Empreender é o sonho de muita gente, ainda mais se for em uma área com altas chances de sucesso, como são as franquias de drogaria – um segmento sempre em crescimento, mesmo em momentos de crise. Para investir nesse negócio é preciso, antes de tudo, de espírito empreendedor. Esse é o primeiro passo, que é aquela vontade de ter o seu negócio próprio e investir em algo que tenha chances reais de sucesso.

Mas o espírito empreendedor não é tudo: é preciso desenvolver habilidades e saber escolher corretamente qual negócio investir.

Para se ter uma ideia, no Brasil em 2018, eram mais de 52 milhões de brasileiros envolvidos em alguma atividade empreendedora, de acordo com o SEBRAE. No entanto, de acordo com o IBGE, as empresas fecham em até três anos – e o principal motivo é a falta de gestão eficiente.

Quer saber como começar a empreender e o que é preciso para abrir uma franquia de drogarias FarMelhor? Continue lendo o artigo que explicamos!
 

O que você precisa para empreender?
 

Um empreendedor é alguém que constrói ou opera seu próprio negócio. Como há muito em jogo quando se trata de iniciar e desenvolver um negócio de sucesso, existem habilidades muito específicas que um empreendedor geralmente precisa para ser bem-sucedido. Abaixo, destacamos cinco desses atributos.
 

Comunicação
 

Todo empreendedor precisa ser um bom comunicador. Ao ter o próprio negócio, é preciso entender como se comunicar de forma eficaz com todas as partes interessadas e potenciais interessados que tocam o negócio.

Nesse sentido, o dono da franquia de drogaria precisa ser capaz de se comunicar com funcionários, investidores , clientes, credores, colegas e mentores. Se um empreendedor não consegue comunicar o valor de sua empresa, é improvável que a empresa seja bem-sucedida.

Eles também precisam dominar todas as formas de comunicação, incluindo conversas individuais e pessoais, conversas em grupo, comunicação escrita e e-mail ou mensagens online.
 

Vendas
 

A habilidade de vendas anda de mãos dadas com a comunicação necessária para conseguir o sucesso. Como empresário, essa pessoa precisa ser capaz de vender tudo e qualquer coisa. Um empreendedor precisa vender a ideia de negócio para potenciais investidores, o produto ou serviço para os clientes e ele mesmo para os funcionários.

Se um empreendedor é capaz de se comunicar de forma eficaz, ele está mais bem equipado para vender suas ideias e produtos físicos.
 

Foco
 

O caminho para o empreendedorismo de sucesso é cheio de altos e baixos. Um empreendedor de sucesso precisa ser capaz de se concentrar para que possa manter-se adiante em suas metas quando as coisas ficarem difíceis.

Um dos principais riscos que um empreendedor enfrenta é o risco de instabilidade emocional. Por isso, é preciso desenvolver o foco. Essa habilidade também pode ser pensada como pensar com o objetivo em mente. Um bom empreendedor sempre consegue manter um olhar inabalável no objetivo final, esforçando-se sem desanimar.
 

Capacidade de aprender
 

A capacidade de aprender é uma das habilidades mais importantes no empreendedorismo. Os momentos de maior dificuldade ou desafios devem ser capazes de gerar aprendizados valiosos que se revertem em estratégias de crescimento e sucesso.
 

Estratégia de Negócios
 

Ao empregar habilidades de comunicação eficazes, habilidades de vendas, foco profundo e alta capacidade de aprendizado, um empreendedor pode realmente crescer o seu negócio. Ao estruturar e expandir uma empresa, no entanto, é importante que tudo seja baseado em estratégias muito bem pensadas e calculadas. Um empreendedor de sucesso precisa ter uma estratégia sólida para levar seu negócio adiante.
 

Como adquirir esse know-how?
 

A boa notícia é que tudo isso pode ser aprendido. Embora algumas habilidades sejam inatas, outras podem ser aprimoradas por meio de treinamento e educação em negócios e gestão.

Um mestrado em administração de empresas (MBA) é uma rota comum. O curso de MBA envolve um amplo espectro de tópicos relacionados a negócios, incluindo contabilidade, estatística, economia, comunicação, gerenciamento e empreendedorismo.

Outro caminho comum é optar por treinamentos. A FarMelhor, por exemplo, oferece capacitação para todos os seus franqueados, para que cada um deles possa ter a habilidade de gerenciar sua franquia de drogaria corretamente. Os treinamentos são estendidos aos colaboradores das unidades franqueadas para que igualmente tenham padronização e excelência em processos e atendimento.
 

Passo a passo de uma franquia FarMelhor
 

Antes de tudo, é preciso averiguar se você tem o perfil empreendedor que a nossa franquia de drogaria requer:

• Não tomar por impulso a decisão de ter uma franquia de drogaria;

• Gostar de organização e de varejo, já que o franchising é uma junção desses dois pontos;

• Ter disposição para trabalhar e/ou acompanhar diretamente o negócio, além de passar por treinamento;

• Ter iniciativa para fazer melhorias constantes;

• Olhar a loja ‘de dentro para fora’ e de ‘fora para dentro’;

• Cuidar da administração da equipe e da parte interna da unidade, do atendimento ao cliente e do ambiente da loja;

• Desenvolver estratégias para o varejo e capacitar pessoas.

Se você tem as habilidades necessárias ou a vontade de desenvolvê-las, já tem tudo que precisa para investir nesse sonho e ter o seu próprio negócio.

Criada em 2012, a FarMelhor conta hoje com 430 unidades espalhadas por mais de 200 municípios e 25 estados, Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) por 6 anos consecutivos e reconhecimento como uma das melhores franquias para se investir pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ou seja: é um negócio de baixo risco, com plano de negócios estruturado e apoio aos franqueados para que possam formular estratégias assertivas.

Abaixo, algumas vantagens de ser franqueado da FarMelhor,

Equipe de expansão, recebe o candidato interessado em uma unidade, explica todos os processos da franquia – analisa a viabilidade do ponto comercial e faz uma estimativa de investimento inicial.

Equipe de implantação, que orientará o franqueado nos diversos processos até a inauguração da loja – desde a constituição legal da empresa até o evento de inauguração da franquia de drogaria.

Equipe de arquitetura, facilitando para o franqueado o atendimento das demandas relacionadas com arquitetura, projetos e adequações de lojas da franquia em reforma ou em construção.

Equipe de lojas, que ajuda a nova unidade a alcançar os resultados da franquia, com acompanhamento dos diversos pontos envolvidos na gestão.

Equipe comercial, que auxilia nas negociações com indústrias de medicamentos e perfumaria, distribuidores, abastecimento, gestão dos produtos de marca própria, gestão dos processos de elaboração de folheto de ofertas, entre outros.

Equipe de marketing, que é responsável pelo calendário promocional, desenvolvimento de campanhas, artes, gestão de mídias sociais e canais de comunicação da rede e eventos, além de oferecer orientações sobre como desenvolver campanhas regionais.

Equipe de informações, que auxilia o franqueado com a análise e relatórios de dados do mercado e da rede, gestão de produtos, serviços e parcerias estratégicas da rede.

Equipe administrativa, que tem como principais atribuições o contas a pagar e a receber, controle de taxas de franquia, gestão de contratos e captação de pedidos.

Saiba mais sobre as vantagens de ser um franqueado da FarMelhor.