Toda crise gera uma necessidade que, vista de forma positiva, pode virar uma oportunidade, principalmente para aqueles que têm um perfil empreendedor. Empreender na crise foi o que muitas pessoas passaram a fazer com a chegada da pandemia do coronavírus, que virou o mundo de cabeça para baixo.

O efeito surpresa e a falta de preparação para lidar com todos os desafios do vírus prejudicaram o funcionamento de diversas empresas. Muitas pessoas perderam o emprego e mergulharam de vez no universo do empreendedorismo. Segundo dados do Portal do Empreendedor, em 2020 o país fechou o ano com o maior número de empreendedores na sua história, registrando um crescimento de 13,23%.

Porém, é importante lembrar que se o objetivo é empreender, o melhor caminho é buscar por investimentos seguros e com garantia de rentabilidade. Fazer uma análise do mercado e descobrir quais segmentos têm se mantido mesmo diante de cenários tão desafiadores pode ser o ponto de partida.
 

Indústria farmacêutica se mantém durante a crise
 

Todos sabemos que quase nenhum setor econômico conseguiu passar ileso pela crise do coronavírus, mas a indústria farmacêutica é uma das exceções que tem sobrevivido e, mais que isso, tem sido apoio na batalha contra o vírus. De quebra, o setor garantiu uma alta rentabilidade. Esses bons resultados também refletem no mercado de franquia de farmácia.

Além do aumento nos cuidados pessoais durante a pandemia, um dos principais motivos que reforçam esse resultado é a comercialização de produtos de primeira necessidade para as pessoas. Somado a isso está o aumento da expectativa de vida da população brasileira e o crescimento das doenças crônicas, que consequentemente aumentam a procura por medicamentos contínuos.

Além disso, o ramo de drogarias como um todo tem mudado o conceito nos pontos de vendas, deixando de ser apenas um local que vende remédios, mas também produtos de higiene, beleza e bem-estar, proporcionando uma experiência diferenciada para o consumidor.
 

Mercado de franquias tem contribuído para os bons resultados
 

O mercado de franquias tem contribuído para esses índices, uma vez que o setor tem se mantido, mesmo diante da pandemia, que impactou diversos setores econômicos. O setor apresentou recuperação no segundo trimestre deste ano, mantendo sua trajetória rumo a níveis pré-pandemia, conforme dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A perspectiva do setor é uma recuperação robusta e uma expansão de até 8% ao final deste ano.

Outro dado da ABF mostra crescimento de 3,1% no faturamento de franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Em 2020, o faturamento do segmento foi de R$ 35,276 bilhões e o número de unidades subiu 0,4%.
 

FarMelhor cresce acima da média durante a pandemia
 

A Rede de Drogarias FarMelhor teve um crescimento acima da média ao longo desses quase dois anos de pandemia, reforçando a confiança de aderir à franquia FarMelhor.

Só para se ter uma ideia, o varejo farmacêutico teve crescimento médio de 7,13% em faturamento, segundo o IQVIA, ficando estagnado em números de lojas. No mesmo período, a FarMelhor teve um crescimento de 12,2% em faturamento, praticamente o dobro em relação aos concorrentes que fecharam em 6,8% de crescimento.

Embora a Rede de Drogarias FarMelhor reserve bons números, as vantagens de aderir auma franquia vão muito além. É fato que abrir um negócio é desgastante por conta de todo o processo ser muito burocrático.

Ao optar por um modelo de franquia para drogaria, esses aspectos não são mais uma preocupação, já que você ingressará em um negócio que já tem seu plano em andamento, além de receber todo o suporte de marketing, consultoria, compras, vendas e gestão.

Sem falar que ter uma franquia também facilita a negociação de preços com fornecedores, uma vez que a marca já tem uma reputação, ajudando a otimizar todo o processo.

A FarMelhor, por exemplo, oferece um plano de negócio estruturado com suporte em todas as etapas da sua drogaria, como:

– equipe de implantação

– equipe de arquitetura

– equipe de lojas

– equipe comercial

– equipe de marketing

– equipe de informações

– equipe administrativa

É importante também que a franqueadora seja bem estruturada e possua um número expressivo de unidades abertas, pois demonstra experiência e qualidade do negócio. A FarMelhor tem atualmente mais de 400 unidades espalhadas por todo o país.
 

Mais dicas para empreender na crise
 

O mercado de trabalho nunca ficará saturado, e empreender na crise realmente pode ser uma ótima opção, mas para isso, não há espaço para conformidades. O cenário é bastante competitivo e, para se destacar, é preciso fazer a diferença.

Veia empreendedora: um bom empreendedor é um inconformado natural, que não se acomoda, e mesmo com dificuldades, busca resolvê-las sem deixar se cair. Olhe para o mercado, veja as demandas e analise o que você pode oferecer de inovador e que, de alguma forma, agregue valor.

Tenha um contador: abrir um negócio envolve gastos, e diante de tantas decisões financeiras a serem tomadas, ter um bom contador é primordial. Ele é o profissional de gestão mais próximo de um empreendedor. Suas experiências e conhecimentos são fundamentais para conduzí-lo nessa jornada.

Escolha uma atividade: as atividades econômicas que podem ser exercidas no Brasil são categorizadas no Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). É importante saber em qual dessas categorias o seu negócio se enquadra e cada uma tem um tipo de tributação diferente.

Gostou do artigo? Acesse este link e saiba mais sobre os benefícios de ser um franqueado da FarMelhor, uma rede de farmácias espalhadas em 25 estados do Brasil.