Os cuidados no pós-parto é um momento fundamental na vida de uma nova mãe. Logo depois do nascimento do bebê, o corpo passa por uma série de mudanças, sendo necessário entender que a recuperação não é apenas física, mas também emocional. 

Portanto, saber destes detalhes impactará positivamente no relacionamento com o recém-nascido. Isso tem a ver com o controle de possíveis dores e desconfortos até a importância de um bom descanso. Cada aspecto deve ser considerado com atenção, assim como o apoio de familiares, amigos e profissionais de saúde. Desta forma, a mãe se dedicará, sem maiores preocupações, ao vínculo com o bebê, criando uma base sólida para o futuro. 

O objetivo deste artigo é fornecer orientações claras e práticas, ajudando-as a atravessar o período pós-parto com mais confiança e segurança. Cada sugestão é pensada para tornar estes meses mais leves. Se quer saber mais, continue com a gente! 

Cuidados imediatos após o parto 

Repouso adequado 

O corpo da mãe no pós-parto precisa de tempo para se recuperar. Tudo porque, ao longo de 9 meses ele passou por diversas mudanças, ou seja, o repouso se faz necessário. Cada mulher tem um intervalo de recuperação. Contudo, esse descanso nas primeiras semanas é recomendado para todas. 

Nos primeiros dias haverá cansaço extremo devido ao esforço físico do parto e às novas responsabilidades com o bebê. Aproveitar os momentos em que o recém-nascido está dormindo para descansar ou dormir é eficaz, assim como aceitar ajuda de familiares e amigos para aliviar essa carga. 

Para mães que tiveram parto normal ou cesariana, seguir as orientações médicas sobre o tempo de repouso e os limites físicos é necessário para a prevenção de complicações como hemorragias e infecções.  

Cuidados com os pontos e incisões 

No caso do parto normal, os pontos podem, em certos casos, causar desconforto nos primeiros dias. A dica primordial é manter a área limpa e seca, bem como lavar a região com água morna após usar o banheiro e secar suavemente com uma toalha limpa, pois isso ajuda a prevenir infecções. 

Para as mães que tiveram cesariana, essa limpeza da área geralmente se dá com água e sabão neutro, sempre secando cuidadosamente. Busque por roupas mais folgadas e de algodão, pois gerará mais conforto. Ao perceber vermelhidão excessiva, inchaço, secreção ou febre, vá ao médico imediatamente. 

Por fim, atente-se à exposição ao sol e ao banho de mar ou piscina, pois irão interferir na cicatrização. Para muitas mulheres, a cicatriz da cesariana causará preocupação estética, mas lembre-se que, com o tempo, a maioria delas se torna menos visível. 

Gerenciamento da dor 

Para muitas mães, essa dor é gerenciada com analgésicos recomendados pelo médico. Mas há outras estratégias, como compressas frias aplicadas na região para reduzir o inchaço e o desconforto, além de exercícios que envolvem a contração e o relaxamento dos músculos do assoalho pélvico, que também aceleram a recuperação. 

Alimentação saudável e hidratação 

Nutrição pós-parto 

Uma dieta balanceada, rica em proteínas, vitaminas e minerais, é necessária para restaurar a energia e fortalecer o sistema imunológico no pós-parto. Aqui estão alguns componentes que não devem faltar: 

  • Proteínas: alimentos como carnes magras, peixes, ovos, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico) e laticínios são excelentes fontes de proteína e ajudam na recuperação muscular; 
  • Vitaminas e minerais: vitaminas como A, C e E são antioxidantes, ou seja, fazem com que a recuperação celular e a cicatrização de feridas acelerem. Minerais como ferro, cálcio e zinco são igualmente importantes. Alimentos ricos nesses itens são: frutas frescas, hortifruti, nozes, sementes e grãos integrais; 
  • Fibras: alimentos integrais, frutas, vegetais, leguminosas e sementes de chia são excelentes para a regulação do açúcar no sangue, proporcionando energia sustentada ao longo do dia; 
  • Gorduras saudáveis: tenha sempre em sua geladeira opções como: abacate, azeite de oliva, nozes, sementes e peixes gordurosos como salmão e sardinha. 

Manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes terá, entre diversos outros benefícios, a melhora na produção de leite materno, fornecendo os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê. 

Hidratação 

A água é essencial para praticamente todas as funções corporais, incluindo a digestão, a circulação e a regulação da temperatura corporal. Durante a amamentação, a necessidade de líquidos aumenta significativamente. Tente, portanto, beber um copo de água cada vez que amamentar o bebê, além de manter uma garrafa por perto durante todo o dia. 

  • Outras fontes de hidratação: beba também sucos naturais, chás de ervas e sopas. No entanto, evite bebidas com cafeína e açúcares adicionados; 
  • Alimentos hidratantes: alimentos que auxiliam na hidratação são: melancia, pepino, laranja e morango. Todos irão complementar a ingestão de líquidos. 

Preste atenção, pois boca seca, urina escura, fadiga, tontura e dor de cabeça podem ser sinais de desidratação. Neste caso, aumente a quantidade de líquidos e consulte um médico, se necessário. 

Cuidados com a saúde mental 

A depressão pós-parto é uma condição séria, com sintomas que variam. Mas os principais são: 

  • Sentimentos persistentes de tristeza; 
  • Falta de interesse nas atividades diárias; 
  • Alterações no apetite e no sono; 
  • Dificuldades em se conectar com o bebê; 
  • Ansiedade intensa e; 
  • Ataques de pânico. 

Se você ou alguém que conhece apresenta esses sintomas, fale com um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação e tratamento adequados. Este último pode incluir terapia, medicação ou uma combinação de ambos. 

Apoio emocional 

Como pontuamos no início do texto, o apoio emocional de familiares, amigos e grupos de apoio passará conforto e tranquilidade para a mãe e, consequentemente, para o bebê. Ao mesmo tempo, aliviará a sensação de isolamento e proporcionará um espaço seguro para compartilhar experiências e sentimentos. 

Dicas para uma amamentação bem-sucedida 

  • Posições confortáveis: algumas posições que são frequentemente tidas como confortáveis incluem a “posição de berço” e a “posição deitada”. Mas isso irá variar de pessoa para pessoa; 
  • Técnicas de pega correta: para garantir que o recém-nascido esteja recebendo leite suficiente e evitar dor nos mamilos, siga essa dica: a criança deve buscar uma boa parte da aréola, e não apenas o mamilo. Em seguida, verifica se os lábios do bebê estão virados para fora e se o queixo tocar o seio.  

Cuidado com os seios 

  • Prevenção de mastite: essa infecção do tecido mamário pode causar dor, inchaço e febre. Para preveni-la, é necessário esvaziar completamente os seios durante as mamadas e variar as posições. A mãe deverá massagear a área para ajudar a liberar o bloqueio de leite durante a amamentação; 
  • Prevenção de fissuras nos mamilos: além de verificar se o bebê está fazendo a pega correta, utilize cremes específicos para mamilos, pois eles ajudam a manter a pele hidratada e promover certa cicatrização; 
  • Higiene e cuidados gerais: lavar os seios com água morna e secá-los bem após cada mamada evita ressecamentos, assim como escolher sutiãs de amamentação confortáveis e bem ajustados, feitos de materiais que permitam a respiração da pele

Exercícios e atividade física 

Antes deste retorno aos treinos, procure um profissional de saúde para avaliar suas condições e fornecer orientações personalizadas sobre quando e como iniciar a atividade física. 

Em seguida, faça a introdução gradual de exercícios, de forma leve. Comece com caminhadas curtas ao ar livre ou em uma esteira, variando entre 10 e 15 minutos nas primeiras semanas. Tente também alongamentos suaves nas áreas mais tensas, como a região lombar, pescoço e ombros. Isso aliviará a tensão e melhorará a flexibilidade.  

