Para aumentar os lucros de uma farmácia ou drogaria, é imprescindível investir em uma administração eficiente, com uma gestão capaz de desenvolver de forma plena todos os recursos do negócio.

Nesse artigo, vamos abordar pontos como gestão, indicadores, despesas fixas e variáveis, controle de estoque, dentre outros pontos que vão aumentar o faturamento da sua drogaria.
 

Os 6 níveis da gestão eficiente
 

Para ser um bom administrador, é preciso se atentar a 6 níveis da gestão empresarial, sendo eles:

1. Gestão de indicadores;

2. Gestão de equipe;

3. Gestão de clientes;

4. Gestão de processos e sistemas;

5. Autogestão e

6. Gestão de mudanças.

Administrar um negócio com eficiência é dedicar um tempo para olhar para todos os níveis da gestão empresarial e agir sempre, seja para prevenir um problema ou para atuar sobre algo que já está acontecendo.

De forma mais prática, é preciso elaborar metas e indicadores de acordo com sua visão, buscar sempre otimizar processos, elaborar produtos e serviços voltados exclusivamente às demandas do cliente, entre outros pontos.
 

Gestão por indicadores
 

Fazer gestão por indicadores possibilita à empresa medir o que está sendo executado e gerenciar adequadamente para seguir as metas organizacionais planejadas.

Além disso, a gestão por indicadores ajuda a enxergar pontos relevantes para tomar decisões estratégicas e melhorar o desempenho do seu negócio.

É importante fazer a correta leitura e interpretação dos indicadores, pois isso contribui para a tomada de decisões preventivas.

Nesse sentido, você pode elaborar os indicadores de causa e efeito.

Efeito. É o que visivelmente percebemos que está acontecendo. Devemos ter cuidado ao analisar estes indicadores, pois nem sempre os efeitos refletem a causa.

Ele inclui faturamento, fluxo de pessoas, tíquete médio, fluxo de caixa e lucro líquido.

Causa. É o real “problema” do efeito que está sendo percebido. Somente com uma gestão por indicadores eficaz é que conseguimos encontrar a causa raiz e agir rapidamente para não ter prejuízos.

Já a causa inclui mix de produtos, equipe, estoque, atratividade e despesas.
 

Por que elencar indicadores?
 

Parar para estudar e analisar os números da farmácia é fundamental para traçar metas e corrigir possíveis distorções. Quando você avalia o que se passa na rotina da loja, certamente irá perceber pontos para serem otimizados.

Para isso, é essencial ter o controle do seu negócio. Só é possível analisar o giro de medicamentos e a demanda de determinado produto se você tem domínio do que entra e sai com frequência.

Essa análise é fundamental para manter o estoque da farmácia saudável, ajuda na hora de comprar e, principalmente, a lidar com a sazonalidade dos produtos.

Sendo assim, ao realizar uma análise dos indicadores, você consegue:

  • Medir os resultados do negócio de forma estratégica
  • Mensurar vendas por categoria de produtos
  • Analisar despesas fixas e variáveis
  • Verificar estoque
  • Controlar despesas
  • Controlar fluxo de caixa
  • Agir rapidamente na causa raiz do problema

Com tudo isso, fica muito mais fácil tomar as melhores decisões que vão impactar diretamente no lucro do seu negócio.
 

Despesas fixas e variáveis
 

Apesar de ser um conceito básico de administração, as despesas fixas e variáveis ainda geram muitas dúvidas entre os administradores de empresa, podendo impactar na forma com o que a gestão do negócio é feita.

As despesas fixas são aquelas que existem mesmo se não houver venda. Já as despesas variáveis são aquelas que só ocorrem caso haja venda, de acordo com o volume de itens vendidos.

Exemplos de despesas variáveis são ao CMV (Custo da Mercadoria Vendida), comissões e devoluções.

Nesse contexto, um número importante é o CMV, já que ele é a soma das despesas para adquirir e armazenar determinada mercadoria até que ela seja vendida. Por meio desse índice, você consegue dimensionar o seu lucro bruto.

Esse procedimento permite enxergar o potencial máximo de lucro da sua farmácia e saber se você está conseguindo alcançar as metas e projetar melhorias nos resultados.
 

Curva ABC
 

A Curva ABC é um método de categorização de estoque que tem como objetivo principal deixar claro quais são os produtos mais importantes para a sua farmácia.

Basicamente, a curva ABC se baseia no conceito de que a menor parte do seu estoque representa a maior parte das suas vendas.

Na categoria A ficam os itens mais importantes e que dão alto retorno. São aqueles que fazem parte de uma parcela significativa do seu investimento para os estoques e representam até 50% das vendas.

Na categoria B estão os produtos intermediários, que ocupam aproximadamente 30% do estoque e são responsáveis por até 40% do faturamento.

Já na categoria C estão os itens menos importantes para venda e que ocupam aproximadamente 70% do estoque e 10% do faturamento.
 

Controle de estoque
 

Um bom controle de estoque é essencial para todo e qualquer negócio, a fim de evitar o acúmulo ou falta de produtos. Essa organização é extremamente necessária para conseguir administrar o seu negócio com eficiência.

É preciso que a gestão de estoque atue em um sistema integrado com a indústria e os distribuidores, a fim de melhorar o rendimento do trabalho em questão de tempo e agilidade na reposição de produtos, evitando rupturas de estoque – problema que, se ocorrer, afeta de forma significativa o lucro do seu negócio.

Para realizar esse controle, é preciso se atentar em alguns pontos:

  • Não imobilizar capital em estoques muito grandes;
  • Controlar as vendas e o giro dos produtos;
  • Entender a saída dos produtos de acordo com a sazonalidade.

Nós abordamos mais sobre esse tema e a curva ABC nesse artigo.
 

Conclusão

Administrar uma farmácia requer diversas habilidades de administração, mas é importante ressaltar que o conhecimento do varejo farmacêutico é essencial para atingir o sucesso e conseguir gerenciar as principais necessidades da sua farmácia.

Com uma boa gestão, o seu negócio sempre estará com as contas em dia, possibilitando investimentos para melhorias e crescimento.  E essa boa gestão pede por atenção a todos os pontos elencados ao longo desse texto. É preciso ter pensamento empreendedor, para que o seu negócio sempre cresça.

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