Planejamento, gestão de pessoas e projetos, acompanhamento de estratégias,
inovação no ponto de venda, implementação de novas tecnologias e ações para
atender as demandas do consumidor e tendências de mercado…

Administrar uma farmácia exige uma série de esforços para que se alcancem
resultados satisfatórios.

Acompanhe, a seguir, cinco fatores de sucesso para otimizar resultados na gestão do canal.

1)  Conhecer bem o meu propio negocio

O plano de negócios de uma farmácia deve considerar alguns elementos.
Entre eles, ganham destaque: 

•Quais são os meus pontos fortes perante o público-alvo? (produto, tradição, atendimento diferenciado…)

•Quais categorias e mix de produtos a loja precisa ter para atender as necessidades do consumidor/paciente?

•Quais oportunidades a farmácia possui e poderá desenvolver na região do meu público-alvo para alcançar crescimento? (parcerias com a indústria, classe médica, distribuidores,
calendário de trade…)

•Que tipos de ameaças devem influenciar no curto, médio e longo prazo, impactando no faturamento e crescimento da loja/rede? (preços mais competitivos dos concorrentes, promoções diferenciadas, outros canais de vendas oferecendo novos serviços…)

2) Planejamento financeiro 

Todo negócio se torna sustentável ao valorizar a importância de implementar um planejamento financeiro, fiscal, tributarios e de custos operacionais  para, assim,
obter a rentabilidade e lucratividade necessários para a manutenção, crescimento
e a perpetuação da operação.

O planejamento do negócio e suas estratégias precisam ser acompanhados, mensurados e, se necessário, reavaliados para obter o sucesso e crescimento desejado.

Hoje, o mercado disponibiliza uma série de sistemas e softwares para ajudar o empreendedor a ter uma visão ampla e precisa do negócio. Aliás, gerir as finanças informalmente não
é aceitável diante de soluções de gestão simples, com alto benefício e baixo custo.

3) Acompanhar as demandas do mercado

O varejo farmacêutico é muito bem estruturado quanto aos dados estatísticos de demanda. Suas tendências podem ser obtidas por consultorias como IQVIA e Close-up.

Entretanto, o varejo necessita investir numa inteligência demercado para:

•Analisar informações de produtos, indústrias, classes terapêuticas;

•Tomar as decisões necessárias que impactam na demanda presente e tendência futura para reduzir rupturas de produtos.

Nesse processo, também é fundamental acompanhar as demandas dos clientes, para que se possa projetar o futuro; estoques; sazonalidade; entre outros pontos.

Acompanhando as tendências, é possível:

• Direcionar recursos;
• Otimizar custos;
• Criar uma política de preços;
• Planejar estratégias de marketing;
• Ter ideias para conquista de novos mercados;
• Controlar melhor estoques;
• Atender as demandas dos clientes.

4) Criar açôes de Marketing e Vendas

Para esse passo, torna-se importante:

• Criar um calendário de ações e atividades especiais que suporte os lançamentos de novos produtos e campanhas sazonais (inverno, verão), como tabloides;
• Apostar nas redes sociais e site da farmácia para se comunicar com os clientes;
• Investir em ações de marketing regionais, atingindo consumidores de uma determinada localidade; 
• Criar estratégias em cima do gerenciamentopor categorias.

5) Ter uma boa gestâo de dados 

A inteligência de dados é, hoje, determinante na tomada de decisão.
A evolução da tecnologia trouxe novas soluções que o varejo vem utilizando para aumentar a sua enficiena, conhecer mais seu público-alvo, desenvolver ações mais assertivas e ganhar a preferência do consumidor.

Onde estão os dados nas farmácias? 

•NAS RECEITAS MÉDICAS E CUPOM FISCAL:
Nestes dois campos, é possivel identificar os produtos comprados, percepção sobre os preços; médico visitado; se prefere medicamento de marca, genérico ou similar; quem o atendeu; se passou pelo PBM ou não; entre outras informações.

•NO CRM (BASE DE DADOS):
Esta solução está bastante difundida com varejistas e com informações sobre os clientes.

•NAS MÍDIAS SOCIAIS:
Informações como estas, não estruturadas, podem ajudar a entender o sentimento dos clientes.

 Conclusâo

Como se pode ver, a gestão de uma farmácia não é um mistério ou algo complicado. Contudo, ela deve fazer parte da rotina da empresa, focando em otimizar processos para gerar lucros. Além de representar os primeiros passos para o sucesso, é o caminho para ele. Portanto, invista na otimização do trabalho interno, esteja atento a tendências e crie estrategias basadas em dados para chegar ao topo.