Se você tem uma farmácia e deseja atrair mais consumidores, é preciso desenvolver estratégias assertivas que auxiliem na captura desses potenciais clientes. Investir em campanhas de marketing, realizar uma boa precificação, prestar um bom atendimento… Tudo isso auxilia o seu negócio a se destacar frente à concorrência e se mostrar a melhor opção para o público.

Em 2018, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia, o Brasil tinha algo em torno de 87,7 mil farmácias. Nesse contexto, o que você pode fazer para se diferenciar? Confira nos tópicos a seguir.

Atendimento

O varejo é um tipo de negócio que exige profissionais dinâmicos e flexíveis, que gostem de lidar com pessoas e tenham facilidade em se comunicar com qualquer tipo de público.

Para isso, os colaboradores precisam estar sempre motivados e capacitados para atuarem bem desde o momento em que o cliente entra na loja até quando finaliza a compra na farmácia.

Se o atendimento for bom, o ele voltará mais vezes e poderá até mesmo comentar sobre a sua farmácia com outras pessoas.

Portanto, é preciso:

– Ter prontidão no atendimento;

– Realizar cumprimentos receptivos;

– Realizar contato visual na hora do atendimento;

– Demonstrar de empatia;

– Ter agilidade, sendo rápido e objetivo sem perder a qualidade;

– Atender com atenção.

Na contramão das atitudes positivas, é primordial evitar situações como desinteresse, falta de conhecimento por parte dos atendentes, oferecer produtos fora de hora, dentre outros aspectos.

De uma forma geral, ao entender que a relação com o público vai muito além da venda dos produtos e o que o intuito é conquistar e fidelizar os clientes, fica mais fácil priorizar o bom comportamento dos funcionários.

Se você possui uma equipe bem preparada, o concorrente não tem muitas opções para plagiar suas atividades. Colaboradores bem treinados e com total consciência do que devem fazer para atender os clientes certamente chamam a atenção pelo profissionalismo.

E esse é um dos principais atributos que o cliente valoriza: a qualidade do atendimento.

Por isso, avaliar bem os candidatos antes da contratação, fornecer treinamentos e oferecer um ambiente de trabalho motivacional são pontos que fazem toda a diferença.

Inclua serviços farmacêuticos no seu negócio

Outra ação que atrai ainda mais clientes é oferecer serviços farmacêuticos. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, eles são “um conjunto de atividades organizadas em um processo de trabalho, que visa a contribuir para prevenção de doenças, promoção, a proteção e recuperação da saúde, e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

Alguns desses serviços podem ser:

– Orientação sobre uso de medicamentos;

– Administração de medicamentos;

– Monitoramento da pressão arterial;

– Monitoramento da glicemia capilar;

– Realização de curativos, entre outros.

De uma forma geral, incluir esses serviços na sua farmácia contribui para que seu negócio seja visto como um estabelicimento de saúde e, por isso, ainda mais essencial apra os consumidores.

Ações de marketing

E, claro, é preciso que o público saiba de todos esses diferenciais. Pornato, investir em marketing é uma das melhores formas de destacar a sua empresa, aumentar seus lucros, angariar novos clientes e fidelizar os atuais.

Dentre as estratégias atuais, destacam-se o marketing digital e marketing de conteúdo, mas as técnicas de marketing offline tradicionais também podem e devem ser utilizadas.

Você pode fazer brindes com sua logomarca, investir em publicidade no seu ponto de venda, promover campanhas e promoções sazonais, realizar demonstração de produtos, dentre outros.

Invista nas redes sociais

Dentro das estratégias de marketing, é primordial que você esteja nas redes sociais. O Instagram e o Facebook são uma ótima maneira de expandir o alcance de sua empresa e o envolvimento com seus clientes.

Somente o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos. Desse montante de pessoas, mais de 500 milhões estão na plataforma diariamente.

Basicamente, boa parte das pessoas estão diariamente utilizando essas redes sociais. Com a estratégia correta e o impulsionamento pago, você pode atingir um enorme número de pessoas da sua região, aumentando a sua visibilidade de forma significativa.

Nesse sentido, um grande benefício dessas plataformas é que eles oferecem um ambiente onde a criatividade pode ser explorada. Mostre ao público que sua marca tem personalidade, criando sua identidade própria, e se posicione frente ao público.

Tenha uma boa precificação

Outro ponto relevante: o varejo farmacêutico é muito competitivo e é preciso ficar atento à precificação nafarmácia para gerar valor e se diferenciar perante os concorrentes. O foco deve ser chamar a atenção dos clientes, de acordo com a estratégia traçada para aquele perfil de público.

Para isso, é preciso se atentar a alguns pontos.

Custos. Comprar bem é fundamental, já que os custos com os produtos são os principais gastos de uma farmácia. Porém, margens maiores para conseguir lucrar não são a melhor estratégia! O ideal é conseguir boas condições comerciais na aquisição de produtos – e aqui entra a vantagem de pertencer a uma rede ou franquia, já que estas costumam contar com condições especiais. Normalmente a central negocia a condição, que fica disponível para todos os membros do grupo adquirirem os produtos que desejarem.

Demanda. Numa farmácia, a lei da oferta e da procura não se aplica como em outros tipos de negócio. Normalmente, os itens de maior giro na drogaria, conhecidos como “Curva A”, são mais baratos. Esses são os produtos que funcionam como chamariz para quem passa em frente à loja. posicionados de forma a fazer com que os clientes entrem na drogaria.

Volume. O volume de compras (sell in) e o de vendas (sell out) são muito importantes para a estratégia de precificação na farmácia. Nesse sentido, é essencial ter um sistema que facilite esse processo e auxilie no controle da administração da drogaria, a fim de analisar melhor os itens que vendem mais e programar as contas, mantendo os estoques sempre abastecidos conforme as necessidades dos consumidores.

Entender o público. Que tipo de negócio você trabalha? Modelo popular ou modelo convencional? Traçar a estratégia de precificação na farmácia passa por analisar o público-alvo e o comportamento dos clientes. Sabendo disso, você avalia qual a possibilidade de preços e mix de produtos oferecer.

Se converta em uma franquia

Essa é, sem dúvidas, uma das melhores formas de melhorar as possibilidades de crescimento da sua farmácia. São muitos benefícios, especialmente se for uma rede com um volume grande de unidades – o que demonstra um posicionamento já bem estabelecido no mercado. Saiba mais sobre as franquias e por que investir em uma.

A FarMelhor, por exemplo, conta com mais de 200 unidades em diferentes municípios. Se você deseja saber mais e deseja converter o seu negócio em uma franquia, converse com um de nossos consultores.