Se você clicou neste artigo, provavelmente já está pensando em investir em uma franquia de farmácia e precisa entender um pouco mais sobre o que levar em consideração antes da decisão final. Ao longo desse texto, saiba o que é essencial no seu processo de pesquisa e escolha de franquia.

Antes, é válido afirmar o quanto esse é um mercado promissor, com crescimento constante mesmo em tempos de pandemia. A rede FarMelhor, por exemplo, se mostrou resiliente perante à crise e apresentou um crescimento expressivo de 12,2% em seu faturamento, praticamente dobrando a marca de 6,8% apresentada por concorrentes diretos.

Na comparação julho de 2020 com o mesmo período do ano anterior, o crescimento do faturamento das drogarias foi de 11,16%, sendo ainda maior nas unidades de farmácias associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar): 19,9%.

Com o envelhecimento da população, a previsão é de que esse setor cresça ainda mais. Mesmo em tempos de crise, é um tipo de negócio essencial, que não deixa de faturar. E, em um ano atípico como 2020, onde a maioria dos comércios precisaram fechar, as farmácias seguiram em pleno funcionamento.

E nesses momentos de instabilidade econômica, é válido sempre optar por modelos de negócios mais assertivos, que garantam maior segurança para os empreendedores. É aí que entram as franquias, um modelo de negócio já testado e que – na maioria das vezes – oferece todo o suporte necessário para o franqueado, auxiliando em todo o processo de abertura, gerenciamento e funcionamento.

Mas quais são os principais pontos para se atentar na hora de tomar a decisão e investir em uma franquia de farmácia?

Verifique qual o suporte que a franquia oferece

Principalmente se você não tem tanto conhecimento sobre o setor farmacêutico e está investindo em um mercado desconhecido. Nesses casos, opte por franquias que oferecem realmente todo o suporte, desde a escolha do ponto – o que é decisivo no sucesso do negócio –, até questões como suporte na inauguração, manutenção, plano de marketing, dentre outros.

A FarMelhor, por exemplo, tem todo um plano de negócio estruturado, com suporte em todas as etapas do seu negócio.

Dentre os pontos de contato entre nossa franquia e os franqueados estão:

– Equipe de implantação;

– Equipe de lojas;

– Equipe comercial;

– Equipe de marketing;

– Equipe de informações;

– Equipe administrativa;

– Orientações diversas, dentre outros suportes necessários.

Qual a estrutura da franquia?

É importante avaliar se a franqueadora está bem estruturada, já que ter um número expressivo de unidades abertas demonstra experiência e, especialmente, qualidade do negócio.

Nesses casos, você contará com todo o suporte de um negócio já consolidado em várias unidades, o que torna o investimento muito mais seguro.

A FarMelhor tem atualmente mais de 260 unidades, espalhadas por mais de 100 municípios. Saiba mais sobre nós.

Analise os principais números

Analise todos os números do negócio, tendo uma noção básica de faturamento, valor de implementação, prazo de retorno, dentre outros.

Nesse sentido, a franqueadora precisa garantir a viabilidade de seu plano de negócios, com dados financeiros que comprovem sua capacidade de atender às necessidades de gestão de sua rede.

O balanço dos dois últimos exercícios é oferecido junto com a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais, financeiras e jurídicas para investidores interessados.

Fique atento: empresas sólidas e consistentes não verão problemas em compartilhar estas informações.

Converse com franqueados

Você também pode encontrar o contato dos franqueados e ex-franqueados na COF. Converse com eles, coletando informações sobre o suporte oferecido, a lucratividade e rentabilidade, dentre outros pontos que considerar importante. É importante entender se a franquia realmente oferece aquilo que propõe e se realmente é um negócio que tem a ver com o seu perfil.

Tire todas as dúvidas

Ponto primordial para ter sucesso em qualquer investimento! Tire quantas dúvidas forem necessárias e fique atento não apenas ao que for respondido, mas em como a franqueadora se mostra ao responder os seus questionamentos. No caso de se mostrar atenciosa desde o primeiro momento, isso pode ser um indicativo de como será a relação depois.

Saiba se o seu perfil se encaixa

O seu perfil precisa encaixar com o perfil proposto pela franquia. Mesmo que você tenha uma experiência não tão consolidada no setor farmacêutico, alguns pontos são essenciais para o sucesso do negócio.

No caso da FarMelhor, o perfil mais indicado é:

·         Não tomar por impulso a decisão de ter uma franquia;

·         Gostar de organização e de varejo, porque o franchising é uma junção desses dois pontos;

·         Estar disposto a trabalhar e/ou acompanhar diretamente o negócio e a passar por treinamento;

·         Ter iniciativa para fazer melhorias constantes;

·         Olhar a loja ‘de dentro para fora’ e de ‘fora para dentro’;

·         Cuidar da administração da equipe e da parte interna da unidade, do atendimento do cliente e do ambiente da loja;

·         Desenvolver estratégias para o varejo e capacitar pessoas.

Se interessou pela FarMelhor? Converse com um consultor e saiba mais sobre a franquia.