Apostar na atitude dos líderes e gerentes pode um elemento fundamental para alcançar bons resultados

Uma farmácia não pode ser conduzida apenas pelo feeling de seus líderes. É preciso ter planejamento e estratégia, e os dois juntos nortearão um caminho sustentável e de sucesso.

Além disso, algumas dicas em outras áreas também são essenciais para caminhar na direção dos bons negócios e do crescimento. Confia a seguir

  1. DEFINA METAS DIÁRIAS E ACOMPANHE
    Esse é o primeiro princípio para se alcançar resultados cada vez maiores. Isso porque as metas nos impulsionam ao alcance dos nossos objetivos. Em seguida, é importante dividir essas metas entre os funcionários. Assim, cada colaborador deverá ter conhecimento do quanto está vendendo e da sua meta de vendas na loja. Isso facilita a busca pelo alcance dos resultados.
  1. NÃO TENHA MEDO DA SUA EQUIPE
    Só você é o conhecedor real das normas e necessidades da sua loja. Assim sendo, só você é capaz de influenciar, de forma correta, a atitude e pensamentos dos seus liderador baseado no que a empresa espera de você.
    Lembre-se: a sua forma de fazer as coisas será sempre a forma correta. Você foi escolhido para a função de gerente por sua competência e conhecimento. Portanto, não permita que liderados desmotivador influenciem mais que você.
  1. SAIBA OS NÚMEROS DE SUA LOJA
    Um gestor que não sabe as métricas não tem condições de traçar estratégias
    assertivas junto a sua equipe para alavancagem dos resultados. E, cada departamento possui suas próprias métricas.
  • Vendas: Vendas gerais, por turno, por hora e por vendedor; Rentabilidade; Desconto médio, por vendedor; e Número de clientes.
  • COMPRA: Dias de estoque; Faturamento x compras; Custo Mercadoria Vendida (CMV).
  • TELEVENDAS: Tempo médio de atendimento; e Tempo de entregas.
  • OBSERVAÇÃO: Crie teu mapa de desempenho, departamento departamento, com métricas mensuráveis de cada um dos departamentos.
  1. TENHA UMA VISÃO CRÍTICA DA LOJA
    Abra seu olhar e atente-se aos mínimos detalhes. Quando chegar à loja, observe:
  • O que precisa ser providenciado;
  • O que há de errado;
  • E o que pode ser feito para melhorar o ambiente, o layout, o atendimento, a jornada do cliente e ponto de venda (PDV) como um todo.
  1. DELEGUE TAREFAS
    Aprenda a delegar tarefas e crie uma tabela para isso. Não espere que seus funcionários se conscientizem por si só: eles precisam ser norteados sobre a organização da loja e as ações diárias imprescindíveis.
  1. OBSERVE O ATENDIMENTO DOS SEUS LIDERADOS
    Não se pode corrigir o que não se nota de errado. Então, reserve diariamente, um tempo para observação do atendimento que está sendo prestado aos clientes e analise como isso pode ser melhorado. Assim, não se conforme com resultados negativos, nem entre na zona de conforto. Considerando o comportamento da equipe com os consumidores, são inadmissíveis:
  • Atendimento frio;
  • Atebdimento não focado no cliente;
  • Equipe sem conhecimento do processo da venda;
  • Equipe apática, não se importando com o outro;
  • Equipe que não conhece os processos de vendas e atendimento.
  1. DEFINA PROCESSOS CLAROS E TRANSPARENTES
    Muitas vezes, os gestores de uma farmácia deixam de acompanhar ou executar procedimentos que muitas vezes consideramos ‘óbvios’, como fazer uma encomenda, como fechar uma venda, como repor a mercadoria, como fazer uma entrega, aplicar uma injeção ou qualquer outro serviço,
    como se limpa a farmácia, como se abre e a loja, como repõe a mercadoria. Porém, uma gestão extraordinária não pode conter falhas na execução e, para isso, é preciso definir processos claros e transparentes, que envolvam toda a equipe.
  1. CONHEÇA SEUS CONCORRENTES
    Além de saber tudo o que ocorre dentro da sua loja, é importante saber o que os seus concorrentes estão fazendo e com quais produtos trabalham. Por isso, vale visitá-los semanalmente, conhecer suas campanhas, suas políticas de desconto, seus horários de funcionamento, suas formas de abordar o cliente e tudo mais que puder.

CONCLUSÃO
Como vimos, as empresas não contratam ou
promovem pessoas para cargos gerenciais apenas para que a loja possua uma figura hierárquica de ‘chefia’.

Espera-se que este colaborador que ocupa esta função seja um diferencial na administração correta da loja, trazendo para a empresa lucros e melhorias, os quais não seriam possíveis sem a presença de alguém que atue diretamente com a equipe e com os clientes.


Por isso, use nossas dicas e siga pensando em formas diárias de melhorar a atuação dos gerentes e líderes na loja.