Se você está em busca de empreender, certamente possui inúmeras dúvidas. Qual nicho de mercado seguir? Qual modelo de negócio optar? Essas e muitas outras questões surgem, especialmente em um momento de crise econômica, onde é preciso ser assertivo ao abrir um negócio – não há espaço para cometer erros!

Nesse contexto, muitos buscam consultores para novos negócios, que auxiliam a encontrar respostas para tais questões, assim como participam de todo o processo de abertura da empresa, como plano de negócios, estratégias de marketing, organização financeira, dentre outros.

Para as novas empresas, esse consultor funciona como uma ajuda externa para todo o processo de abertura. Dentre os benefícios, estão:

Facilidade

São muitos os detalhes relacionados à administração e burocracias que precisam de atenção na hora de desenvolver o negócio. Existem questões financeiras, de recursos humanos, planejamento, precificação dos produtos ou serviços, cálculo de rentabilidade e outros pontos, que um consultor pode atuar auxiliando. De fato, é uma facilidade a mais.

Aperfeiçoamento

Além disso, os consultores também podem ajudar na tarefa de aperfeiçoar e desenvolver o produto ou serviço que será oferecido pelo novo empreendedor, tornando-o mais interessante frente o mercado e os concorrentes.

Aprendizados

Durante o processo de consultoria, com a reunião de informações, análises e bate-papos, o empreendedor acaba aprendendo de maneira constante – tanto na teoria quanto na prática. O consultor está ali para repassar conhecimento, o que ocorre durante todo o processo.

Suporte

Para o empreendedor de um novo negócio, tomar decisões é ainda mais difícil – especialmente em momentos de maior instabilidade, que não possibilita tantos riscos. Mas, em um mundo dinâmico e com constantes mudanças e novidades, as decisões são rotineiras. Para evitar deslizes e as melhores escolhas, os consultores auxiliam a empresa rumo ao seu caminho de sucesso.

Desvantagens

Apesar dos benefícios citados anteriormente, a contratação de uma consultoria especializada também pode trazer algumas desvantagens. Vamos ver quais são:

Exposição de informações: uma das desvantagens é a exposição de dados e informações relevantes da sua empresa para um terceiro – correndo o risco de vazamentos. Por isso, é primordial verificar o perfil do consultor e garantir o sigilo das informações por meio de cláusula contratual.

Desconforto da equipe: os consultores precisam saber lidar com as pessoas que integram a empresa – do contrário, uma visão racional e objetiva, em contraste com uma visão mais “concreta” e até mesmo emocional dos funcionários e/ou empreendedores, pode causar situações de desconforto e insatisfação.

Dependência técnica: se o grau de intervenção for muito profundo e não ocorrer o devido treinamento, com investimento em capacitação para a equipe, a empresa pode se tornar dependente tecnicamente da consultoria.

Altos valores: não, não é um serviço com um valor acessível. Para empreendedores com um valor de investimento menor, muitas vezes não é tão vantajoso – assim como para aqueles que não desejam ter informações expostas para um terceiro. Nesse sentido, há uma opção mais viável, que abordaremos no próximo tópico.

O que fazer, então?

Se a proposta é investir em mercados que ainda não conhece, existem outros modelos que podem ser mais interessantes, como o modelo de franquia.

A franquia (franchising) é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso de determinada marca, detida pelo franqueador, a um investidor – que é o franqueado. Assim, é possível abrir uma unidade em diferentes locais, em um formato já conhecido com todo o know how e apoio necessário.

Ou seja: você seguirá um modelo de negócios pronto, podendo atuar até mesmo em nichos de mercado mais desconhecidos, por ser um modelo de negócio que permite arriscar mais.

Dentre os pontos que podem ser oferecidos por franquias, estão:

– Seleção ou consultoria para ponto comercial;

– Projeto arquitetônico;

– Orientações jurídicas e administrativas;

– Treinamentos para colaboradores;

– Publicidade e marketing.

Ou seja, tudo o que um consultor para novos oferecia, mas em conjunto com um modelo já testado de sucesso, facilitando muito na hora de abrir um negócio com segurança em um momento de maior instabilidade econômica.

Saiba mais no artigo “Como investir com Segurança em um Mercado desconhecido”.

Conheça a FarMelhor

Se você está em busca de um novo negócio, a Rede de Drogarias FarMelhor é uma opção. Oferecemos todo o suporte para os empreendedores, em um modelo de sucesso – são mais de 260 lojas.

Além disso, integramos um dos setores econômicos que seguem crescendo, mesmo em situações de crise. O setor do varejo farmacêutico cresceu, em 2019, 7,13%. De acordo com o Guia 2019 Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), o gasto global com medicamentos atingiu US$ 1,2 trilhão em 2018 e estima-se que ele ultrapasse US$ 1,5 trilhão em 2023.

Saiba como ser um franqueado FarMelhor e tenha toda a consultoria necessária para abrir o seu negócio e obter sucesso.