Com um público cada vez mais exigente e a concorrência a todo vapor, sai na frente o gestor que busca diferenciais para o seu negócio. Seja em produtos, atendimento ou investindo em diferentes estratégias na sua farmácia, os empresários do setor farmacêutico devem estar sempre atentos nas melhoras para o seu negócio. Para isso, nada melhor que o marketing!

De nada adianta ter novos produtos ou um serviço atrelado ao atendimento para melhor satisfazer o seu cliente, se ele não fica sabendo dessas iniciativas. As ações em marketing são umas das melhores formas encontradas para que você possa destacar a sua drogaria, aumentar seus rendimentos, ganhar novos clientes e fidelizar os atuais.

Dentre as estratégias atuais, o marketing digital e o marketing de conteúdo ganham bastante destaque nos negócios, mas isso não quer dizer que você não precise investir em marketing off-line tradicional. Ele é tão valioso quanto!

A seguir, vamos listar algumas ações de marketing que são possíveis de serem aplicadas em sua farmácia.
 

Esteja nas redes sociais
 

Em um mundo cada vez mais digital, a empresa que não está nas redes sociais perde uma grande oportunidade de expandir o alcance e o envolvimento com os seus clientes. O Instagram e o Facebook, por exemplo, são ótimas plataformas para divulgar a sua drogaria.

Para se ter uma ideia, o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo que mais de 500 milhões estão na plataforma diariamente, ou seja, boa parte das pessoas usam as redes sociais todos os dias e, não é novidade que, muitas delas utilizam as plataformas para consultar sobre a empresa antes de adquirir um produto ou serviço.

É preciso ter em mente que também é necessário ter estratégias de divulgação nas redes sociais para que o retorno seja positivo. O impulsionamento pago é outra forma que contribuirá para que você atinja um maior número de pessoas da sua região, aumentando a visibilidade do seu negócio.
 

Mantenha um bom relacionamento com o cliente
 

Você sabia que ações de marketing também podem ser aplicadas no relacionamento com o seu cliente? Com pequenas iniciativas, você atrai e fideliza consumidores. Confira algumas ideias:

  • Chame o cliente pelo nome. Isso criará vínculo;
  • Manter este vínculo mesmo depois da venda é muito importante;
  • Através de uma base de dados, você conseguirá manter esse vínculo criado, pois poderá, por exemplo, parabenizar o seu cliente em seu aniversário;
  • Mostrar preocupação pelo problema do cliente é muito importante durante o atendimento;
  • Brindes, promoções e benefícios são ótimas maneiras de manter um bom relacionamento com os seus consumidores!
     

Crie ações para fidelizar seu cliente
 

O marketing é uma ferramenta importante para a gestão de qualquer negócio, ele permite pensar em ações que contribuam para atingir o objetivo desejado, até mesmo a fidelização de clientes.

Os programas de fidelização são grandes trunfos para qualquer tamanho de farmácia, pois permitem oferecer descontos ou outros benefícios que satisfaçam e encantem o cliente. Este tipo de ação é importante, uma vez que fará com que o seu cliente perceba que comprando na sua drogaria, ele sempre será recompensado.

Além disso, você também pode aplicar outras estratégias na sua farmácia para a fidelização, tais como oferecer serviços de delivery e promoções personalizadas.
 

Atente-se na exposição dos produtos
 

O marketing também está presente na exposição dos produtos, afinal, não basta apenas colocá-los na prateleira, mas pensar em uma estratégia para que sejam exibidos ao cliente. Desta forma, além de facilitar a visualização, contribui para despertar o desejo de compra do seu consumidor.

Conhecer o seu público-alvo é primordial neste tipo de ação, pois você saberá o que é mais atraente para ele e com isso investirá em ações como o merchandising, por exemplo, a fim de incentivá-lo a comprar além do que ele pretendia quando entrou em sua farmácia.

Quer saber mais sobre exposição de produtos? Leia este artigo: Você sabe da importância da exposição de produtos dentro da farmácia?


Invista em ferramentas de comunicação
 

Já falamos por aqui o quanto é importante estar na internet e nas redes sociais, mas existem outras ferramentas de comunicação que, aliadas ao marketing de conteúdo, podem contribuir para sua marca estar ainda mais em evidência no ramo que atua.

A produção de conteúdos para blogs, por exemplo, é uma ótima ação para levar informações complementares ao seu cliente. Não é segredo para ninguém que as pessoas buscam por informações relacionadas à saúde na internet, muitas vezes antes mesmo de procurar um médico.

Portanto, é um excelente nicho para produção de textos informativos para serem divulgados no blog e também nas redes sociais, aliando, de maneira sútil, a venda dos seus produtos ou serviços.


As vendas também acontecem no online


As compras online e pedidos por whatsapp cresceram consideravelmente em 2020 por conta da pandemia do Coronavírus. Apesar de o ramo farmacêutico ser considerado essencial, é importante reconhecer que os hábitos do consumidor mudaram. Portanto, comercializar no online é mais do que uma realidade nos dias atuais.

O marketing é um grande alidado para empresas que estão passando por esse processo de vendas no ambiente  digital, permitindo atrelar a produção de conteúdo com as vendas de produtos ou serviços.

Por isso, se você quer se destacar perante a concorrência e ainda atender os consumidores que estão mais exigentes, é preciso pensar em estratégias na farmácia e o marketing é uma ferramenta que vai auxiliar nesse processo.

Como você viu ao longo desse artigo, nem sempre é preciso dispor de grandes investimentos, já que pequenas atitudes contribuem para alavancar o seu negócio.

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