Se está pensando em empreender e quer saber mais sobre franquia de drogaria, está no lugar certo! Ao longo deste artigo vamos mostrar os benefícios de se optar por este modelo de negócio.

Começando com o que mais importa: é um mercado promissor? Com certeza! E os números não nos deixam mentir: o crescimento do faturamento das drogarias foi de 11,16% na comparação entre julho de 2020 e o mesmo período do ano anterior.

Nas unidades de farmácias associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) – o número foi ainda maior: 19,9%. Portanto, é um mercado bastante promissor mesmo em tempos de pandemia, onde tantos negócios precisaram fechar as portas.


Por que os números são tão positivos?

 


Um dos principais motivos é que as drogarias comercializam produtos de primeira necessidade para as pessoas. Aliado a isso, está o envelhecimento da população, ou seja, a maioria dos idosos precisam de medicamentos contínuos.

Além disso, as farmácias têm mudado seu conceito nos pontos de vendas, não sendo mais somente um local que vende remédios, mas também produtos de higiene,  beleza e bem-estar, proporcionando uma experiência diferenciada para o consumidor.
 

Conheça as vantagens de se investir em uma franquia de drogaria


O processo burocrático para abrir qualquer negócio é bastante desgastante e complexo. Somado a isso, existe a preocupação de se pensar na construção da marca para passar confiança e credibilidade ao cliente, além de desenvolver um plano de negócio que gere retorno e lucros para o empreendedor.

Ao optar por uma franquia de drogaria, todos esses aspectos deixam de ser a preocupação do empresário, uma vez que ele investirá em um negócio que já tem seu plano e está em pleno andamento.
 

Não se preocupe em como montar uma drogaria


Toda a estrutura é disponibilizada pela franqueadora, que ainda oferece serviços como marketing, consultoria, suporte de compras e vendas e gestão. Além de produtos e parcerias exclusivas, a exemplo de cartão de crédito private label e programas de fidelização.

Ou seja: você vai dar andamento a um negócio que já funciona, diminuindo os riscos de prejuízo financeiro.
 

Facilidade com os fornecedores


Ao optar por criar uma farmácia sozinho, o empreendedor precisa negociar preços com os fornecedores para facilitar a execução dos seus serviços, porém, leva um tempo até ganhar a credibilidade de todos.

Com uma franquia de drogarias, isso não é um problema. Esse contato é mais fácil, uma vez que o empreendedor investiu em uma marca já conhecida no mercado. Além de todo o suporte dado pela franqueadora, o franqueado tem caminhos mais rápidos para contatar os fornecedores certos (muitos homologados e/ou parceiros) e ter a drogaria abastecida.
 

Outras vantagens de se investir em uma franquia
 

Mais segurança

A pandemia do Coronavirus foi responsável pelo fechamento de muitos negócios, por isso, em tempos de crise, é fundamental empreender em um negócio assertivo que dê mais segurança para o empreendedor.

Neste ponto, as franquias são um modelo de negócio ideal, já que, em sua maioria, oferecem todo o suporte necessário para o franqueado, auxiliando o empreendedor desde a abertura, passando pelo gerenciamento e indo até o funcionamento.

Além disso, traz mais credibilidade começar um negócio com uma marca já conhecida e consolidada no mercado. Com isso, o franqueado tem a possibilidade de aproveitar as vantagens competitivas da sua franquia, uma vez que os produtos ou serviços já foram testados no mercado.
 

Mais sucesso


Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
, as chances de um franqueado ter sucesso em seu negócio optando por uma franquia já formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta o seu negócio sozinha.

Isso ocorre porque o franqueador já possui uma rede própria de distribuição, sendo que a marca já é fortalecida no mercado. Isso sem contar que o empreendedor recebe treinamento e orientação adequados, uma vez que a franquia zela pela sua marca e crescimento da rede.
 

Menos riscos


O pequeno empreendedor não tem tempo e habilidade para prever fatos políticos-sociais e econômicos que possam afetar o seu empreendimento. Quando se tem um plano de negócio, algo muito comum em sistemas de franquia, os riscos financeiros diminuem.

A FarMelhor, por exemplo, oferece um plano de negócio estruturado, com suporte em todas as etapas da sua drogaria, como:

– equipe de implantação;

– equipe de arquitetura;

– equipe de lojas;

– equipe comercial;

– equipe de marketing;

– equipe de informações;

– equipe administrativa;

– orientações diversas

Portanto, fica claro que o retorno é certo quando o empreendedor opta por um modelo de franquia de drogaria. Vale lembrar que boa parte das obrigatoriedades e toda a burocracia para a abertura se tornam menos complexas, uma vez que as franqueadoras oferecem treinamentos e orientação durante toda a operação.

Quer saber mais sobre franquia de drogaria? Leia o nosso artigo: Investir em uma franquia de drogaria: o que você precisa saber antes

Gostou do artigo? Acesse este link e saiba mais sobre os benefícios de ser um franqueado da FarMelhor, uma rede de drogarias distribuídas em 24  estados do Brasil.