É necessário que o gestor financeiro entenda e saiba que, tanto para os pagamentos quanto para os recebimentos, existem padrões mínimos e máximos considerados saudáveis para que ao resultado não fique comprometido.


A OTIMIZAÇÃO DO CONTROLE FINANCEIRO EM UMA FARMÁCIA DEPENDE DE TRÊS SITUAÇÕES BÁSICAS:

  1. Ter informações corretas para analisar os resultados de forma efetiva e, principalmente, tomar as decisões corretas.
  2. Ter um procedimento e um cronograma diário para controlar e analisar as principais informações financeiras como todas as entradas de recursos financeiro e os pagamentos de despesas
    e fornecedores.
  3. Ter entendimento básico de como lidar com essas informações

Como o dono da farmácia pode melhorar a gestão do controle financeiro do ponto de venda?

Pensado em rede, onde existe varias lojas e um gestor financeiro concentrado para todas, é importante não permitir que cada loja tenha a opção ou a responsabilidade de realizar o pagamento de fornecedores e despesas. Esse deve ser um controle centralizado, porém, sempre medido separadamente por cada unidade.

É indicado ter um profissional para lidar exclusivamente do
controle financeiro da farmácia?


Dependendo da movimentação financeira de loja (grande porte) ou se for de uma rede com várias unidades, com um faturamento alto, e que necessita um controle mais aprimorado, é, sim, aconselhável ter um profissional especifico da área.
Caso a farmácia não se encaixe nessas situações citadas, um conhecimento básico de fluxo de caixa e como operacioná-lo entenderá as necessidades.