Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? E que a Microbiota da pele é o conjunto dos microrganismos vivos, como bactérias, fungos e vírus, que têm a missão de manter a saúde não apenas da pele, mas do nosso organismo, agindo como regulador ativo do sistema imunológico humano?
O desenvolvimento da microbiota começa a partir do nascimento. A microbiota sofre modificações por fatores internos, como: idade, sexo, aspectos genéticos e do sistema imunológico. Além disso, há modificações pelos fatores externos, como: ambiente, higiene, uso de medicamentos e estilo de vida.
Temos mais de 10 trilhões de microrganismos espalhados pelo organismo, um exército com a missão de manter a saúde do corpo. Na pele, em especial, as consequências dessas modificações, da perda e disseminação desses micro-organismos formadores da microbiota, são visíveis.
Legal né? Em pensar que tudo isso está acontecendo em nossa pele!
E assim, a pele é formada por camadas, que formam essas barreiras de proteção, são elas:
• uma barreira física que protege os órgãos internos do ambiente externo;
• uma barreira química: seca e rica em sais e em compostos ácidos, a pele é um ambiente hostil para muitos microrganismos;
• uma barreira imunitária, graças às células de defesa da pele que evitam a colonização e a infecção por micróbios patogênicos.
Informação que gera saúde. É assim que a gente faz!