Se você busca diversificação de investimentos, saiba que empreender em um negócio como uma franquia garante altas chances de crescimento e rentabilidade a baixo risco.

Provavelmente, ao desejar diversificar seus investimentos, você busca proteger sua carteira e diminuir os riscos. Mas ao optar pelo investimento certo, você pode ter ainda mais rentabilidade, ainda mais se souber escolher onde irá aplicar o seu dinheiro.

É imprescindível que o investidor busque sempre conhecer um pouco mais sobre o mercado e sobre as opções de investimentos que tem à sua disposição antes de tomar uma decisão sobre onde investir.

Nesse artigo, vamos falar exclusivamente sobre as franquias e sobre o mercado de farmácias. Acompanhe e descubra uma nova opção lucrativa para quem procura a diversificação de investimentos!
 

Mercado de franquias
 

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 48,4% no segundo trimestre de 2021, atingindo um faturamento de R$ 41,1 bilhões.

Ao comparar o último semestre com o primeiro de 2021, o franchising brasileiro cresceu 3,2%. Ao analisar o acumulado dos últimos 12 meses, considerando o terceiro semestre de 2020 e o terceiro semestre de 2021, o crescimento foi de 4,4%.

Com isso, o setor mostrou crescimento mesmo em um tempo de instabilidade, em que muitos setores ou estagnaram ou sofreram recessão.

Outro ponto importante de se analisar é a quantidade de franquias que abriram e a quantidade que fecharam, mesmo no momento de dificuldade proporcionado pela pandemia e os fechamentos de comércios que ainda eram comuns em 2021.

No segundo trimestre do ano, o setor teve um saldo positivo de 2,2% nesse sentido. Foram 3,9% unidades abertas e 1,7% fechadas.

No mesmo período no ano anterior, o saldo foi de -3,2%. Ou seja: 2021 trouxe recuperação ao setor. Para 2022, a previsão é ainda mais otimista. Tudo isso faz desse setor uma ótima oportunidade de diversificação de investimentos.
 

E por que investir em uma franquia?
 

Especialmente por conta dos baixos riscos e segurança! Ao comprar o direito de usar a marca, o investidor garante difusão no mercado, já que a boa reputação já acompanha o nome da empresa, bem como um plano de negócios estabelecido e estruturado, além de identidade visual, linguagem, valores, entre outras vantagens.

Além disso, as chances de um empreendedor ter sucesso em seu negócio optando por uma franquia já formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta o negócio sozinha, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Afinal, a franquia zela pela sua marca e pelo crescimento da rede.

Com um plano de negócios bem estruturado, o empreendedor corre menos riscos caso ocorram fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o empreendimento.

Por fim, o franqueado pode seguir um modelo de gestão pronto, com suporte e treinamentos de equipe. Ou seja, todas essas vantagens garantem um investimento mais seguro e planejado para quem tem a diversificação de investimentos em mente.
 

E por que uma franquia de farmácia?
 

Porque é um negócio que se mantém em alta mesmo em momentos de crise.

Depois da chegada do vírus, a indústria farmacêutica continuou atuando como serviço essencial, já que as pessoas precisavam se medicar ainda mais devido à situação pandêmica. Além disso, as farmácias também prestaram um apoio ao oferecer os medicamentos necessários para o tratamento de sintomas da Covid-19, assim como os testes rápidos.

Só para se ter uma ideia, em 2020, o mercado de varejo farmacêutico registrou crescimento de 15,6% no faturamento se comparado com o ano anterior, chegando a R$ 139,37 bilhões contra R$ 120,54 bilhões em 2019. Os dados são da IQVIA.

Mas mesmo nesse cenário pós-pandemia, o mercado de saúde e bem-estar segue em alta, especialmente por dois motivos: o aumento da longevidade e o aumento da preocupação com o próprio corpo, alimentação e uma vida mais saudável.

Também vivemos um aumento de doenças crônicas, que contribuem com que o mercado de farmácias permaneça como opções de negócios em alta. Medicamentos para controlar a diabetes, a hipertensão e outras patologias têm se tornado ainda mais essenciais nos cuidados com a saúde. No Brasil, por exemplo, eles representam a maior fatia de gastos, sendo responsáveis por 42% do consumo das famílias.

Paralelo a isso, as drogarias têm sofrido mudanças ao longo dos anos tais como a possibilidade de expansão do portfólio de produtos para artigos de higiene, perfumaria, cosméticos e produtos de conveniência, além da ampliação da atuação dos farmacêuticos, o que, inclusive, já viabilizou o surgimento de megastores, com faturamentos mensais expressivos.
 

Conheça a FarMelhor
 

Criada em 2012, a FarMelhor conta hoje com 423 unidades espalhadas por 204 municípios e 25 estados, Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) por 5 anos consecutivos e reconhecimento como uma das melhores franquias para se investir pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Com um eficiente modelo de gestão farmacêutica, bem como pela sua estrutura de atendimento aos franqueados, com um modelo que utiliza fortemente a tecnologia, parcerias, relacionamento e marketing como ferramentas de alavancagem de vendas, a FarMelhor se tornou uma avançada opção para drogarias independentes, bem como para investidores que estão ingressando no segmento.

Uma de suas missões é disseminar junto aos franqueados e equipe uma formatação de operação com foco nas boas práticas, incremento de vendas e resultado financeiro satisfatório à sobrevivência e crescimento das unidades.

A previsão para 2022 é de que a rede FarMelhor alcance o seu primeiro bilhão de faturamento. Tal movimento se iniciou já na pandemia, onde a marca atingiu um incrível percentual de crescimento de 27% de faturamento em 2020 em relação aos números de 2019.

Gostou do artigo? Acesse este link e saiba mais sobre os benefícios de ser um franqueado da FarMelhor.