Pediculose é uma doença parasitária causada pelos piolhos, pequenos insetos que se alimentam de sangue e preferem ambientes quentes, escuros e úmidos. Eles vivem e se reproduzem na superfície da pele e dos pelos.
Diferente do que muitas pessoas pensam, o piolho não tem capacidade de voar ou pular. Além de não ter asas, ele não possui pernas adaptadas para o salto, como é o caso, por exemplo, das pulgas.
A transmissão pode ocorrer por meio do contato direto de cabeça com cabeça ou por meio do compartilhamento de objetos de uso pessoal.
Os piolhos são muito mais comuns em crianças. A coceira é o principal sintoma que, por ser muito intenso, pode provocar pequenos ferimentos na cabeça, na nuca e atrás das orelhas.
A forma mais eficaz para tratar a condição é fazer o uso diário de pente fino para a eliminação das lêndeas e dos piolhos. Também é necessário fazer a lavagem dos cabelos com shampoos e loções específicas para pediculose. Medicação oral pode ser necessária em alguns casos, mas deve ser prescrita por um médico.
Cuidando da saúde e bem-estar dos pequenos. É assim que a gente faz!