Embora muitas pessoas achem que farmácia e drogaria são a mesma coisa, os dois tipos de estabelecimentos são bem diferentes! Entenda mais sobre cada uma acompanhando o artigo.

De uma forma geral, ambos os estabelecimentos são definidos pelo mesmo Decreto, nº 74.170/74, como locais de “dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais”.
 

Em resumo…
 

O decreto afirma que os dois estabelecimentos oferecem medicamentos, mas é a lei nº 13.021/14 que define a diferenciação específica de cada serviço.

Em resumo, de acordo com o Guia da Farmácia:

“As farmácias poderão desenvolver atividades mais amplas, como manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. Além disso, compreendem o fornecimento destes ao consumidor, bem como o atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica”.

Ou seja: as drogarias são estabelecimentos que realizam somente o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais. Na drogaria não existe manipulação de medicamentos.

Já na farmácia, além das funções oferecidas na drogaria, ocorre também a manipulação de medicamentos – sendo assim necessário um laboratório adequado para preparar as fórmulas receitadas.

A farmácia e a drogaria também apresentam algumas semelhanças. Em ambas, é obrigatória a presença de um farmacêutico inscrito no Conselho Regional de Farmácia durante o horário de funcionamento nos dois estabelecimentos.

Além disso, as duas precisam da autorização e licenciamento da vigilância sanitária local, como apresentados no artigo 2º da RDC 44/09.

Ambas têm permissão para oferecer serviços como atenção farmacêutica domiciliar, aferição da pressão arterial, aferição de parâmetros bioquímicos, administração de medicamentos, colocação de brincos, entre outros.
 

Diferentes perfis das drogarias
 

No caso das drogarias, que são a maior parte dos estabelecimentos que as pessoas estão acostumadas a frequentar e chamar, comumente, de farmácia, há diferentes perfis: o popular e o tradicional. Principalmente para quem quer investir nesse setor, é importante entender um pouco dessas diferenças:

Perfil popular: preços reduzidos, priorizando medicamentos genéricos e similares (porém com menos diversidade). Atendimento com horário reduzido. O intuito desses estabelecimentos é criar uma referência de economia ao consumidor, uma opção mais em conta.

Perfil tradicional: priorizam a qualidade do atendimento e da prestação de serviços. Isso não quer dizer preços elevados, mas sim uma maior diversidade que vai desde os genéricos até produtos de higiene, beleza e perfumaria que atendem a diferentes necessidades. Esse modelo trabalha com horários mais extensos.
 

Quer investir nesse setor?
 

Então saiba que as drogarias não param de crescer! Atualmente, o setor farmacêutico é um tipo de negócio que cresce mesmo em períodos que a economia não vai tão bem. O ano de 2020 foi bastante atípico por conta da pandemia de Covid-19, provocando uma crise econômica sem precedentes, porém, o mercado de varejo farmacêutico apresentou um crescimento de 15,6% no faturamento, se comparado com o ano anterior.

Um dos principais motivos é que as drogarias comercializam produtos de primeira necessidade para as pessoas. Aliado a isso está o envelhecimento da população, ou seja, o crescimento do público que mais consome medicamentos.

Além disso, esses estabelecimentos têm mudado seu conceito nos pontos de vendas, não sendo mais somente um local que vende remédios, mas também produtos de higiene,  beleza e bem-estar, proporcionando uma experiência diferenciada para o consumidor.

O varejo farmacêutico no Brasil oferece uma variedade de oportunidades de modelos de negócios para quem quer empreender. É possível se basear em grandes redes de drogarias, em redes associativistas, manipulação, em farmácias independentes, em franquias e até em estabelecimentos cujo foco é a venda online.

Confira, no artigo, “5 motivos para se investir em uma drogaria
 

Franquias farmacêuticas
 

Franquias de drogarias são uma excelente opção de negócio para quem busca investir em um setor em crescimento frequente e com riscos menores.

Além disso, a franquia pode ser uma boa opção para quem está começando no ramo, afinal, o processo burocrático de abertura de negócios é desgastante e complexo. Existe também a preocupação da marca em passar credibilidade e confiança ao cliente, além de desenvolver um plano de negócio que gere retorno e lucro.

Ao investir em uma drogaria que seja um modelo de franquia, todos esses aspectos deixam de ser preocupação do empresário, afinal, ele está entrando em um negócio que já tem seu plano em andamento.

A FarMelhor, por exemplo, oferece um plano de negócio estruturado, com suporte em todas as etapas da sua drogaria, como:

– equipe de implantação;

– equipe de arquitetura;

– equipe de lojas;

– equipe comercial;

– equipe de marketing;

– equipe de informações;

– equipe administrativa;

– orientações diversas

Quer saber mais sobre franquia de drogaria? Leia o nosso artigo: Investir em uma franquia de drogaria: o que você precisa saber antes.

Gostou do artigo? Acesse este link e saiba mais sobre os benefícios de ser um franqueado da FarMelhor, uma rede de drogarias distribuídas em 25 estados do Brasil.