Estamos vivendo mais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa média de vida para quem nasceu em 2020 é de 76,7 anos. Para quem tem mais de 60 anos, a conta ganha alguns dias ou meses a mais: homens estão vivendo até 80,6 anos e as mulheres, 84,3. Esse aumento na expectativa de vida tem se tornado excelente oportunidade para o mercado farmacêutico.

As boas condições socioculturais e econômicas têm sido os pontos chaves para a longevidade da população, somadas a isso estão as alternativas de tratamento para doenças crônicas – foco do trabalho incessante das indústrias farmacêuticas. Em paralelo, o brasileiro tem buscado um estilo de vida mais saudável e preventivo.
 

Longevidade é um dos maiores indicadores para o crescimento do setor
 

O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando 13% de toda a população do país. Esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, feita pelo IBGE.

Em 2043, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%.

Esse público é visto como um nicho de mercado bastante atrativo, uma vez que a terceira idade tem se mostrado mais ativa, empoderada e responsável pela subsistência do lar. Ele concentra a maior renda mensal entre o total de ocupados, entre todas as faixas etárias do país e corresponde a R$ 1,6 trilhão do Produto Interno Bruto  (PIB).
 

Melhora na saúde contribui para o aumento da expectativa de vida
 

Os cuidados com a saúde, melhorando suas condições gerais e o desenvolvimento da medicina estão entre os fatores que atuaram em conjunto para o avanço da média da expectativa de vida dos brasileiros.

Segundo o IBGE, nas últimas décadas foi observado um cuidado maior das pessoas contra as doenças causadas pelo homem, chamadas de man made diseases. Essas patologias são resultantes do consumo excessivo de álcool, do tabagismo, de uma vida sendentária sem atividades físicas e uma alimentação precária. Esses hábitos jogam contra o aumento da longevidade.
 

Doenças crônicas tendem a crescer com o envelhecimento da população
 

A população vive mais, mas também precisa lidar com o aumento das doenças crônicas. Segundo panorama traçado pela IQVIA, a partir dos 65 anos os pacientes já manifestam, pelo menos, quatro doenças crônicas, podendo chegar a seis a partir dos 75 anos. Mais de 42% das pessoas sexagenárias tomam, em média, mais que cinco medicamentos por dia.

Diante deste cenário, o mercado farmacêutico tem uma boa chance de pensar em produtos e serviços que tenham o foco no controle e prevenção dessas doenças. Oferecendo fácil acesso e incentivo ao tratamento, se tornando um setor responsável também pela oferta de uma vida longeva.

Afinal, o comportamento em relação ao autocuidado está evoluindo no Brasil. O consumidor está mais exigente, tem poder de compra e interesse em saber como a indústria fornece seus produtos. Somado a isso, ele busca a prevenção, está mais inclinado para as soluções naturais e está mais conectado.
 

Oportunidades que vão além dos medicamentos
 

Cada vez mais pessoas estão associando as drogarias como um ponto de contato para o tratamento de doenças e a busca de saúde e bem-estar. O farmacêutico tem se tornado novamente o protagonista no ambiente de saúde, através da Assistência Farmacêutica, oferecendo orientações para o correto uso de medicamentos e o acompanhamento nos tratamentos de seus clientes.

Além disso, o setor tem expandido seu portfólio, ofertando itens de higiene e beleza, dermocosméticos, linha esportiva e conveniência. Esses produtos devem impulsionar o crescimento das vendas nos próximos anos, segundo panorama traçado pela IQVIA.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos registrou crescimento de 5,8% em 2020.

Os MIPs representam cerca de 30% das unidades vendidas do total de medicamentos no Brasil, somado a isso, uma pequena parcela do receituário médico abrange produtos dessa categoria.

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