Traçar uma estratégia comercial para a sua farmácia ou drogaria é um dos pontos principais para melhorar o seu faturamento e se destacar frente à concorrência. Nesse sentido, é essencial investir em marketing para o seu negócio, dentre outros aspectos que iremos abordar nesse artigo.
 

Para começar, por que investir em marketing farmacêutico?
 

Porque é somente assim que você vai se mostrar para o seu consumidor. Sem uma estratégia de marketing, você pode demorar para sair do mesmo lugar e crescer o seu negócio.

Embora seja um segmento sujeito a normas e proibições quando o assunto é publicidade, saber como divulgar o seu negócio como um estabelecimento capaz de lidar diretamente com a saúde e bem-estar do consumidor, sempre com responsabilidade e cuidado, é essencial para a sua estratégia comercial.

Dentre as estratégias atuais, destacam-se o marketing digital e marketing de conteúdo, mas as técnicas de marketing offline tradicionais também podem e devem ser utilizadas.

Você pode fazer brindes com sua logomarca, investir em publicidade no seu ponto de venda, promover campanhas e promoções sazonais, realizar demonstração de produtos, dentre outros.

Outro ponto primordial para a sua estratégia comercial é a presença nas redes sociais.
 

Então… Não deixe de estar presente no ambiente online!
 

O Instagram e o Facebook são uma ótima maneira de expandir o alcance de sua empresa e o envolvimento com seus clientes, grandes passos para que a sua estratégia comercial se encaminhe ao sucesso.

Somente o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos. Desse montante de pessoas, mais de 500 milhões estão na plataforma diariamente.

Basicamente, boa parte das pessoas estão diariamente utilizando essas redes sociais. Com a estratégia correta e o impulsionamento pago, você pode atingir um enorme número de pessoas da sua região, aumentando a sua visibilidade de forma significativa.

Nesse sentido, um grande benefício dessas plataformas é que eles oferecem um ambiente onde a criatividade pode ser explorada. Mostre ao público que sua marca tem personalidade, criando sua identidade própria, e se posicione frente ao público.
 

Tenha uma estratégia de precificação
 

Para se ter uma estratégia comercial bem feita, é preciso também pensar muito bem nos preços dos seus produtos. Afinal, esse é o um dos grandes diferenciais frente aos concorrentes.

Custos – comprar bem é fundamental, já que os custos com os produtos são os principais gastos de uma farmácia. Porém, margens maiores para conseguir lucrar não são a melhor estratégia! O ideal é conseguir boas condições comerciais na aquisição de produtos.

Demanda – numa farmácia, a lei da oferta e da procura não se aplica como em outros tipos de negócio. Normalmente, os itens de maior giro na drogaria, conhecidos como Curva A”, são mais baratos. Esses são os produtos que funcionam como chamariz para quem passa em frente à loja. posicionados de forma a fazer com que os clientes entrem na drogaria.

Volume – o volume de compras (sell in) e o de vendas (sell out) são muito importantes para a estratégia de precificação na farmácia. Nesse sentido, é essencial ter um sistema que facilite esse processo e auxilie no controle da administração da drogaria, a fim de analisar melhor os itens que vendem mais e programar as contas, mantendo os estoques sempre abastecidos conforme as necessidades dos consumidores.

Entender o público – que tipo de negócio você trabalha? Modelo popular ou modelo convencional? Traçar a estratégia de precificação na farmácia passa por analisar o público-alvo e o comportamento dos clientes. Sabendo disso, você avalia qual a possibilidade de preços e mix de produtos oferecer.
 

Exponha corretamente os produtos
 

Em uma farmácia, com tantos itens para comercialização, ter um bom mix de produtos por si só não é o suficiente: é preciso deixá-los expostos de maneira organizada para que o cliente possa encontrá-los.

Gerenciamento por categoria: Essa é uma das principais estratégias de exposição de produtos para farmácias, pois facilita a tarefa do consumidor em encontrar aquilo que busca na loja. Para essa estratégia, é necessário investir nos MIPS (Medicamentos Isentos de Prescrição), deixando-os bem expostos em gôndolas bem sinalizadas e destacadas. É muito comum a disposição em prateleiras ou gôndolas dispostas em colunas coloridas, onde cada cor representa um grupo de medicamentos, a exemplo da cor vermelha, com itens  relacionados com dor e febre, como relaxantes, analgésicos, antitérmicos, etc.

Disposição dos produtos: Além da boa sinalização da seção e disposição das embalagens para facilitar a visualização, a disposição dos produtos também é fundamental para garantir uma boa experiência de compra.

  • Acima da cabeçaAqui entram os produtos que representam cerca de 9% das vendas. Posicione produtos de pouca saída.
  • Altura dos olhos: Quando colocados na altura dos olhos, os produtos representam mais de 52% das vendas. Coloque nesta posição aqueles que são mais rentáveis e com maior giro.
  • Altura das mãosLocalização em que o cliente pode pegar nos produtos com maior facilidade. Esta localização representa 26% da venda. Reserve para este espaço produtos que são comprados por impulso.
  • Perto do chãoEsses produtos representam 14% das vendas. São geralmente produtos de baixa saída.
     

Ofereça um bom atendimento
 

O atendimento na farmácia é fundamental para oferecer uma boa experiência de compra ao cliente. A busca por um bom atendimento deve ser constante, afinal, a interação entre cliente e o atendente de farmácia é uma das mais eficientes ferramentas de marketing para este setor!

Apesar de não existir uma regra geral, um atendimento bem feito deve seguir algumas etapas essenciais, que envolvem bastante o carisma e a qualificação do profissional atrás do balcão.

O processo é dividido nas seguintes etapas:

  • Identificação do cliente
  • Abordagem
  • Apresentação e demonstração
  • Fechamento e acompanhamento

Durante os processos citados acima, é necessário que o atendente exiba simpatia, conhecimento sobre os produtos e disposição em auxiliar o consumidor, atendendo às suas necessidades naquele momento. Tudo isso é muito importante para conquistar e fidelizar clientes.

De forma resumida, é preciso ter prontidão no atendimento, cumprimentos receptivos, contato visual, empatia, agilidade e atenção.
 

Se converta em uma franquia
 

Essa é, sem dúvidas, uma das melhores formas de melhorar as possibilidades de crescimento da sua farmácia. São muitos benefícios, especialmente se for uma rede com um volume grande de unidades – o que demonstra um posicionamento já bem estabelecido no mercado.

Por meio de uma franquia, quase todos os aspectos citados acima, como campanhas de marketing, atendimento, disposição dos produtos e precificação, são todos definidos com a ajuda da franqueadora, de forma a conseguir os melhores retornos.

A FarMelhor, por exemplo, conta com centenas de unidades em diferentes municípios. Se você deseja saber mais e deseja converter o seu negócio em uma franquia, converse com um de nossos consultores.