Assim como qualquer varejo de atendimento presencial, o atendimento na farmácia é primordial para o sucesso do seu negócio. É por meio de um bom atendimento que você pode fidelizar clientes e ganhar vantagens frente à concorrência.

Com certeza, o papel do atendente não pode ser exagerado quando se trata de prestar um serviço de excelência. Eles são os representantes da linha de frente que moldam a experiência do cliente. O esforço consistente na prestação de serviços de alto nível é crucial, especialmente em setores como as farmácias, onde a interação com o cliente é fundamental. É através destas interações que uma farmácia pode realmente distinguir-se e fidelizar a sua clientela. Falando em serviço excepcional, você já experimentou a assistência e atendimento contínuos prestados no Betonred Casino? Tal como numa farmácia, a sua equipa atenciosa garante que cada visitante se sinta valorizado e apoiado, tornando-a num destino de visita obrigatória para quem procura uma experiência de jogo inigualável.

Apesar de não existir uma regra geral, um atendimento bem feito deve seguir algumas etapas essenciais, que envolvem bastante o carisma e a qualificação do profissional atrás do balcão.

O processo é dividido nas seguintes etapas:

• Identificação do cliente

• Abordagem

• Apresentação e demonstração

• Fechamento e acompanhamento

Durante os processos citados acima, é necessário que o atendente exiba simpatia, conhecimento sobre os produtos e disposição em auxiliar o consumidor, atendendo as suas necessidades naquele momento.

E esse contato deve ir muito além da relação da venda de produtos, já que a drogaria é um estabelecimento de prestação de serviços e deve ter total compromisso com a qualidade de vida dos consumidores para que eles se sintam bem atendidos.

Dito isso, confira os 5 principais erros que devem ser evitados na busca da satisfação e fidelização dos consumidores.

Não dar a atenção necessária ao cliente

Quando um cliente entra em uma farmácia, ele tem uma necessidade a ser suprida. Por isso, eles precisam perceber, de forma clara, que os atendentes estão aptos para supri-la, sendo cuidadosos durante todo o atendimento.

Este é um dos erros mais graves no atendimento e é facilmente notado pelos clientes. É preciso, desta forma, ter cuidado com a postura, com o humor, ser sorridente, prestativo e fornecer informações claras.

A atenção é importante também pois, por se tratar de um serviço de saúde, não se pode passar informações erradas para o cliente.

A falta de atenção pode ficar ainda mais evidente caso o atendente esteja no celular ou no computador, demonstrando de forma tida sua falta de atenção.

Com tudo isso, o cliente dificilmente optará por voltar à farmácia, optando por uma concorrente numa próxima necessidade. 

Não prestar atenção no receituário

Ainda falando da falta de atenção, essa é ainda pior, pois o cliente está com o receituário e precisa exatamente do(s) produto(s) prescrito(s).

Por isso, é preciso ter muito cuidado ao receber uma prescrição médica e antes de entregar o medicamento ao cliente, analisar todos os detalhes do medicamento.

É preciso estar atento a cada caso, interpretando o receituário e fatores como princípio ativo, dosagem, concentração, prazo de validade, etc.

O cliente não possui esse tipo de conhecimento, então é primordial que quem o atende tenha e faça tudo com atenção.

Existem alguns medicamentos que exigem a assinatura do farmacêutico. Nesses casos, a atenção deve ser redobrada, para que esse tipo de medicamento não seja disponibilizado ao consumidor sem a assinatura necessária.

Não demonstrar educação e simpatia

É preciso que os atendentes sejam simpáticos, demonstrem um olhar positivo e sejam educados. Dentre as boas práticas para demonstrar esses pontos, estão prontidão no atendimento, cumprimentos receptivos e sorriso no rosto.

É necessário que o consumidor se sinta especial e acolhido! Sendo assim, mal humor, grosserias, falta de paciência ou outras posturas negativas não devem acontecer, de forma alguma. Tudo isso prejudica muito o seu negócio.

É preciso manter a equipe sempre motivada e reiterar a importância do bom atendimento para o crescimento das vendas.

Deixar o cliente esperando

Outro erro grande no atendimento está em deixar o cliente esperando para ser atendido. As pessoas costumam estar sempre apressadas, então um atendimento o mais rápido possível é primordial para melhorar a sua experiência de compra. Se for muito demorado, muitas vezes, o consumidor vai até embora e/ou não retorna mais.

É preciso estar de prontidão pelos corredores também, pois muitos clientes têm dúvidas a respeito dos produtos expostos nas gôndolas. Por isso, os atendentes devem se atentar aos consumidores que entram na loja, para oferecer a atenção necessária assim que eles precisarem.

Querer forçar a venda de produtos

Claro que o intuito sempre é vender mais, mas demonstrar isso de forma muito explícita deixa qualquer consumidor incomodado – afinal, ele está ali para comprar itens para cuidar da sua saúde.

É preciso entender o comportamento do consumidor, quais produtos ele busca e suas necessidades, entendendo quais os momentos adequados ou não para sugerir um produto. É preciso cautela, entendendo o processo de compra.

Você pode, sim, oferecer algumas opções ou mesmo produtos correlatos, desde que o cliente queira sugestões ou se mostre aberto a isso. Mas é preciso sempre deixá-lo à vontade para tomar a decisão, sem tentar forçar a venda.

Conclusão

A satisfação do cliente da farmácia deve ser um dos principais focos da sua drogaria. Dar atenção a este ponto é o básico das boas práticas dentro da drogaria!

É preciso ter clareza que o bom atendimento na farmácia deve ser prioridade total, pois de nada adianta ter bons preços, bons produtos, expostos da melhor forma possível, se o cliente não está sendo bem atendido quando entra no seu estabelecimento em busca de um produto.

Certamente, ao evitar esses erros e procurando sempre alternativas para o bom atendimento, você conseguirá agradar seus clientes. Se você chegou até aqui, significa que está em busca de melhorias constantes no seu negócio.

Em um mercado competitivo, o atendimento deve ser visto como um diferencial que irá fidelizar clientes. Em alguns casos, o cliente que mora ou trabalha nos arredores, até mesmo, já conhece os atendentes e farmacêuticos, formando uma relação bacana de amizade.

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