Cuidados com o bebê: rotina de sono 

Bebês que dormem bem permitem que a mãe também tenha a oportunidade de descansar e recuperar suas energias. Aqui estão algumas dicas para que isso ocorra: 

  • Crie um ambiente calmo: instale cortinas blackout para bloquear a luz e mantenha a temperatura do quarto confortável. Sons suaves e constantes, como o ruído branco, acalmarão a criança e promoverão um sono profundo; 
  • Estabeleça uma rotina: crie uma rotina de horários para alimentação, banhos e sono. Recém-nascidos se beneficiam dessa previsibilidade, já que se sentem seguros e entendem quando é hora de dormir; 
  • Sinais de sono: aprenda a reconhecer os sinais de sono do bebê. Quando estiver bocejando, esfregando os olhos e com certa irritação, certamente estará pronto para dormir; 
  • Evite superestimulação: ao invés de brincadeiras agitadas, prefira atividades calmas, como leitura de histórias ou um banho morno. 

Alimentação do recém-nascido 

  • Amamentação exclusiva: a Organização Mundial da Saúde (OMS) cita que até os 6 meses a alimentação deve ser restrita ao leite materno e partir desse período, pode ser feita a introdução alimentar. Contudo, o aleitamento materno deve-se permanecer até os 2 anos de idade.. Este processo irá fortalecer o sistema imunológico, protegendo a criança contra diversas doenças; 
  • Horários de alimentação: nos primeiros meses, a alimentação deve ser a cada duas ou três horas. Por vezes o recém-nascido demonstrará que está com fome ao chupar as mãos, mexer a cabeça em busca do seio ou chorar. 

Higiene pessoal no pós-parto 

Após o parto, a higiene pessoal torna-se ainda mais primordial para a recuperação da mãe. Durante o banho, prefira água morna e sabonetes suaves para evitar irritações e gerar uma sensação de frescor e bem-estar

  • Cuidados com a área perineal: a área perineal, que sofreu grande pressão durante o parto, requer cuidados especiais. Seque-a suavemente com uma toalha limpa sempre que usar o banheiro e evite produtos perfumados; 
  • Utilize absorventes pós-parto: por conta do possível sangramento vaginal que é comum e pode durar várias semanas, existe a necessidade de absorventes específicos para o pós-parto. Eles proporcionam maior conforto para o dia a dia. 

Acompanhamento médico 

As consultas com o obstetra permitem que haja avaliação em relação à cicatrização de pontos ou incisões. O profissional estará lá para ouvir a mãe sobre qualquer dor ou desconforto – físico ou psicológico – que esteja sentindo. 

Vacinas e exames para o bebê 

Manter o calendário de vacinas e exames do bebê em dia é de total responsabilidade dos pais ou responsáveis. Isso está diretamente ligado ao crescimento e desenvolvimento. Para entendermos melhor, vamos pontuar os detalhes nos tópicos abaixo: 

  • Importância das vacinas: as vacinas protegem o bebê contra doenças graves. Por isso, tenha sempre consigo o calendário recomendado pelo pediatra, pois terá impacto no sistema imunológico da criança, evitando a propagação de doenças; 
  • Exames de rotina: exames como o teste do pezinho, realizado nos primeiros dias de vida, conseguem detectar precocemente doenças genéticas e metabólicas. Ao longo dessas consultas rotineiras com o pediatra, terá noção do ganho de peso, do desenvolvimento motor e cognitivo, e tirará qualquer dúvida com um especialista no assunto. 

Conclusão  

Nós da Drogaria FarMelhor queremos encorajar todas as novas mães a cuidarem de si mesmas e a buscarem ajuda sempre que necessário. A recuperação pós-parto é um processo gradual, e cada mulher tem seu próprio ritmo. 

Não há problema em pedir apoio de familiares, amigos e profissionais de saúde para enfrentar os desafios desse período. Lembre-se de que a FarMelhor tem profissionais experientes e que poderá dar apoio e dicas para que se sinta mais preparada e confiante. Com paciência e cuidado, cada dia traz uma nova oportunidade de se fortalecer e aproveitar essa jornada incrível da maternidade. 

Leia também: Problemas de pele em bebês: quais são os mais comuns e como resolver