Franquias de conversão são negócios que já operavam em determinado segmento e, em algum momento, decidiram “se converter” e passar a utilizar uma determinada marca e seu sistema de negócios. No caso de uma farmácia, é deixar de ter uma loja independente para atuar sob uma marca já conhecida no mercado.

Nesse modelo, a marca, os procedimentos operacionais e o modelo de negócios se convertem nas determinações da franquia.

Os principais benefícios, para ambos os lados, é que a operadora não precisa de muito treinamento e suporte porque possui o modelo de negócio e experiência na área de atuação.

Mas, em muitos casos, a principal desvantagem deste modelo é que muitas vezes o empreendedor já está “determinado em seus caminhos”, o que significa que pode ser difícil mudar a maneira como pensa e opera o negócio.

Confira, abaixo, alguns prós e contras de uma franquia de conversão.

Prós

Marketing

A franquia de conversão pode resultar em um grande benefício de marketing para quem já tem uma farmácia independente.

Isso porque uma franquia bem conhecida geralmente já carrega uma quantidade significativa de força de marketing e influência, por ser um nome conhecido por uma parcela dos consumidores dentro de determinado nicho.  

Além disso, as franquias normalmente distribuem um fundo de marketing comum usado para impulsionar o reconhecimento da marca. Como consequência, isso aumenta o faturamento do negócio.

Quanto maior for a franquia em número de unidades, maior o orçamento para atração de clientes!

Sistema operacional comprovado

Outra vantagem da franquia de conversão é que você tem a garantia de um sistema operacional que já foi testado e comprovado por várias outras unidades, em diversas localidades. O plano de negócios já é estruturado, o que confere segurança e maior garantia de sucesso ao investir.

Melhor treinamento e suporte

Com a franquia de conversão, o franqueado obtém vários tipos de suporte como treinamento, orientação e softwares de gestão. A orientação de empresas maiores e mais experientes definitivamente contribui para o desenvolvimento e crescimento de um negócio.

Contras

Taxas

Na franquia, o empresário deve pagar uma taxa inicial e taxas contínuas de royalties ao franqueador. São despesas inexistentes em uma operadora independente.

Por isso, é preciso se atentar à franquia escolhida, para que esses valores valham a pena. Você precisa ter certeza de que o retorno e a lucratividade a longo prazo serão positivos ao considerar essas taxas, ou a franquia de conversão pode não o melhor para o seu negócio.

Mas, no geral, com todo o suporte oferecido e uma marca mais forte para os consumidores, muitos empresários optam por esse modelo de negócio mesmo com as despesas mensais, já que o investimento se mostra compensador.

Menos flexibilidade

Um sistema de franquia normalmente tem muitas regras em termos de como o negócio deve ser administrado. No entanto, um empresário independente está acostumado a administrar seu negócio da maneira que ele escolher.

Nesse sentido, optar por esse modelo significa menos controle para o franqueado, então ele deve se sentir confortável e entender esse ponto antes de mudar o modelo do seu negócio.

Pesando os prós e contas

Se você está considerando uma franquia de conversão, pese cuidadosamente os prós e contras. Avalie o seu negócio, o seu mercado e as opções de redes de franquia.

Avalie também o seu perfil de empreendedor, pois de nada adianta tantos pontos positivos se você quer definir todos os rumos do seu negócio, incluindo questões operacionais como padrões visuais, mix de produtos e processos de gestão.

No entanto, de uma forma geral, as chances de uma franquia obter sucesso são maiores do que os negócios independentes. E quando a empresa já existe, a conversão pode reduzir em até 80% os custos para a implantação de uma franquia.

Como funciona o processo para conversão de bandeira

Trata-se de um processo bem parecido com o de abrir uma franquia do zero.

Geralmente, os investidores passam por um processo seletivo, que pode envolver entrevistas, acesso a documentos, esclarecimentos sobre o modelo de negócio e contrato de franquia. Uma vez aprovado, é a hora de passar por uma série de treinamentos.

A principal diferença é a implantação, que tende a ser mais rápida. Afinal, já existe um ponto comercial, bem como equipamentos que podem ser reaproveitados. As questões administrativas de abertura de uma empresa também já foram resolvidas.

Conheça a FarMelhor

Se você já tem uma farmácia e deseja investir em uma franquia com marca já conhecida e com um modelo de sucesso comprovado, conheça a Rede de Drogarias FarMelhor.

Com um histórico e volume de unidades franqueadas – são mais de 260 lojas – é um modelo de loja tradicional, dentro de um dos setores econômicos que seguem crescendo, mesmo em situações de crise.

Como uma franquia FarMelhor, o franqueado tem todo o suporte necessário, com pontos de contato pós-conversão, auxílio na negociação com fornecedores, estratégias de marketing, dentre outras áreas que tangem o dia a dia do negócio – desde as questões administrativas, até contábeis e jurídicas.

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