Apostar na atitude dos líderes e gerentes pode um elemento fundamental para alcançar bons resultados
Uma farmácia não pode ser conduzida apenas pelo feeling de seus líderes. É preciso ter planejamento e estratégia, e os dois juntos nortearão um caminho sustentável e de sucesso.
Além disso, algumas dicas em outras áreas também são essenciais para caminhar na direção dos bons negócios e do crescimento. Confia a seguir
- DEFINA METAS DIÁRIAS E ACOMPANHE
Esse é o primeiro princípio para se alcançar resultados cada vez maiores. Isso porque as metas nos impulsionam ao alcance dos nossos objetivos. Em seguida, é importante dividir essas metas entre os funcionários. Assim, cada colaborador deverá ter conhecimento do quanto está vendendo e da sua meta de vendas na loja. Isso facilita a busca pelo alcance dos resultados.
- NÃO TENHA MEDO DA SUA EQUIPE
Só você é o conhecedor real das normas e necessidades da sua loja. Assim sendo, só você é capaz de influenciar, de forma correta, a atitude e pensamentos dos seus liderador baseado no que a empresa espera de você.
Lembre-se: a sua forma de fazer as coisas será sempre a forma correta. Você foi escolhido para a função de gerente por sua competência e conhecimento. Portanto, não permita que liderados desmotivador influenciem mais que você.
- SAIBA OS NÚMEROS DE SUA LOJA
Um gestor que não sabe as métricas não tem condições de traçar estratégias
assertivas junto a sua equipe para alavancagem dos resultados. E, cada departamento possui suas próprias métricas.
- Vendas: Vendas gerais, por turno, por hora e por vendedor; Rentabilidade; Desconto médio, por vendedor; e Número de clientes.
- COMPRA: Dias de estoque; Faturamento x compras; Custo Mercadoria Vendida (CMV).
- TELEVENDAS: Tempo médio de atendimento; e Tempo de entregas.
- OBSERVAÇÃO: Crie teu mapa de desempenho, departamento departamento, com métricas mensuráveis de cada um dos departamentos.
- TENHA UMA VISÃO CRÍTICA DA LOJA
Abra seu olhar e atente-se aos mínimos detalhes. Quando chegar à loja, observe:
- O que precisa ser providenciado;
- O que há de errado;
- E o que pode ser feito para melhorar o ambiente, o layout, o atendimento, a jornada do cliente e ponto de venda (PDV) como um todo.
- DELEGUE TAREFAS
Aprenda a delegar tarefas e crie uma tabela para isso. Não espere que seus funcionários se conscientizem por si só: eles precisam ser norteados sobre a organização da loja e as ações diárias imprescindíveis.
- OBSERVE O ATENDIMENTO DOS SEUS LIDERADOS
Não se pode corrigir o que não se nota de errado. Então, reserve diariamente, um tempo para observação do atendimento que está sendo prestado aos clientes e analise como isso pode ser melhorado. Assim, não se conforme com resultados negativos, nem entre na zona de conforto. Considerando o comportamento da equipe com os consumidores, são inadmissíveis:
- Atendimento frio;
- Atebdimento não focado no cliente;
- Equipe sem conhecimento do processo da venda;
- Equipe apática, não se importando com o outro;
- Equipe que não conhece os processos de vendas e atendimento.
- DEFINA PROCESSOS CLAROS E TRANSPARENTES
Muitas vezes, os gestores de uma farmácia deixam de acompanhar ou executar procedimentos que muitas vezes consideramos ‘óbvios’, como fazer uma encomenda, como fechar uma venda, como repor a mercadoria, como fazer uma entrega, aplicar uma injeção ou qualquer outro serviço,
como se limpa a farmácia, como se abre e a loja, como repõe a mercadoria. Porém, uma gestão extraordinária não pode conter falhas na execução e, para isso, é preciso definir processos claros e transparentes, que envolvam toda a equipe.
- CONHEÇA SEUS CONCORRENTES
Além de saber tudo o que ocorre dentro da sua loja, é importante saber o que os seus concorrentes estão fazendo e com quais produtos trabalham. Por isso, vale visitá-los semanalmente, conhecer suas campanhas, suas políticas de desconto, seus horários de funcionamento, suas formas de abordar o cliente e tudo mais que puder.
CONCLUSÃO
Como vimos, as empresas não contratam ou
promovem pessoas para cargos gerenciais apenas para que a loja possua uma figura hierárquica de ‘chefia’.
Espera-se que este colaborador que ocupa esta função seja um diferencial na administração correta da loja, trazendo para a empresa lucros e melhorias, os quais não seriam possíveis sem a presença de alguém que atue diretamente com a equipe e com os clientes.
Por isso, use nossas dicas e siga pensando em formas diárias de melhorar a atuação dos gerentes e líderes na loja.