

Esse é um dos pontos importantes que envolvem o gerenciamento de um negócio, afinal, os funcionários são tão importantes quanto o patrimônio da sua empresa.

Nesse sentido, uma das primeiras coisas a se pensar é se o ambiente de trabalho é favorável a eles, com uma estrutura física adequada e clima organizacional saudável. Tudo isso faz parte da gestão de farmácia. 

Além disso, formule uma estratégia de gestão de pessoas com o intuito de estruturar o desempenho da equipe, pontos fracos e fortes, plano de carreira e outros aspectos que podem impactar a motivação dos funcionários e a produtividade do negócio.
 

Treinamento da equipe
 

Como o varejo é um tipo de negócio que exige profissionais dinâmicos e flexíveis, que gostem de lidar com pessoas e tenham facilidade em se comunicar com qualquer tipo de público, é preciso antes de tudo recrutar profissionais com esse perfil.

O treinamento desses colaboradores também deve ser feito com uma certa periodicidade. Afinal, farmácias e drogarias costumam oferecer aos consumidores produtos e serviços semelhantes – mas o que as diferencia, além do fator preço, é o atendimento.

Para isso, os colaboradores precisam estar sempre motivados e capacitados para atuarem bem, do momento no qual o cliente entra na loja até a finalização da compra na farmácia.

Se o atendimento for bom, o cliente voltará mais vezes, e poderá até mesmo comentar sobre a sua farmácia com outras pessoas.

Portanto, é preciso:

– Ter prontidão no atendimento;

–  Realizar cumprimentos receptivos;

–  Realizar contato visual na hora do atendimento;

–  Demonstrar empatia;

–  Ter agilidade, mantendo a qualidade sem abrir mão da velocidade;

–  Atender com atenção;

– E principalmente, atender às reais necessidades do seu cliente sem praticar a “empurroterapia”.
 

Utilize um software de gestão
 

Hoje em dia, com a tecnologia, há uma infinidade de softwares que auxiliam na gestão de farmácia, automatizando tarefas que antes consumiam muito tempo.

Além disso, essas ferramentas te dão um resultado muito mais preciso das suas necessidades, especialmente aspectos como estoque e finanças.
 

Controle de estoque
 

Um bom software deve ser capaz de fazer o controle de estoque, mas a máquina não faz tudo sozinha – você precisa estar por dentro dessa questão.

Nesse sentido, você precisa entender questões como espaço e o fluxo de saída dos medicamentos, para que não passem muito tempo no estoque e corram o risco de passar da data de validade.

Para fazer uma gestão de estoque eficiente e ter sucesso no seu negócio, é muito importante conhecer o perfil dos seus clientes, adquirindo os produtos adequados, já que o consumo de medicamentos varia conforme a região em que você está inserido. 

Ter essa organização é extremamente necessário para conseguir uma gestão de farmácia eficiente, bem como é preciso ter um relacionamento estruturado com os parceiros logísticos, buscando soluções capazes de otimizar o processo de pedidos e reposição de estoque.

Há alguns sistemas integrados com a indústria e os distribuidores, que melhoram o rendimento do trabalho, tornando mais ágil a reposição para que não ocorra a ruptura de estoque – algo que deve ser evitado a todo custo.

Lidar com essas questões é frequente para quem administra uma farmácia. É um trabalho quase que diário controlar a saída dos produtos e verificar quais devem entrar, e ambas tarefas requerem muita organização. Você deve se perguntar:

– Quanto comprar?

– Para quanto tempo?

– Quando comprar?

Antes de responder as perguntas anteriores, é importante lembrar que você deve:

– Evitar mobilizar capital em estoques muito grandes;

– Controlar as vendas e os giros dos produtos;

– Entender a saída dos produtos de acordo com a sazonalidade, que é um fator essencial para a reposição de produtos específicos de acordo com cada época do ano.

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Se converta para uma franquia
 

Essa é, sem dúvidas, uma das melhores formas de melhorar as possibilidades de crescimento da sua loja e conseguir uma gestão de farmácia mais efetiva para todas as etapas do seu negócio. São muitos benefícios, especialmente se for uma rede com um volume grande de unidades – o que demonstra um posicionamento já bem estabelecido no mercado.

Abaixo, algumas dos pontos de apoio que você tem ao se converter para uma franquia FarMelhor:

Equipe de implantação, que orientará o franqueado nos diversos processos até a inauguração da loja – desde a análise de escolha do ponto até o evento de inauguração.

Equipe de arquitetura, facilitando para o franqueado o atendimento das demandas relacionadas com arquitetura e atividades afins para lojas da franquia em reforma ou em construção.

Equipe de lojas, que ajuda a nova unidade a alcançar os resultados da franquia, com acompanhamento dos diversos pontos envolvidos na gestão.

Equipe comercial, que auxilia nas negociações com indústrias de medicamentos e perfumaria, distribuidores, abastecimento, gestão dos produtos de marca própria, gestão dos processos de elaboração de folheto de ofertas, entre outros.

Equipe de marketing, que é responsável pelo calendário promocional, desenvolvimento de campanhas, artes, gestão de mídias sociais e canais de comunicação da rede e eventos, além de oferecer orientações sobre como desenvolver campanhas regionais.

Equipe de informações, que auxilia o franqueado com a análise e relatórios de dados do mercado e da rede, gestão de produtos, serviços e parcerias estratégicas da rede.

Equipe administrativa, que tem como principais atribuições o contas a pagar e a receber, controle de taxas de franquia, gestão de contratos e captação de pedidos.

Quer saber mais? Então converse conosco e saiba mais sobre as vantagens de ser um franqueado da FarMelhor.