A capacitação profissional é importante para todo modelo de negócio, e com o segmento de farmácias e drogarias não é diferente. Ainda mais quando se trata de um ramo que tem registrado altos crescimentos e que, cada vez mais, é fundamental ter funcionários capacitados para oferecer um bom atendimento.

Afinal, mais importante do que ofertar bons preços, um dos desafios do setor farmacêutico está em conseguir a fidelização dos clientes, uma vez que contribui para o aumento de vendas e lucros. Quando se valoriza o cliente, é possível criar relacionamentos e oferecer benefícios, com isso, crescem as chances de retê-lo, além de receber indicação de novos clientes.

Aliar capacitação profissional para um melhor atendimento enquanto oferta benefícios e valoriza o cliente, principalmente com um mercado em franco crescimento como é o ramo de farmácias, o resultado certamente será positivo.
 

Os números não deixam mentir
 

Só para se ter uma ideia do quanto o setor reúne bons números, um levantamento feito pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), mostra que o grande varejo farmacêutico teve destaque na economia nacional ao encerrar 2021 com faturamento acima de R$ 67,5 bilhões – valor 16,04% maior se comparado com o ano anterior. A associação afirma que é o maior avanço percentual desde 2011, quando o crescimento foi de 19,4%.

De acordo com o levantamento, as farmácias ganharam relevância como pólos de atenção primária em saúde por conta da pandemia e da inovação digital. Mas segundo Sérgio Mena Barreto, CEO da entidade, a transformação do segmento com foco na assistência farmacêutica aliada a uma jornada de consumo mais amigável contribuiu para o aumento das operações nos últimos anos.

Os medicamentos, segundo a entidade, responderam por 68% do volume comercializado, mas o destaque ficou por conta dos medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs). Com receita de R$ 13,05 bilhões, a categoria foi a que mais cresceu em percentual – 22,89%. Definitivamente o brasileiro incorporou esses medicamentos em sua cesta de compras, principalmente pela preocupação em manter uma boa imunidade.

Diante desses números, fica evidente a importância de ter funcionários preparados, e o quão crucial é investir em capacitação profissional para atender da melhor maneira possível o cliente.
 

A importância da capacitação profissional para o colaborador e para a empresa
 

Quanto mais serviços são oferecidos aos clientes, mais capacitação profissional é exigida do colaborador para um atendimento de excelência. Além disso, o colaborador que tenha conhecimento e especialização na área fica entre os mais procurados no mercado. Por isso, tanto as empresas quanto os profissionais precisam estar atentos na importância de continuar sempre estudando, se aprimorando e se especializando.

Quanto mais capacitado, maiores são as oportunidades disponíveis no mercado. Enquanto para a empresa, mais solidez e vantagem competitiva diante da concorrência, por ter uma equipe extremamente preparada para atender o seu cliente, oferecendo maior eficiência e qualidade nos serviços.

Além disso, a capacitação profissional proporciona:

  • Retenção de talentos: ao mostrar a preocupação em desenvolver habilidades e competências para a equipe, a empresa passa a ser vista além de um ambiente de trabalho, mas um local com oportunidades para aprender e desenvolver, e isso é muito valorizado pelos talentos que buscam o crescimento profissional o tempo todo. Dessa forma, esse cuidado certamente reterá bons profissionais para o seu negócio.
  • Motivação: quando a empresa deixa de oferecer apenas salários e benefícios padrões e proporciona conhecimento, inegavelmente está desenvolvendo o sentimento de lealdade, engajamento e motivação para os seus colaboradores. Eles despertarão a gratidão e contribuirão para a produtividade.
  • Redução de gastos: com a retenção de talentos motivados e produtivos, a redução de gastos acontece naturalmente, uma vez que é possível descobrir novas habilidades de conhecimentos dos seus colaboradores, ofertando oportunidades de crescimento.
  • Diferencial competitivo: como já citamos anteriormente, a capacitação profissional contribui para que sua empresa se destaque diante dos concorrentes. Com funcionários capacitados e motivados, a produtividade do seu negócio flui e sua empresa está protegida da perda de qualidade.
     

Confira como é possível aplicar a capacitação profissional
 

Os cursos são excelentes alternativas de capacitação profissional, permitindo que sejam aperfeiçoamentos direcionados conforme as necessidades da farmácia, como por exemplo, um curso de atendimento, vendas ou novas tecnologias para o setor.

O importante é identificar quais os setores que estão contabilizando falhas e buscar soluções para o desenvolvimento profissional dos colaboradores que estejam integrados com os respectivos setores.

Os workshops são outra possibilidade de promover capacitação profissional. A vantagem desse tipo de aprendizado é que pode ser aplicado em todos os setores de uma farmácia, desde que seja escolhida uma qualificação que atenda à necessidade do momento.

Outra maneira de aplicar a capacitação profissional é por meio de palestras. Prático e rápido, esse método não exige altos investimentos. Temas como motivação, produtividade e comportamento são frequentemente abordados por diversas entidades.

A empresa pode contratar um palestrante específico para tratar de um determinado tema que condiz com a necessidade da farmácia, ou então acompanhar os eventos que acontecerão na cidade e inscrever os colaboradores para assistirem.
 

As vantagens de contar com um sistema de franquias
 

Como ficou claro até aqui, se você quer se destacar diante dos concorrentes, ter clientes fidelizados e oferecer um bom atendimento, é preciso investir em capacitação profissional.

Uma das vantagens de optar por um sistema de franquias na hora de montar o seu negócio no ramo farmacêutico é justamente ter em sua gama de benefícios a qualificação da sua equipe.

A FarMelhor, por exemplo, oferece um plano de negócio estruturado com suporte em todas as etapas da sua drogaria como:

– equipe de implantação

– equipe de arquitetura

– equipe de lojas

– equipe comercial

– equipe de marketing

– equipe de informações

É importante também que a franqueadora seja bem estruturada e possua um número expressivo de unidades abertas, pois demonstra experiência e qualidade do negócio. A FarMelhor tem atualmente mais de 400 unidades espalhadas por mais de 200 municípios.

Para ser um franqueado da FarMelhor, o perfil mais indicado é aquele empreendedor que não toma por impulso a decisão de ter uma franquia, bem como gosta de organização e de varejo, afinal, o franchising é uma junção desses dois pontos.

É preciso estar disposto a trabalhar, acompanhar o negócio e sempre ter iniciativas para fazer melhorias.

Ter sempre um olhar da loja ‘de dentro para fora’ e ‘de fora para dentro’, mantendo o cuidado com a administração da equipe e da parte interna da unidade, bem como com o atendimento do cliente e do ambiente da loja.

Gostou do artigo? Acesse este link e saiba mais sobre os benefícios de ser um franqueado da FarMelhor, uma rede de farmácias espalhadas em 25 estados do Brasil.