Um bom atendimento na drogaria é a chave para que o seu negócio alcance o sucesso desejado. Embora pareça uma coisa óbvia, acredite, nem sempre é levada em consideração pelos gestores que optam em focar tempo e dinheiro em outros aspectos, que são tão importantes quanto, esquecendo que a fidelização do cliente acontece quando ele é bem atendido.

No ramo farmacêutico, o atendimento é uma das ferramentas de marketing mais certeiras, uma vez que o cliente se sentirá seguro em indicar a drogaria para outras pessoas. Afinal, o boca a boca ainda é a melhor propaganda de qualquer negócio.

Por isso, neste artigo você vai entender a importância de um bom atendimento na drogaria e o quanto ele faz a diferença frente à concorrência.

Conheça as etapas do atendimento

Antes de falarmos sobre os motivos para você investir em um bom atendimento na drogaria, é importante dizer que ele segue alguns passos, mesmo não sendo uma regra específica. São eles:

  • Identificação do cliente
  • Abordagem
  • Apresentação e demonstração
  • Fechamento e acompanhamento

Tendo como base esses passos, é importante destacar que o atendente precisa saber que o contato com o cliente deve ir muito além de apenas vender um produto. As drogarias são consideradas prestadoras de serviço, portanto, é fácil entender que as pessoas procuram uma farmácia porque, na maioria das vezes, estão com dor ou com algum ente adoecido.

Por isso, é extremamente importante a empatia, o bom senso e a disposição de auxiliar o processo de venda, já que os clientes esperam se sentir acolhidos e bem atendidos.

Confira a seguir os motivos para que você invista em um bom atendimento na sua drogaria.

  1. Mal atendimento é uma das causas da perda de cliente

Certamente você já foi a algum lugar e não recebeu o atendimento que esperava. Qual foi sua reação diante disso? Não voltar mais ao estabelecimento, certo?

Sendo assim, a consequência de um mal atendimento é o negócio ter uma taxa de desistência bem elevada, correndo o risco de não ter mais indicações dos seus próprios clientes para outras pessoas.

Na contramão disso, a preocupação em oferecer um atendimento adequado marca o seu consumidor de forma positiva, fazendo com que ele indique sua empresa.

  1. Conquistar novos clientes custa caro

Você sabia que conquistar novos clientes para o seu negócio custa mais caro do que fidelizar os que já o são? Por isso é tão importante ter estratégias de fidelização que, dentre os principais motivos, ocorre por meio de um bom atendimento. Contudo, muitas empresas direcionam seus esforços nas áreas comercais com o objetivo de conquistar novos clientes.

O ideal é que uma área seja complementar à outra para o negócio dar certo. Investir em um bom atendimento é garantir que seu negócio continue na boca do povo positivamente, enquanto a área comercial trabalha para trazer novos clientes.

  1. Atendimento personalizado garante destaque perante à concorrência

Não é segredo para ninguém que o setor farmacêutico cresce a cada dia. Ainda assim,  não deixa de ser um mercado acirrado. Destaca-se aquele que investe em um bom atendimento na drogaria – e mais do que isso, um atendimento personalizado.

Esse é um dos pontos que será levado em consideração pelo cliente na hora de escolher entre a sua drogaria ou a concorrente.

  1. Seus clientes viram embaixadores da sua marca

De que maneira? Com aquilo que estamos falando desde o início do artigo: um bom atendimento. Clientes satisfeitos com a sua prestação de serviço certamente indicarão o seu estabelecimento ara os outros, atuando como embaixadores de sua marca.

Trabalhe para que o consumidor confie no seu negócio, tratando cada cliente como único e não como mais um. O resultado disso é ter uma legião de clientes que falarão da sua marca positivamente.

  1. Prestando um bom atendimento, é natural que você deseje melhorar outras áreas do negócio

O empresário que valoriza o bom atendimento também reconhece a importância de ferramentas como SAC, ouvidoria, marketing e pesquisa de mercado, sendo natural que invista nessas estratégias depois que o seu atendimento está bem estruturado – o que profissionaliza ainda mais o seu negócio.

Além disso, nunca dispense um bom recrutamento e treinamento de equipe. É muito importante que os atendentes tenham sensibilidade, saibam se colocar no lugar do outro, consigam ouvir. Essas são habilidades fundamentais para lidar com pessoas.

  1. Sobrevivência do seu negócio

Como já afirmamos nesse artigo, o boca a boca ainda é a melhor propaganda do mundo. Portanto, se você não souber atender o seu consumidor, o seu negócio não sobreviverá no longo prazo.

Afinal, as indicações são feitas na mesma proporção que as reclamações, por isso o seu negócio depende totalmente da maneira como o seu cliente é atendido. Com o avanço da internet, o alcance das opiniões se tornou ilimitado.

Portanto, a satisfação do cliente é um dos pontos importantes para a sua drogaria e que só acontecerá se ele for bem atendido. Afinal, ficou claro que não adianta ter apenas bons preços ou produtos diferenciados se o atendente não oferece o auxílio necessário que o consumidor está esperando.

Investir em um atendimento diferenciado é a garantia para que sua drogaria colha os resultados esperados, fique na “boca do povo” de maneira positiva e se destaque perante à concorrência.

Se você entendeu a importância de um bom atendimento e quer saber como atrair mais cliente, leia mais no nosso artigo Conquiste mais clientes na sua farmácia.

Gostou do texto? Acesse este link e saiba mais sobre os benefícios de ser um franqueado da FarMelhor, uma rede de drogarias distribuídas em 24  estados do Brasil.