Você sabe como funciona quando o nível de açúcar no sangue sobe ou desce? Tudo acontece quando comemos. O processo de digestão assegura que os açúcares e os hidratos de carbono complexos sejam transformados em açúcares, o que nos proporciona energia! Essa energia se transforma em serotonina, um neurotransmissor que nos faz sentir felizes!
Quando os níveis de açúcar estão baixos, o pâncreas libera glucagon, o que permite que o fígado converta o que possuía de reserva de glicogênio em glicose, repondo o equilíbrio. À medida que o açúcar sai da corrente sanguínea, o cérebro nos dá indicações de que é melhor começar a procurar a próxima refeição. Se não obedecemos aos sinais do nosso corpo, ele começa a transformar a massa gorda em energia, e se continuamos a insistir na greve de fome, o glucagon vem em nosso socorro, obrigando o fígado a gastar o que poupou.
Se prolongamos muito o intervalo entre as refeições frequentemente, há uma tendência a entrarmos numa espécie de “montanha-russa”, sobretudo tendo em conta que, após períodos de privação, sentimos certa tentação de consumir grandes quantidades de comida ou alimentos mais calóricos.
Gostou? Informação que faz bem para a saúde. É assim que a gente faz!