Empreender em um negócio próprio é o sonho de muita gente. É o seu também? Muita gente decide ir em busca de uma transição na carreira, deixando a CLT para trás para ser o dono do seu próprio negócio.

No Brasil, somente em 2018, eram mais de 52 milhões de brasileiros envolvidos em alguma atividade empreendedora, de acordo com o SEBRAE.

Em momentos de crise e desemprego, o empreendedorismo também cresce. É preciso enxergar oportunidades mesmo nos momentos mais difíceis.

E a partir daí surge o desafio e a grande questão: como ser um empreendedor de sucesso começando do zero?
Nos próximos parágrafos vamos abordar algumas dicas de como iniciar esse processo de transição de carreira.

Continue lendo para saber como começar a empreender do zero.

Antes de empreender, tenha um plano de negócio

Antes de tudo, é primordial elaborar um plano de negócios. Por meio dele, você irá organizar todas as ideias e definir os objetivos do seu negócio.

Ele inclui etapas como análise de mercado, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro, análise de cenários e análise estratégica.

Defina um modelo de negócio

Dentro da elaboração do plano de negócio, é primordial é definir qual será o modelo do seu negócio. Uma de suas ferramentas é o método Canvas, uma tabela que facilita a visualização fundamental dos pontos fundamentais de um plano de negócios.

Existem uma série de modelos de negócio, como market places, economia colaborativa, venda direta, business to business, dentre outros. 

Um dos mais tradicionais é o modelo de franquias. Bem consolidadas, as franquias oferecem o direito de uso de marca para a distribuição e comercialização de produtos e/ou serviços. Costumam ser uma das opções mais viáveis para quem deseja investir em um nicho novo e desconhecido, por ser um modelo testado e comprovado.

Se você está pensando em empreender do zero, as franquias são uma ótima opção. A Rede de Drogarias FarMelhor funciona sob esse modelo. Um dos maiores diferencias da rede é criar para cada franqueado um plano de negócios sob medida, com apoio e suporte técnico altamente especializados. Para saber mais como ser um franqueado e investir no seu próprio negócio, clique aqui

Faça a análise SWOT

Também dentro do plano de negócio, a análise SWOT é primordial antes de iniciar qualquer negócio. É importante realizá-lo tanto no início, como também no processo de reestruturação e otimização do negócio.

A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por meio dessa análise, você planeja de forma estratégica todas essas questões relacionadas ao seu negócio, levando em considerações os ambientes internos e externos.

Defina seus objetivos e metas

É muito importante que você defina quais são os objetivos do negócio que você deseja criar. Assim, você poderá traçar de forma clara quais os passos precisam ser dados para chegar onde almeja. Esses objetivos são, basicamente, a razão de existir de qualquer negócio.

Também é válido definir metas de qualidade e atendimento, para oferecer um serviço diferenciado e que te permitirá, pouco a pouco, melhorar sua produtividade e lucratividade.

Estabeleça metas justas e possíveis, especialmente no início, e vá aumentando conforme sua empresa cresce.

Planejamento financeiro

A falta de planejamento financeiro antes da abertura e durante o funcionamento da empresa é um dos principais motivos que muitos negócios não vão para a frente.

Por meio do plano de negócios, que citamos mais acima, esse planejamento financeiro é feito. Assim, você entende bem o seu mercado e concorrência, bem como estuda os preços dos seus produtos/serviços, calcula valores como aluguel, salário dos funcionários, ações de marketing, dentre outros.

Sem esse planejamento, seu negócio corre sérios riscos de falir ou de se endividar demais.

Conheça seu público de verdade!

Para iniciar o seu negócio, é primordial saber quem é o seu público. Mais do que apenas saber quem de forma rasa quem é o seu público-alvo, é necessário investir em outras técnicas que traçam exatamente o perfil detalhado do consumidor, analisando quais são suas objeções e suas principais necessidades.

Esse é o chamado estudo de personas, que te dá uma visão muito mais específica do seu público e de como a sua empresa pode ajudá-los.

Por meio dele, você ainda entende as objeções de compra dos diferentes perfis, entende seus desafios diários e descobre os melhores argumentos de venda para cada perfil.

Invista em marketing 

Investir em marketing é uma das melhores formas de destacar a sua empresa, aumentar seus lucros, angariar novos clientes e fidelizar os atuais.

Para uma empresa que está no início, as várias estratégias de marketing irão ajudar na divulgação e apresentação da sua marca.

Dentre as estratégias atuais, é possível destacar possibilidades como marketing digital e marketing de conteúdo, mas as técnicas de marketing offline tradicionais também podem e devem ser utilizadas.

Estar presente na internet é também, hoje, uma das principais formas de ser encontrado e estar presente no dia a dia do consumidor.

Existem várias estratégias que fideliza esses consumidores, aumentando a reincidência de compra.

Por fim, ofereça produtos e/ou serviços de qualidade

E, é claro, ofereça um produto e/ou serviço de qualidade. Em um cenário de aumento da concorrência, é fundamental que você esteja sempre atento a oferecer o melhor ao consumidor e invista em melhorias contínuas.

Para isso, é válido investir em pesquisa de mercado e pesquisa de satisfação com os clientes, a fim de aprimorar aquilo que você entrega.

Gostou das dicas? No nosso blog você pode conferir outras informações para quem deseja empreender. Você também pode saber mais sobre as facilidades de ser um franqueado de farmácia, um dos modelos de negócio mais tradicionais e rentáveis, que cresce mesmo em meio à crise.