Quase nenhum setor econômico tem passado ileso pela crise causada pela Covid-19, exceto a indústria farmacêutica. Esse mercado tem sobrevivido e, mais que isso, tem sido um grande apoio na batalha contra o vírus. De quebra, para aqueles que investiram nesse setor mesmo em situação de instabilidade ecômomica, foi garantida uma alta rentabilidade. Esses bons resultados também refletem no mercado de franquia de drogaria.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam um crescimento de 3,1% no faturamento das franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Em 2020, o faturamento do segmento foi de R$ 35,276 bilhões e o número de unidades subiu 0,4%.

Além do aumento nos cuidados pessoais durante a pandemia, um dos principais motivos que reforçam esse resultado é a comercialização de produtos de primeira necessidade para as pessoas. Somado a isso está o aumento da expectativa de vida da população brasileira e o crescimento das doenças crônicas, que acabam refletindo em mais uso de medicamentos contínuos.

Além disso, o ramo de drogarias como um todo tem mudado o conceito nos pontos de vendas, deixando de ser apenas um local que vende remédios, mas também produtos de higiene, beleza e bem-estar, proporcionando uma experiência diferenciada para o consumidor.
 

Modelo de negócio estruturado
 

A pandemia também contribuiu para que muitas pessoas com o sonho de empreender finalmente tirassem esse projeto do papel. O investimento em franquias passou a ser uma opção interessante.

Segundo o presidente da ABF, André Friedheim, em um período de 10 anos, cerca de 75% dos negócios independentes fecham, no entanto em franquias, esse número cai para 10%. Mas por que?

Porque ao optar por uma franquia, o investidor já tem um modelo de negócio estruturado e de sucesso. No caso de uma franquia de farmácia, o processo burocrático, que é bastante complexo, já vem pronto, afinal, o plano de negócio já existe e está em pleno funcionamento.

Além do plano, toda a estrutura de uma farmácia é disponibilizada pela franqueadora que ainda entrega serviços de marketing, consultoria, suporte de compras, vendas e gestão. Desta forma, o empresário dá andamento em um negócio que já funciona, diminuindo os riscos de prejuízo financeiro.
 

Segurança e credibilidade no mercado
 

Como já falamos anteriormente, a pandemia do Coronavírus foi responsável pelo fim de muitos negócios. Em tempos de crise, empreender exige ainda mais, por isso é tão importante investir em um negócio assertivo que dará mais segurança.

As franquias são excelentes modelos por oferecerem todo o suporte para o franqueado, dando auxílio em todas as etapas que vão desde a abertura, passando pelo modelo de gestão, até o funcionamento pleno. Em tempos de crise, o suporte é ainda mais necessário.

Sem contar a credibilidade de se ter um negócio com uma marca já conhecida e consolidada no mercado. As vantagens competitivas se tornam mais reais, uma vez que os produtos e serviços já foram testados no mercado.
 

Outros fatores que contribuem para o fortalecimento do setor diante da crise
 

Mercado promissor – O mercado farmacêutico é um dos mais promissores para se investir, independente do modelo de negócio. Só para se ter uma ideia, o ramo cresceu 13,6% de janeiro a outubro de 2020, segundo dados da IQVIA, que auditora o setor.

O volume movimentado pelo setor foi de R$ 113,02 bilhões. A venda de suplementos, vitaminas, relaxantes e antidepressivos foi o destaque nos primeiros dez meses do ano e está diretamente relacionada ao momento vivido pela população devido à pandemia do Coronavírus.

Nas unidades associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), o aumento nos primeiros dez meses do ano foi de 22,95%, e o faturamento de R$ 13,55 bilhões.

Vivendo mais – Paralelo a isso está o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa média de vida para quem nasceu em 2020 é de 76,7 anos.

Atualmente, pessoas com 60 anos ou mais têm se tornado um nicho bastante atrativo para o setor farmacêutico por se mostrarem mais ativas e empoderadas. Sem contar que é o público que concentra maior renda mensal entre o total de ocupados no Brasil. Ele corresponde a cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Doenças crônicas – Assim como a longevidade tem aumentado, as doenças crônicas também crescem no Brasil. A partir dos 65 anos, pessoas já manifestam, pelo menos, quatro doenças crônicas como hipertensão e diabetes, segundo o panorama traçado pela IQVIA. Esse número pode chegar a seis doenças depois dos 75 anos. Mais de 42% das pessoas com mais de 60 anos tomam, em média, mais que cinco medicamentos por dia.

Isso favorece o mercado farmacêutico, que pode pensar em produtos e serviços que tenham o foco no controle e prevenção dessas doenças.

Quer saber mais benefícios em investir em uma franquia de farmácia? Então leia este artigo:“Benefícios de se adquirir uma franquia de drogaria”

Gostou do artigo? Acesse este link e saiba mais sobre os benefícios de ser um franqueado da FarMelhor, uma rede de farmácias espalhadas em 12 estados do Brasil.