Escolher um bom ponto comercial é o primeiro aspecto de um estabelecimento do varejo. O local onde seu negócio funcionará é primordial e poderá impactar completamente no sucesso do seu empreendimento – seja com resultados positivos ou negativos.

A procura do local onde o comércio funcionará requer muito tempo, trabalho e pesquisa. É preciso se dedicar para entender os mais diversos pontos que implicam nesta escolha.

E ainda antes de tomar a decisão, é preciso procurar por locais que tenham acessibilidade, condições de estacionamento – seja no local ou na região, averiguar número de concorrentes na região, perfil do público, dentre outros tópicos que vamos abordar ao longo deste artigo.

A escolha neste momento é crucial pois, após se estabelecer em um local, o processo, caso deseje se mudar para outro ponto, é complicado e burocrático.

De acordo com o SEBRAE, há algumas perguntas essenciais para se responder antes de abrir um ponto comercial:

  • A loja é acessível aos clientes?
  • O local favorece a venda por impulso? Mesmo sem intenção de compra, os clientes sentem-se estimulados a comprar apenas ao ver o produto?
  • Qual o fluxo de pedestres no local?
  • A área em questão concentra mais atividades comerciais e/ou concorrentes?
  • Estacionamento é necessário?
  • O público-alvo tem acesso garantido à loja?

Como escolher um ponto comercial

Nos próximos tópicos vamos abordar os principais conceitos que você deve levar em consideração para essa importante escolha. Antes de tudo:

Defina o perfil do consumidor

É o primeiro passo! Saiba qual é o perfil do consumidor que deseja alcançar e saiba para onde ele se desloca para consumir.

Analise o fluxo de pedestres

É necessário escolher um local com grande quantidade de pessoas passando a pé, em frente ao local. Quanto mais larga a calçada, melhor.

Ruas com predominância de fluxo de carros

Nesses casos, um bom estacionamento é primordial. Assim, a sua loja deve ser a primeira opção no sentido do fluxo de carros. Uma dica: ruas de mão dupla são melhores do que ruas de mão única. Se tiver um bom fluxo de ônibus no local, significa maior fluxo de pessoas passando em frente ao seu negócio.

Contrato de aluguel

Analise o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel. Certifique-se de que o preço é compatível com sua capacidade de investimento, o prazo de retorno e movimento esperado.

Se atente aos detalhes

Observe aspectos como: facilidade de acesso e visibilidade, volume do tráfego, local para estacionar (importante ter estacionamento próprio ou nas proximidades), nível de ruído, condições de higiene e segurança. Também procure o lado da rua onde há sombra no período da tarde, pois nesse horário o movimento é maior.

Observe a concorrência

Verificar se nas proximidades do ponto onde deseja abrir o negócio existem empresas que vão concorrer diretamente com você ou negócios similares. Isso é importante para o planejamento estratégico do seu ponto de venda.

Análise com a Prefeitura

Solicite uma busca prévia de localização junto à prefeitura para verificar possíveis impedimentos para a montagem do negócio, com base no plano diretor urbano do município.

Compare, compare e compare mais um pouco!

Durante a pesquisa, compare as diferentes opções de pontos comerciais, observando o movimento desses locais em diferentes dias e horários.

Tenha bons vizinhos

Franquias de sucesso, bancos, lojas comerciais de grande movimento são boas opções de vizinhos. O bom local é aquela quadra onde se concentram muitos estabelecimentos de grande movimento.

Há ainda outros cuidados, como:

– Evitar lojas em frente a pontos de ônibus, pois a visibilidade ficará comprometida com a aglomeração;

– Ficar longe de locais que causem sensação de insegurança, como uma praça mal iluminada, por exemplo;

– Tentar não optar por locais nos últimos andares ou em corredores sem saída, pois apresentam pouco movimento;

– Concorrentes sempre existirão, então é necessário buscar um diferencial para o seu negócio que o destaque dos demais;

– Observar o mapa da sua cidade em sua amplitude, detectando as principais necessidades locais;

O que evitar?

Shoppings

Caso não deseje ter um alto investimento, o ideal é evitar shoppings. Dentre as desvantagens são o alto investimento para aquisição, taxa de condomínio alta, cobrança do fundo de promoção, regras de funcionamento e cobrança de estacionamento.

Pontos vizinhos vagos

Ponto fechado por muito tempo. Pontos bons não ficam muito tempo fechados e são de difícil disponibilização.

Recuo de ponto

Especialmente se os vizinhos estiverem avançados. Também evite ladeiras e localização na curva da rua.

Degraus

É essencial ter acessibilidade, então o ideal é um ponto nivelado com a calçada, sem degraus para entrar na loja

Obstáculos que interfiram na visibilidade

Sejam eles camelos, bancas de jornal, árvores, orelhões, placas sinalizadoras de trânsito, dentre outros.

Conclusão

Como já abordado neste artigo, a decisão do ponto comercial irá afetar impactar completamente o sucesso do seu negócio e por isso um planejamento minucioso é necessário. Cada pequeno detalhe pode ser importante no todo!

O ideal é escolher um local com alto fluxo de pessoas, com boa visibilidade, acessibilidade e estacionamento no local ou próximo (por meio de convênios, por exemplo).

Caso a sua empresa seja nova, o ideal é contar com um serviço especializado. No caso de outros modelos, como por exemplo franquias, é fundamental verificar antes se o franqueador oferece um bom suporte neste momento crucial do negócio.

Algumas franquias, como é o caso da FarMelhor, franquia de farmácia presente em mais de 260 pontos no Brasil, oferece serviços de geomarketing, com todo um suporte que auxilia na escolha e/ou na decisão de contratação de um ponto comercial para a sua franquia, garantindo sucesso a longo prazo no negócio.

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