A franquia de farmácia é uma aposta positiva para quem está pensando em empreender, afinal, tanto o segmento de saúde quanto o setor de franchising somam bons números frente a outros setores que sofreram com a crise sanitária instalada pela pandemia da Covid-19. Ainda assim, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora de escolher em qual marca investir.

Antes de tudo é preciso destacar que, ao optar por uma franquia de farmácia, o seu negócio contará com uma série de benefícios, dentre eles um modelo escalável e a vantagem de não precisar construir uma marca do zero, uma vez que as pessoas já conhecem e confiam no seu produto.

No entanto, é preciso avaliar se os ideais da marca correspondem àquilo que você espera para o seu negócio.
 

Setor farmacêutico cresce mesmo na crise
 

Mesmo com o país enfrentando uma crise sanitária sem precedentes, o setor farmacêutico acumulou bons números, uma vez que as farmácias e drogarias fazem parte de um segmento que sempre será prioridade para a população em geral já que tem relação direta com a saúde e bem-estar.

Outro ponto para se levar em consideração é o envelhecimento da população, uma vez que parte dos idosos acaba necessitando de medicamentos contínuos. Além disso, as farmácias têm mudado o conceito, deixando de ser apenas um ponto de vendas de remédios, mas também oferecendo opções de produtos de beleza e bem-estar, tornando uma experiência diferenciada aos seus clientes.
 

Além disso…
 

O varejo farmacêutico aumentou de R$ 137,3 bilhões em 2020 para R$ 152,1 bilhões em 2021 – crescimento de 10,8%, conforme dados divulgados pela IQVIA.

E esse aumento não foi sentido apenas em lojas físicas. O crescimento também foi registrado no mercado online. A receita do e-commerce nas vendas de remédios aumentou 86,9% em 2021, segundo levantamento da Neotrust. Se compararmos 2020 com 2019, o crescimento chegou a bater 102%.
 

Mercado de franchising fatura mais de R$ 40 bilhões
 

Já vimos até aqui o quanto o setor farmacêutico tem garantido bons frutos para investidores, mas como estamos falando de franquia de farmácia, também precisamos destacar os resultados do mercado de franchising.

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado cresceu 48,4% no segundo trimestre de 2021, alcançando um faturamento de R$ 41,1 bilhões. As notícias também são positivas em relação a quantidade de franquias que abriram e fecharam no mesmo período: foram 3,9% de unidades abertas frente a 1,7% fechadas.

A FarMelhor é um exemplo de que o setor acumula bons números nos últimos anos. A franquia de farmácia registrou faturamento de R$ 470 milhões em 2020, sendo 27% acima de 2019. A abertura de mais de 40 unidades ao longo do ano contribuiu para este resultado. Atualmente, entre franquias abertas e a serem implantadas, são 381. A projeção é chegar a 600 pontos ainda este ano.
 

O que levar em consideração na hora de investir em uma franquia de farmácia?
 

Que o setor farmacêutico e o mercado de franchising somam bons números já ficou claro. Mas ainda assim, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora de escolher a marca de uma franquia de farmácia. São eles:

Suporte

Antes de mais nada, verifique quais são os suportes ofertados pela franquia de farmácia, principalmente se você não conhece muito bem o setor em que está investindo. Opte por franquias de farmácia que que ofereçam todo o suporte que vai desde a escolha do ponto até questões de suporte na inauguração, manutenção, vendas, entre outros.

A Rede de Drogarias FarMelhor é administrada por proprietários de drogarias que já trabalharam no balcão, oferecendo um conhecimento único em franquia e no dia a dia do varejo. Portanto, para os franqueados da FarMelhor, é oferecido um plano de negócio estruturado com suporte em todas as etapas da sua drogaria como:

Equipe de implantação, que orientará o franqueado nos diversos processos até a inauguração da loja – desde análise de escolha do ponto até o evento de inauguração.

Equipe de arquitetura, facilitando para o franqueado o atendimento das demandas relacionadas com arquitetura e atividades afins para lojas da franquia em reforma ou em construção.

Equipe de lojas, que ajuda a nova unidade a alcançar os resultados da franquia, com acompanhamento dos diversos pontos envolvidos na gestão.

Equipe comercial, que auxilia nas negociações com indústrias de medicamentos e perfumaria, distribuidores, abastecimento, gestão dos produtos de marca própria, gestão dos processos de elaboração de folheto de ofertas, entre outros.

Equipe de marketing, que é responsável pelo calendário promocional, desenvolvimento de campanhas, artes, gestão de mídias sociais e canais de comunicação da rede e eventos, além de oferecer orientações sobre como desenvolver campanhas regionais.

Equipe de informações, que auxilia o franqueado com a análise e relatórios de dados do mercado e da rede, gestão de produtos, serviços e parcerias estratégicas da rede.

Equipe administrativa, que tem como principais atribuições o contas a pagar e a receber, controle de taxas de franquia, gestão de contratos e captação de pedidos.

Estrutura

Outro ponto para avaliar é se a franqueadora está bem estruturada, uma vez que ter um número expressivo de unidades abertas demonstra experiência e qualidade do negócio. Desta forma, você está investindo em um sistema já consolidado em várias unidades, o que torna o investimento muito mais seguro.

Atualmente a FarMelhor conta com mais de 430 unidades entre franquias abertas e a serem implantadas, com a projeção de chegar a 600 pontos ainda este ano. Saiba mais sobre nós.

Números

Na hora de escolher a franquia de farmácia é importante analisar todos os números do negócio, tendo uma noção básica de faturamento, valor de implementação, prazo de retorno, dentre outros.

A franqueadora precisa garantir a viabilidade do seu plano de negócios, com dados financeiros que comprovem sua capacidade de atender às necessidades de gestão da sua rede.

Geralmente esses dados são oferecidos junto com a Circular de Oferta de Franquia (COF) – documento usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais, financeiras e jurídicas para investidores interessados. As empresas sólidas e consistentes não verão problemas em compartilhar essas informações.

Franqueados

Na COF você tem acesso do contato dos franqueados e ex-franqueados, desta forma, é possível conversar com eles e coletar mais informações sobre o suporte oferecido, lucratividade e rentabilidade.

Nesta etapa é importante saber se a franquia oferece aquilo que propõe e se realmente o negócio tem a ver com o seu perfil.

Quer saber mais sobre franquia de farmácia? Então leia o artigo: “Como descobrir se uma rede de franquia de farmácia é rentável”.

Gostou do artigo? Acesse este link e saiba mais sobre os benefícios de ser um franqueado da FarMelhor, uma rede de farmácias espalhadas em 25 estados e Distrito Federal do Brasil.