Ser dono do próprio negócio faz parte dos seus sonhos? Então este artigo é para você. E acredite, você não está sozinho nessa. Dados do Portal do Empreendedor mostram que em 2020 o país fechou o ano com o maior número de empreendedores na sua história, registrando um crescimento de 13,23%. 

Esse número foi alavancado justamente por conta da crise sanitária instalada no país devido à pandemia da Covid-19 no qual muitas pessoas perderam seus empregos e decidiram fazer da necessidade uma oportunidade.

Porém, empreender não deixa de ser um grande desafio, ainda mais para empreendedores de primeira viagem, afinal, a tomada de decisões pode ser equivocada e acabar prejudicando todo o investimento feito até o momento. Portanto, para ajudar, listamos algumas dicas que todo iniciante deve saber antes de abrir o próprio negócio.
 

Conheça o mercado onde pretende atuar
 

O seu dinheiro não pode ser investido em um mercado que está indo de mal a pior. A pandemia da Covid-19 deixou rastros devastadores em muitos setores que até agora não conseguiram uma recuperação plena.

Dessa forma, é importante que você busque por investimentos seguros e com garantia de rentabilidade. Faça uma análise do mercado e veja qual segmento tem se mantido mesmo diante de cenários tão desafiadores. Atente-se também a um modelo de negócios que tenha acumulado bons números. Esses podem ser o ponto de partida.

Se você acha que pode ter dificuldades de fazer análise de números, contrate alguém que faça um estudo de viabilidade. Se certifique de que seu dinheiro será investido em um negócio que dará retorno e lucro.
 

Busque por um modelo de negócio de sucesso
 

Empreender já é um grande desafio, mas começar do zero pode ser ainda mais difícil. Portanto, uma dica é buscar por modelos de negócio de sucesso no mercado. Investir em uma marca ou serviço que é conhecido pode ser uma alternativa interessante.

Além de otimizar processos como consolidação da marca, identidade visual e outras demandas iniciais, você ainda aplica seus investimentos em um negócio que, muitas vezes, o público já conhece, agilizando o processo de divulgação do seu empreendimento.
 

Conheça o seu público-alvo
 

Saber os anseios e desejos do público é uma oportunidade para oferecer produtos e serviços que estejam à altura do seu consumidor.

Nos últimos anos o comportamento das pessoas mudou, e novas prioridades foram colocadas em destaque, por isso, é importante acompanhar esse processo de mudanças e trabalhar com produtos e serviços que atendam a esses novos hábitos dos consumidores.

Dessa forma, não adianta pensar em lançar um produto sem ter possíveis clientes para comprá-lo.
 

Tenha um bom networking
 

Relacionamento é tudo, portanto, ter uma rede de contatos é um grande diferencial para quem pensa em empreender.

Não fique apenas com suas ideias, converse com outras pessoas e busque por referências de mercado. Analise o que deu certo, onde foram os pontos equivocados e toda a trajetória de quem já está empreendendo a mais tempo.
 

Faça um bom planejamento
 

É muito comum as empresas quebrarem nos primeiros anos de vida justamente por não terem feito um bom planejamento. Portanto, se você quer empreender, tenha em mente a necessidade de se planejar adequadamente.

É preciso ter uma reserva financeira para manter a empresa por um determinado período, e também para custear as suas despesas pessoais até o negócio se manter sozinho.

Sem planejamento, as chances do seu negócio ir para caminhos equivocados, o risco de perder dinheiro aumenta ainda mais.
 

Indústria farmacêutica se mantém durante a crise
 

A indústria farmacêutica foi um dos setores econômicos que sobreviveram a crise da Covid-19 e registraram, inclusive, alta rentabilidade.

Dados da IQVIA mostram que o varejo farmacêutico aumentou de R$ 137,3 bilhões em 2020 para R$ 152,1 bilhões em 2021 – crescimento de 10,8%. Além disso, a receita do e-commerce nas vendas de remédio aumentou 86,9% em 2021, segundo levantamento da Neotrust. Se comparado 2020 com 2019, o crescimento chegou a bater 102%.

Os motivos que reforçam esses bons números são o aumento nos cuidados das pessoas durante a pandemia, resultando na comercialização de produtos de primeira necessidade; o aumento da expectativa de vida da população brasileira e o crescimento das doenças crônicas que acabam refletindo em mais usos de medicamentos contínuos.

Além disso, o ramo de drogarias como um todo tem mudado o conceito nos pontos de vendas, deixando de ser apenas um local que vende remédios, mas também produtos de higiene, beleza e bem-estar, proporcionando uma experiência diferenciada para o consumidor.
 

Franquia é um modelo de negócio de sucesso
 

O mercado de franchising cresceu 48,4% no segundo trimestre de 2021, alcançando um faturamento de R$ 41,1 bilhões, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Mesmo com a instabilidade na economia nos últimos anos, o setor mostrou crescimento em relação a outros que estagnaram ou sofreram recessões.

Em relação à quantidade de franquias que abriram e fecharam em 2021, as notícias também são satisfatórias. No segundo trimestre do ano, o setor teve um saldo positivo de 2,2% nesse sentido. Foram 3,9% de unidades abertas e 1,75 de fechadas.

Segundo a ABF, as franquias de Saúde, Beleza e Bem-estar registraram crescimento de 3,1% e o faturamento foi de R$ 35,276 bilhões em 2020.
 

Entenda o que é franchising
 

Trata-se de uma concessão do direito de uso pelo proprietário de uma marca a um investidor replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.

Esse modelo de franquias acaba beneficiando a todos, porque é um formato de negócio que está em ascensão, já que é o resultado do trabalho conjunto de dois atores essenciais: as redes franqueadoras e os franqueados.

As franqueadoras se beneficiam de um modelo de negócios que está com uma rápida expansão, cumprindo suas responsabilidades e deveres, enquanto os franqueados apostam no sucesso da rede e vantagens de empreender com uma marca já consolidada.
 

Modelo de franquias e suas vantagens
 

Investir em um modelo de franquias é creditar os seus recursos em um negócio já estruturado e que tem sucesso no mercado. Muito mais tranquilo do que começar do zero, principalmente em tempos de instabilidade financeira que estamos vivendo nos últimos anos.

Todo o modelo de negócio vem estruturado, já foi testado no mercado e carrega uma história de sucesso. Além disso, você não precisa se preocupar na formulação da identidade visual, marketing e outras especificações que envolvem a comunicação do seu negócio.

Outra vantagem do modelo de franquias é ter uma legislação que dita normas para o negócio. Uma das medidas previstas na Lei de Franquias é o treinamento e suporte oferecidos por parte da franqueadora para que o franqueado adquira conhecimento necessário para uma boa gestão da sua unidade, seguindo os padrões de qualidade da marca.

Muito se fala que empreender é solitário, mas com o modelo de franquias isso não é uma realidade, porque o operador de uma unidade de franquia nunca está sozinho.

A franqueadora tem que oferecer todo o suporte para solucionar eventuais problemas que podem aparecer em sua loja. Isso é, inclusive, previsto em contrato.

Gostou do artigo? Acesse este link e saiba mais sobre os benefícios de ser um franqueado da FarMelhor, uma rede de farmácias espalhadas em 25 estados e Distrito Federal do Brasil.